terça-feira, 7 de julho de 2015

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 08/07/2015

ANO B


Mt 10,1-7

Comentário do Evangelho

O envio dos doze discípulos em missão

O décimo capítulo do evangelho de Mateus traz o discurso de Jesus sobre a missão. No início do discurso está o envio dos doze discípulos em missão. Ante a necessidade ingente da missão (9,37), Jesus dá aos doze discípulos que ele envia o seu próprio poder. Em primeiro lugar, é preciso compreender que a missão é de Jesus e que os discípulos são seus colaboradores. Nossa missão como cristãos é colaboração na missão de Cristo. Daí a necessidade de bem compreender, através dos evangelhos, aquelas passagens em que Jesus mesmo explicita sua missão. Em segundo lugar, é preciso ter presente que o poder conferido pelo Senhor aos seus discípulos não está relacionado a um cargo, mas à condição mesma de discípulo. Trata-se, aqui, do Espírito Santo, o poder de Deus dado para a missão (cf. At 1,8). Esse poder de Deus que faz falar (At 2,1-11) e agir à imitação de Cristo é dom de Deus. A lista com o nome dos doze apóstolos não tem por finalidade limitar a missão a eles, mas dizer à Igreja do futuro que a missão deve estar enraizada na declaração das testemunhas oculares de tudo o que Jesus fez e ensinou. Por razões apologéticas, Mateus retém a observação de que o anúncio da proximidade do Reino de Deus deve ser feito em primeiro lugar, mas não exclusivamente, às ovelhas perdidas da casa de Israel. Pouco a pouco o evangelho vai se abrindo aos pagãos.
Pe. Carlos Alberto Contieri
Oração
Pai, tu me escolheste para ser companheiro de missão de teu Filho Jesus. Que eu seja capaz de percorrer, com fidelidade, o mesmo caminho trilhado por ele.
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=08%2F07%2F2015

Vivendo a Palavra

O Capítulo 10 de Mateus é conhecido como ‘Sermão da Missão’. O Mestre chama doze discípulos, dá-lhes o nome de Apóstolos, investe-os de poder e os envia para anunciar que o Reino do Céu está próximo. Essa mesma tarefa Jesus delegou à Igreja e, portanto, a nós: somos chamados pelo nome, investidos de poder e da missão de testemunhar a chegado do Reino.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Nós devemos ter sempre a convicção de que, se fomos chamados para trabalhar no Reino de Deus, foi Jesus quem nos chamou. Outras pessoas podem até ter participado deste chamado, mas forma instrumentos nas mãos de Jesus para que esse chamado acontecesse. E porque foi Jesus quem nos chamou, é da obra dele que participamos. Não temos o nosso próprio projeto e nem participamos de projetos de outras pessoas, mas na verdade, nos inserimos no projeto do próprio Jesus. Com isso, não realizamos a nossa obra, mas a obra daquele que nos chamou e não agimos pelo nosso próprio poder, mas agimos pelo poder daquele que nos chamou e nos enviou para a realização do seu projeto de amor
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2015&mes=7&dia=8

Comentário do Evangelho

UM CHAMADO PESSOAL

A lista do primeiro grupo de apóstolos, escolhidos entre tantas outras pessoas que seguiam Jesus, indica o caráter pessoal da vocação e da missão do discípulo. Quais terão sido os critérios usados pelo Mestre para escolher seus doze apóstolos? Pergunta difícil de ser respondida. Sem dúvida, não foi porque eram pessoas de excelente caráter e firmes na fé. Nem dotadas de alto cabedal de ciência teológica e versadas nas Escrituras. Tampouco provindas da classe alta da sociedade, que gozava de prestígio. Em suma, no âmbito puramente externo, não é possível reconhecer elementos que justifiquem o chamado de homens incultos, pescadores de profissão, originários de uma região cuja fama não era das melhores, cheios de limitações. Aliás, de Judas Iscariotes se diz, logo de saída, que haveria trair o Mestre. Essa falta de predicados desaconselhariam a escolha feita por Jesus.
Ao longo da história da salvação, Deus serviu-se de meios precários para realizar seu plano. Basta considerar quais foram os grandes personagens da história salvífica, para nos darmos conta de como eram frágeis. Apesar disto, foram instrumentos válidos nas mãos de Deus, pois era ele quem realizava a salvação.
O mesmo se deu com Jesus. O Reino não se difundiria no mundo devido à alta qualificação de seus colaboradores. Como outrora, Deus continuaria a ser o agente principal da salvação.
Oração
Senhor Jesus, eu te agradeço por me teres chamado a colaborar contigo, apesar de minhas limitações e fragilidades.
http://domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2015-7-8

OUÇA AGORA A HOMÍLIA DIÁRIA

Sejamos apóstolos de Cristo entre os nossos


Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

http://homilia.cancaonova.com/homilia/sejamos-apostolos-de-cristo-entre-os-nossos/

Oração Final
Pai Santo, dá-nos sabedoria para ouvir a Tua Palavra Encarnada; dá-nos força e coragem para vivê-la e anunciar – pelo testemunho existencial e, quando oportuno, por palavras inspiradas – a chegada do teu Reino em nós, desde agora e para sempre. Pelo mesmo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário