sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Descubra o que Zeca Pagodinho ganhou com a enchente de Xerém, Duque de Caxias, Rio de Janeiro

Considerado por muitos como cachaceiro e vagabundo, Zeca Pagodinho tornou-se hoje uma espécie de herói nacional. No meio da confusão causada pela enchente em Xerém, o sambista foi encontrado pela reportagem da Globo botando a mão  na massa, o pé na lama, e correndo de um lado para o outro para ajudar as vítimas.

O exemplo transformou o nome do artista em um dos principais Trend Topics do Twitter nas últimas horas e despertou a admiração por sua atitude.

O que torna essa atitude tão atraente? Certamente, os valores que ela desperta: humildade, comprometimento, renúncia de si. Valores de um verdadeiro herói.

Eu trabalho em Duque de Caxias. Nos últimos meses, pude testemunhar o descaso com o lixo nas ruas, com a cidade abandonada após as eleições, em que o atual prefeito não conseguiu a reeleição. Uma enchente desse tipo era apenas questão de tempo, pois com o lixo espalhado, certamente haveria dificuldade para o escoamento das águas pluviais nessa época de grandes chuvas nesta região.

Mas voltando ao herói do momento. Os valores que essa sua atitude transpira nos lembram, ainda que em pálidos reflexos, a imagem de nosso Salvador. Ele não se apegou ao fato de ser Deus, mas rebaixou-se a si mesmo assumindo nossa condição. E, estando em nossa condição, sacrificou-se até à morte, e morte de Cruz (Filipenses, 2).

Alguém poderia achar um exagero comparar a atitude de Zeca Pagodinho com a kenosis de Cristo. Mas será mesmo um desparate? A resposta pode estar em um lindo ensinamento de João Paulo II.

Na meditação da Via Sacra do ano 2000, ao comentar a sexta estação (Verônica enxuga o rosto de Jesus), nosso amado Papa nos deixou o seguinte pensamento: "Eis como toda a boa obra, todo o gesto de amor para com o próximo reforça, em quem o pratica, a semelhança com o Redentor do mundo" (fonte).

Amar o próximo nos vai tornando verdadeiros ícones (esse o significado da palavra Verônica) de Cristo. O Senhor não se envergonha de chamar de irmãos aqueles que vão se assemelhando a ele.

Não é o caso de dizer que o cantor é um exemplo máximo a ser seguido. Nada sei sobre os pormenores de sua vida. O que posso tentar mensurar é essa atitude isolada, que, certamente, corresponde a uma predisposição do coração adquirida por diversas outras atitudes isoladas.

A nós cabe reconhecer a admiração que sua atitude nos causa. Olhar para o Crucificado, e pensar que sua kenosis é o modelo e fonte de toda boa ação, todo esvaziamento de si mesmo pelo bem dos outros. Peçamos ao Senhor que recompense a todos aqueles que, nesta hora, estão lá com os pés na lama para ajudar seus vizinhos e até mesmo desconhecidos. Que Zeca Pagodinho e todos os outros recebam o grande prêmio: por estas ações concretas, se configurem um pouco mais ao Senhor Jesus.

Postado por Danilo Badaró


FONTE: http://blogscatolicos.blogspot.com.br/2013/01/o-exemplo-de-zeca-pagodinho-na-enchente.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário