quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

São Ricardo - 7 de Fevereiro




Nasceu na Inglaterra, no século VII e teve três filhos que também foram reconhecidos pela Igreja como santos. Ao descobrir a sua vocação para a vida matrimonial, quis ser santo, mas também quis que seus filhos o fossem, formando uma família santa para Deus. Ele fez, diariamente, a sua opção, porque a santidade passa pela adesão da nossa liberdade. Somos livres, somos todos chamados a canalizar a nossa liberdade para Deus, o autor da verdadeira liberdade.
O santo inglês quis fazer uma peregrinação juntamente com os seus filhos chamados Winebaldo, Wilibaldo e Walberga. Mas, ao saírem da Inglaterra rumo à Terra Santa, passaram por Luca, norte da África, onde São Ricardo adoeceu gravemente e faleceu no ano de 722. Para os filhos, ficou o testemunho, a alegria do pai, a doação, o homem que em tudo buscou a santidade; não apenas para si, mas para os outros e para seus filhos.
São Bonifácio, parente muito próximo, convocou os filhos de São Ricardo para a evangelização na Germânia. Que linda contribuição! Walberga tornou-se abadessa; Wilibaldo, Bispo e Winebaldo fundou um mosteiro. Todos eles, como o pai, viveram a santidade.
São Ricardo foi santo no seu tempo. De família nobre, viveu uma nobreza interior, que precisa ser a de todos os cristãos; aquela que muitos podem nem perceber, mas que Deus está vendo.
Os frutos mais próximos que podemos perceber na vida desse santo são seus filhos que, assim como o pai, também foram santos. Ele quis ser santo e batalhou para sê-lo como Nosso Senhor Jesus Cristo foi, é e continuará sendo.
Sejamos santos.
São Ricardo, rogai por nós!
http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/santo/index.php?mes=2&dia=7&id=30

São Ricardo

São Ricardo
+720
No século V, a rainha da Inglaterra meridional era Sexburga, que mais tarde se tornou abadessa e uma santa da Igreja Católica. Ela teve três filhos e duas filhas, estas, a seu exemplo, fundaram mosteiros dedicando-se aos pobres e a Cristo. Também o caçula Winfrido, ou Bonifácio, deixou a vida da corte para ser monge beneditino, hoje venerado como o grande "Apóstolo da Alemanha".
O primogênito Egberto I, assumiu o trono em 664, mas onze anos depois morreu, deixando o sucessor ainda muito pequeno. Foi assim que, o filho do meio, Hlother ou Ricardo I, se tornou rei da Inglaterra e guardião da coroa do sobrinho. Em 685, empossou o jovem rei Eadric I, que era o legítimo herdeiro da casa real dos Kents.
Ricardo deixou o palácio com os filhos Vilibaldo, Vunibaldo e Valburga, indo morar no mosteiro de Waltham, onde viveram sob as regras dos beneditinos. A partir daí os dados de suas vidas são descritos pelos registros da Santa Sé.
No ano de 720,conforme uma narração de um monge alemão, Ricardo e os dois filhos, então já monges, saíram da Inglaterra meridional, para empreenderem uma peregrinação de penitencia e devoção. A filha Valburga ficou no mosteiro, onde seguia a vida de religiosa. A meta, como sempre, era Roma, onde pretendiam venerar as relíquias dos apóstolos Pedro e Paulo. De lá queriam ir até a Terra Santa.
Atravessaram toda a França, mas quando chegaram na cidade de Luca, a viagem teve de ser interrompida porque Ricardo ficou doente e acabou falecendo. Foi sepultado na igreja de são Frediano em 722. Os milagres foram acontecendo em seu túmulo e o local se tornou uma rota de devoção para os cristãos, que o chamavam de "rei, santo". Só Vilibaldo pôde completar o programa, porque Vunibaldo ficou estudando em Roma até 739. Depois os dois foram recrutados pelo tio Bonifácio, que acabara de ser elevado à condição de bispo, para a missão evangelizadora dos povos germânicos. Por fim, à eles se juntou a irmã Valburga, também a pedido do tio.
Sobre Ricardo, lemos no Martirológio Romano: "Em Luca, na Toscana, a deposição de são Ricardo, rei da Inglaterra e pai de são Vilibaldo, bispo de Eichstat , de são Vunibaldo abade de Heidenheim e da santa Valburga, abadessa virgem." Seu culto se propagou graças as colaborações eficazes na obra de evangelização dos seus filhos e do irmão.
Em Luca, uma das mais belas cidades medievais de Florença, ele costuma ser festejado com grande veneração pela legião de devotos que procuraram por sua intercessão e foram atendidos por este "santo, rei dos ingleses".
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/santo.aspx?Dia=7&Mes=2
o Ricardo
NascimentoSéculo VIII
Local nascimentoItália
OrdemLeigo
Local vidaItália
EspiritualidadeEra um monarca inglês e teve um reinado curto, mas cheio de bons exemplos de um governo sábio e prudente. Ministrar a justiça era a sua principal preocupação, tendo um dom especial para apaziguar contendas e harmonizar interesses conflitantes. Abdicou da coroa, partindo para a Terra Santa, com o desejo de tornar-se monge, mas faleceu urante a viagem. São Ricardo foi pai de três filhos que vieram a se tornar santos: Vilibaldo, Venibaldo e Valberga. Quão imenso foi o suporte religiosos que lhes deu. Quando Vilibaldo adoeceu, seu pai Ricardo levou seu filho a uma praça e colocou um grande crucifixo a seus pés, lançando-se a ardentes orações. O rapaz foi curado. Quando Vilibaldo tinha 23 anos e Vunibaldo, 19, reuniu-os para que partissem com ele em uma peregrinação de penitência e devoção. O destino era a Terra Santa, mas quando estavam em Luca, Ricardo, o pai, morreu repentinamente. Seu corpo foi enterrado na Igreja de São Frediano e muitos milagres foram atribuídos a ele. Os filhos, por sua vez, seguiram os santos exemplos do pai.
Local morteLuca - Itália
MorteNo ano de 722
Fonte informaçãoO Livro dos Santos e outros
OraçãoSão Ricardo, vós que soubestes com tanto a amor e responsabilidade encaminhar vossos filhos pela senda da virtude da santidade com vossas palavras, ensinamentos, exemplos de vida, intercedei junto a Deus para que as crianças e jovens de hoje possam obter, por vossa graça, pais com esse mesmo amor pelas almas de seus filhos, pois a única e maior herança que podemos dar a eles é o caminho que os conduza aos Céus. Por Cristo Nosso Senhor. Amém!
DevoçãoÀ justiça e evangelização dos filhos
PadroeiroDos pais de família
Outros Santos do diaMaria da Providência Smet; Aido, Amandino, Amolvino (confs). Crisólio, Sérgio, Teodoro e Maria, Adulto (mártires); Dráusio, Maelão, Cristão e Londo; Aprião e Fintão (confs); Ângulo,Paulo, Lourenço e Patérnio (bispo) Ricardo (rei); Juliana (viuva).
FONTE: ASJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário