domingo, 27 de janeiro de 2013

LIBERDADE COM RESPONSBILIDADE

Que tipo de Liberdade desejam nossos Jovens?

Boate em Santa Maria, RS - cidade universitária - pega fogo matando quase 250 pessoas (jovens).
Já é dolorido escutar histórias a respeito da juventude universitária destas cidades-campus. Mas desta vez, podemos dizer não terem culpa na tragédia anunciada. Porém algo me chamou a atenção em refletir o assunto e pensar a respeito DE QUE TIPO DE LIBERDADE DESEJAM NOSSOS JOVENS.
Um jovem na maioria dos lares recebe todo carinho, cuidado por parte de seus pais; outros talvez, sofram pela ausência dos mesmos, mas uma coisa é certa: quantos destes ao receberem de tudo que desejam (ou quase tudo), não esperam ou reclamam por mais LIBERDADE. Liberdade de serem jovens, liberdade de serem o que desejam, liberdade de agirem sem rédeas. É aqui que tudo começa.
Sem querer generalizar, quantos ao irem para a universidade, mas digo principalmente, quando se "emancipam" do lar ao passarem a viver nas chamadas cidades universitárias, não sentem suas vidas mudarem radicalmente:
não tem mais os pais por perto, "controlando tudo", sentem-se mais "livres", podendo fazer de "tudo", pois, longe dos olhos dos pais, tem-se a chance de conhecer o que ainda é desconhecido e, ainda, por cima, estando longe de casa, os conflitos familiares diminuem, e com isso, aumenta a saudade, se recebe mais carinho, se recebe mais mimos por conta da distância e do orgulho: afinal de contas, está na universidade. 
É aí que tantas vezes mora o perigo. PERDE-SE A SEGURANÇA DOS PAIS, PERDE-SE A SEGURANÇA NA VIDA, FICA-SE A MERCÊ DA PRÓPRIA CONSCIÊNCIA E ESTA, MUITAS VEZES, NÃO SE ENCONTRA AINDA BEM FORMADA. Tudo bem que alguns possam dizer, "aprende-se com a vida", mas quantas podem não chegar a frutificar, perder-se pelo caminho ou causar graves prejuízos à sociedade, à família... Quer se LIBERTAR. Quer se divertir. PRECISA-SE RESPONSABILIDADE. Precisa se entender o que significa de fato ser a LIBERDADE.

Vídeo abaixo não tem talvez muito haver com o assunto aqui abordado, mas torna-se dolorido ver tantos jovens envolvidos.


Obs.: Mensagem compartilhada no Facebook de:

Nenhum comentário:

Postar um comentário