quarta-feira, 28 de novembro de 2012

São Tiago da Marca - 28 de Novembro


São Tiago da MarcaO santo de hoje morreu dizendo "Jesus, Maria, bendita Paixão de Jesus", isto porque sua vida toda foi dedicada para a causa do Evangelho. Tiago da Marca nasceu no ano 1391 numa aldeia da Marca de Ancona, Itália. Recebeu no Batismo o nome de Domingos. Tendo morrido seu pai e sua mãe, ficou aos cuidados de um homem rico que o encaminhou para trabalhos administrativos. Desta forma, São Tiago conheceu a iniquidade do mundo, tomando a decisão de se retirar para um convento.

Quando despertou para a vocação à vida Consagrada, São Tiago pensou em entrar para os Cartuxos, mas ao viajar para Babiena, na Toscana, ficou tão edificado com os diálogos que travou com os franciscanos, que resolveu entrar para a Família de São Francisco de Assis. Recebeu o hábito, tomando o nome de Tiago, no Convento de Nossa Senhora dos Anjos, perto de Assis, onde, pouco tempo depois, fez profissão.

Dormia apenas três horas por noite; e passava o restante da noite na meditação das coisas celestes. Nunca comia carne, jejuava inviolavelmente as sete quaresmas de S. Francisco. Todos os dias se disciplinava com rigor. A única pena que sentia era não poder dedicar-se à pregação, único emprego que desejava na sua Ordem. Para conseguir o que tanto desejava, foi a Nossa Senhora do Loreto, celebrou a Santa Missa e, depois da consagração, a Santíssima Virgem apareceu-lhe a dizer que a sua oração tinha sido ouvida.

Começou a pregar com tanto fervor que nunca subia ao púlpito sem tocar os corações mais endurecidos, fazendo muitas conversões miraculosas. Foi associado a São João Capistrano para pregar a Cruzada contra os turcos que, tendo-se apoderado de Constantinopla, enchiam de terror toda a cristandade. Foi tal o seu zelo por esta ocasião que se lhe pode atribuir em grande parte o sucesso desta gloriosa empreitada.

Como sacerdote dedicou-se nas pregações populares onde, de modo simples, vivo e eficaz, evangelizava e espalhava a Sã Doutrina Católica em diversas regiões da Europa. São Tiago anunciava, mas também denunciava toda opressão social, pois os negociantes e mercadores tiranizavam o povo com empréstimos de juros sem fim, por causa disso o santo fundou os bancos populares que emprestavam com juros mínimos. Por fim, São Tiago se instalou em Nápoles onde teve a revelação que aí terminaria seus dias, como de fato aconteceu a 28 de novembro de 1476, isto depois de ser atingido por uma doença mortal. Foi canonizado em 1726 pelo Papa Bento XIII.

São Tiago da Marca, rogai por nós!

http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/santo/index.php?mes=11&dia=28&id=324

São Tiago das Marcas

São Tiago das Marcas
1394-1476

Nasceu em Monteprandone, na província de Ascoli Piceni, região de Le Marche ou das Marcas, Itália, no ano de 1394. Seu nome de batismo era Domingos Gangali. Órfão ainda criança, foi educado pelo tio, que o conduziu sabiamente no seguimento de Cristo. Estudou em Perugia, onde se diplomou em direito civil junto com o grande João de Capistrano, agora santo. 
Decidiu deixar a profissão para ingressar na Ordem dos Franciscanos, onde estudou teologia e ordenou-se sacerdote. Quando vestiu o hábito, tomou o nome de Tiago, que logo foi completado com o "das Marcas", em razão de sua origem. Foi discípulo de outro santo e seu contemporâneo da Ordem, Bernardino de Sena, que se destacava como o maior pregador daquela época, tal qual conhecemos. 
Também Tiago das Marcas consagrou toda a sua vida à pregação. Percorreu toda a Itália, a Polônia, a Boêmia, a Bósnia e depois foi para a Hungria, obedecendo a uma ordem direta de Roma. Permanecia num lugar apenas o tempo suficiente para construir um mosteiro novo ou, num já existente, restabelecer a observância genuína da Regra da Ordem Franciscana. 
Depois, partia em busca de novo desafio ou para cumprir uma das delicadas missões em favor da Igreja, para as quais era enviado especialmente, como fizeram os papas Eugênio IV, Nicolau V e Calisto III. Participou na incursão da cruzada de 1437 para expulsar os invasores turcos muçulmanos. Humilde e reto nos princípios de Cristo, nunca almejou galgar postos na Igreja, chegando a recusar o cargo de bispo de Milão. 
Viveu em extrema penitência e oração, oferecendo seu sacrifício a Deus para o bem da humanidade sempre tão necessitada de misericórdia. Mas os severos e freqüentes jejuns a que se submetia minaram seu organismo, chegando a receber o sacramento da unção dos enfermos seis vezes. Mesmo assim, chegou à idade de oitenta anos. 
Faleceu em Nápoles, pedindo perdão aos irmãos franciscanos pelo mau exemplo que foi a sua vida. Era o dia 28 de novembro de 1476. Seu corpo foi sepultado na igreja de Santa Maria Nova, daquela cidade. A sua biografia mostra muitos relatos dos prodígios operados por sua intercessão, tanto em vida quanto após a morte. O papa Bento XIII canonizou Tiago das Marcas em 1726 e marcou o dia de sua morte para a celebração de sua lembrança.
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/santo.aspx?Dia=28&Mes=11

http://www.catolicanet.com/?system=santododia&action=ver_santos&data=28/11

Santiago da Marca


Santiago da Marca, cujo nome de batismo era Domingo Gangali, nasceu em Monteprandone (Ascoli Piceno) em 1394. Ficou órfão de pai sendo ainda muito menino e se mudou para Offida onde morava um parente que era sacerdote.

Seguiu os estudos de direito civil na Perusia; chegou a ser notário. Depois se estabeleceu em Florência, onde foi eleito prefeito. Retornou às Marcas por assuntos familiares, deteve-se em Assis e aqui, depois de uma conversa com o prior da Santa Maria dos Anjos, resolveu entrar para formar parte da família franciscana.

Realizou sua profissão religiosa: 1º de agosto de 1416. Seis anos depois, já sacerdote, foi encarregado da pregação: "1422, in festo sancti Antonii de Padua incepi predicare Florentiae in sancto Miniato". E esta será a ocupação principal de toda sua vida até a morte, em 28 de novembro de 1476 em Nápoles.

Durante mais de meio século percorreu a Europa oriental e centro Setentrional não só para pregar o nome de Jesus (tema constante de suas homilias, seguindo o exemplo de seu professor São Bernardinho), mas também para cumprir delicadas missões encomendadas pelos Papas Eugenio IV, Nicolás V e Calixto III.

Este grande peregrino parecia que só se detinha o tempo necessário para fundar um novo convento ou para restabelecer a observância da genuína regra franciscana nos já existentes. Os últimos 18 anos de sua vida passou quase todos pregando nas regiões da Itália. Encontrava-se em Áquila quando morreu São Bernardinho de Siena, em 1444, e aos seis anos pôde presenciar em Roma sua solene canonização. Seguia-o devotamente Frei Venâncio, quem conta que durante uma missão pregada em Lombardía ofereceram a Frei Santiago ser bispo de Milão; mas o humilde frade não aceitou. Frei Venâncio, depois da morte do professor, escreveu uma biografia de são Santiago da Marca em que narra os milagres que fez em vida e depois da morte.
 http://www.acidigital.com/santos/santo.php?n=167

São Tiago das Marcas

Nascimento
No ano de 1396
Local nascimentoMarcas (Itália)
OrdemFranciscano
Local vidaNápoles
EspiritualidadeTiago se chamava "das Marcas" porque nascera nessa região da Itália. Foi um grande pregador, acudia os pobres e combatia a usura. Obedientíssimo, ao chegar a carta do Papa para que partisse para a Hungria, estava se alimentando: levantou-se prontamente sem terminar a refeição. Sua vida era de extrema pobreza. Fazia sete quaresmas durante o ano e nos demais dias comia pouquíssimo. Mesmo recebendo por seis vezes a extremunção, conseguiu sobreviver até os 80 anos de idade.
Local morteNápoles
Morte28 de Novembro de 1476
Fonte informaçãoOs cinco minutos dos santos - J.Alves
OraçãoDeus, nosso Pai, sede a nossa esperança nesta luta cotidiana, de trabalhos árduos e de vitórias tardas. Ficai conosco, neste dia. Não deixeis que pecamos a dignidade humana. Levantai o nosso ânimo. Inspirai-nos coragem quando pensar por nós mesmos e agir com retidão é um ato de fé e de esperança no poder de superação que a vida tem. Senhor, encorajai-nos quando procuramos ver as coisas como são, e sem medo e temores vãos, esforçamo-nos por transformá-las. Que hoje passamos crer com firmeza no poder do Espírito que recolhe nossos vagidos e recria em nós a vida. Espírito de força e de poder, fazei ressurgir nova carne e regenerar nossos ossos ressequidos, como no princípio da criação. Sede nossa ajuda quando lentamente vamos nos gestando neste cotidiano vário como semente que a dias e a meses obedece até que as cadeias e as amarras cedam e toda a força da vida aborreça a morte. E mais uma vez prevaleça o mistério dos ventos fecundos, trazendo-nos notícias de que é esperançosa a nossa sorte, pois em Cristo Jesus, ressuscitado, somos já aqui neste mundo herdeiros das promessas de vida sem-fim: "Cheias de medo, inclinaram o rosto para o chão; eles (os anjos), porém, disseram: 'Por que procurais Aquele que vive entre os mortos? Ele não está aqui; ressuscitou' (Lc 24, 5s).
DevoçãoÀ pregação da Palavra de Deus e à humilde e total obediência
PadroeiroDos que desejam o dom da obediência
Outros Santos do diaSão Tiago das Marcas (conf.); Papiano, Valeriano, Eustáquio, Crescente, Florenciano, Hortulano, Crescenciano, Crescônio, Mansueto, Urbano, Félix (bispos); Gregório III (papa); Catarina de Labouré.
FONTE: ASJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário