sexta-feira, 7 de agosto de 2015

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 08/08/2015

ANO B


Mt 17,14-20

Comentário do Evangelho

A fé dos discípulos deve se fortificar

O tema fundamental do evangelho de hoje é a fé. Jesus tanto adverte os seus discípulos como se lamenta acerca da falta de fé da geração do seu tempo. O tema da fé ou da incredulidade está presente em praticamente todo o evangelho. Ao descer da montanha, com Pedro, Tiago e João, Jesus é abordado por um pai que suplica por seu filho acometido de epilepsia. Antes de recorrer a Jesus, aquele pai anônimo havia pedido aos discípulos que curassem o seu filho, mas eles não puderam fazê-lo por causa da fraqueza da fé deles. O pai apela, então, à compaixão de Jesus. Trata-se de uma verdadeira oração. Tudo o que Jesus faz não é para projetar-se ou com a intenção de ser reconhecido, mas sim por compaixão, que é um sentimento divino que abre o coração para socorrer os outros em suas necessidades. Diante do pedido do pai, a reação de Jesus parece ser de cansaço e indignação por causa da incredulidade da geração do seu tempo. A falta de fé é o grande mal da geração do tempo de Jesus. Nossa perícope é uma lição aos discípulos: a fé deles deve amadurecer e se fortificar. A fé de Pedro, como uma rocha, e a revelação da transfiguração devem conduzir os discípulos e mover suas vidas.
Pe. Carlos Alberto Contieri
Oração
Pai, vem em meu auxílio e reforça minha fé a fim de que eu possa pôr em prática a missão recebida, realizando as tarefas que Jesus me confiou para o serviço do Reino.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg04.php

Vivendo a Palavra

Nas entrelinhas deste texto, uma receita para a vida: precisamos de fé. Mesmo que ela seja do tamanho da semente de mostarda... Precisamos do jejum – que significa o domínio sobre nossas paixões: o nosso espírito deve estar no comando, não o corpo. E necessitamos urgentemente de oração – nós nos colocarmos na presença amiga do Pai Misericordioso como filhos amados.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

A fé abre todas as portas para a pessoa humana e lhe possibilita a superação de todos os problemas e dificuldades, mas a fé não é mágica ou bruxaria que, através de rituais, possibilita a todas as pessoas que os utilizem a manipulação de Deus ou da natureza. A força da fé está na parceria com Deus e na adesão ao seu plano de amor. Quando nós fazemos isso, o sucesso das nossas atividades não está nas atividades em si, mas no próprio Deus que, conosco, realiza as suas obras. Logo, o poder da fé está na adesão e não no rito e a fé verdadeira é, antes de tudo, compromisso com Deus.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2015&mes=8&dia=8

Meditando o Evangelho

NADA É IMPOSSÍVEL

Os discípulos viram-se em situações idênticas às de Jesus e foram solicitados a fazer milagres como ele. A missão dos discípulos correspondia àquela do Mestre e devia ser realizada, tomando-o como modelo. Contudo, nem sempre eles foram capazes de realizar, a contento, a tarefa recebida. E Jesus explicou-lhes o porquê não eram eficientes.
A ocasião surgiu quando alguém trouxe o filho para ser livre de uma terrível possessão demoníaca. Os discípulos não foram capazes de expulsar o demônio. Assim, o pai teve de recorrer diretamente a Jesus, que realizou o milagre desejado.
Quando se viram a sós com o Mestre, os discípulos perguntaram-lhe por que foram impotentes para expulsar o demônio. Ao que Jesus respondeu sem rodeios: porque vocês têm uma fé demasiado pequena. O que teria acontecido com os discípulos? Talvez não estivessem muito convencidos do que eram capazes, ou desconfiassem do próprio poder, ao se encontrarem diante de situações concretas. Ou, ainda, porque sua adesão ao Senhor não era consistente. Também poderia ser que o confronto com os poderes malignos do anti-Reino os intimidasse. Em todo caso, a mesquinhez de sua fé os bloqueava. Não poderiam dar continuidade à missão, sem possuir uma fé sólida. Com ela, tudo lhes seria possível, até mesmo o que, numa visão puramente humana, lhes pudesse parecer impossível, uma vez que tinham sido enviados a realizar grandes coisas.
Oração
Senhor Jesus, reforça minha fé para que, no cumprimento da missão, eu seja capaz de fazer o que aos olhos humanos parece impossível.
http://domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2015-8-8

OUÇA AGORA A HOMÍLIA DIÁRIA

O amor divino exige de nós disposição

Não há lição, não há necessidade e não há coisa mais importante para nós do que, todos os dias, nos abrirmos para a disposição de amar o Senhor, nosso Deus, de todo o nosso coração.
“Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças” (Dt 6, 4-5).


Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

http://homilia.cancaonova.com/homilia/o-amor-divino-exige-de-nos-disposicao/

Oração Final
Pai Santo, faze-nos generosos para nossos irmão peregrinos, desapegados dos bens que nos emprestas durante nossa caminhada nesta terra abençoada. E nos ensina a orar, procurando momentos de intimidade contigo para nos dar alegria e força para a caminhada de volta ao nosso Lar Paterno. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário