segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

São Sulpício Severo - 29 de janeiro

Sulpício Severo

Na diocese de Bourges, há dois bispos considerados santos, com o mesmo nome: Sulpício Severo e Sulpício, o piedoso, em ordem cronológica. Sulpício Severo pertencia à nobreza da Aquitânia e ocupava uma alta posição na corte do rei Gontrano, quando morreu Remígio, bispo de Bourges. Naquele momento a cidade estava numa situação calamitosa por causa de um incêndio que a tinha devastado. Gontrano impôs aos habitantes a escolha ou eleição de Sulpício Severo para bispo, pois confiava nele e nas suas qualidades de administrador para o restabelecimento da ordem. Foi logo ordenado padre e abandonou os seus altos encargos civis. É provável que não fosse casado, ao contrário de muitos de seus contemporâneos, que tinham de deixar a família quando sagrados bispos. Feito bispo, dedicou-se totalmente à Igreja, e seu episcopado teve início por volta de 584, durando até a data de sua morte, em 591.
Os bispos galos romanos eram a única força que podia se opor aos reis e eram prestigiados por todos. Por isso, a atividade de Sulpício Severo foi muitas vezes política também, porque só assim se explica o título que lhe é atribuído de "defensor da cidade". Era muito firme, prudente e vigoroso também nos negócios temporais. Várias vezes teve de resistir aos reis, principalmente por questões de elevações de impostos, e parece que sempre foi atendido por eles que voltaram atrás nas suas intenções. Certamente o seu prestígio pessoal era muito grande.
Historicamente está comprovada a sua presença, pela sua assinatura, em vários sínodos realizados na região. Era também bom orador e tinha veia poética, mas não temos registros de suas obras.
Não deve ser confundido com um escritor homônimo, que não é santo. Seu maior apologista foi S. Gregório de Tours, seu contemporâneo no episcopado e interlocutor epistolar.
http://www.catolicanet.com/?system=santododia&action=ver_santos&data=29/01
São Sulpício Severo
NascimentoPor volta do ano de 540
Local nascimentoAquitânea
OrdemSalesiano
Local vidaBourges
EspiritualidadePertencente à nobreza da Aquitânia, ocupava elevada posição na corte do rei Gontrano, quando veio a falecer o bispo de Bourges. A cidade estava em uma situação calamitosa devido aos incêndios ocorridos e Gontrano elegeu a São Sulpício por admirar suas qualidades. Logo foi ordenado padre e abandou os altos cargos civis. Feito bispo, dedicou-se totalmente à Igreja. Seu episcopado teve início no ano 584 até sua morte em 591. Firme, prudente e vigoroso, também fazia negócios temporais e defendia o povo das leis injustas dos reis. Bom orador, poeta, seu maior apologista foi São Gregório de Tours, seu contemporâneo no episcopado e interlocutor epistolar.
Local morteBourges
MorteNo ano de 591
Fonte informaçãoSanto nosso de cada dia, rogai por nós
OraçãoSenhor, por São Suplício Severo, rogo-Vos pelas vocações voltadas para o sacerdócio e matrimônio. Entrego-Vos minha vida, minha vocação e Vos peço os dons do Santo Espírito, para que eu possa, por Vossa graça, conduzir meu futuro. Amém.
DevoçãoÀ proteção do povo diante dos reis
PadroeiroDa proteção do povo diante dos comandantes do país
Outros Santos do diaGelásio II (papa); Valério, Sulpício Severo, Patamião, Constâncio (bispo); Papias, Sabérlio, Bebaia, Sêustio Mauro (mártires); Aquilino (presb); Raegundo (virgem); Cesáreo (diác).
FONTE: ASJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário