quinta-feira, 12 de julho de 2012

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 13/07/2012

13 de Julho de 2012 


Mateus 10,16-23

Comentário do Evangelho

O seguimento de Jesus inclui tribulações

Enviando os discípulos em missão, Jesus fala sobre provações por que passarão. O compromisso com Jesus é fonte de alegria, o que não exclui as atribulações que advirão, no que serão assistidos pelo Espírito do Pai. Na proclamação das bem-aventuranças, na abertura do Sermão da Montanha, Jesus já anunciara a bem-aventurança dos que são injuriados e perseguidos por causa da justiça. 
O contexto do missionário será como ovelhas no meio de lobos. A descrição dos conflitos a serem enfrentados é feita no estilo escatológico-apocalíptico, no qual o fim dos tempos é caracterizado por drama violento e generalizado. O texto de Mateus reflete, em parte, as perseguições sofridas pelos cristãos na época em que escreve. 
As perseguições e mortes realmente aconteceram, não só com o próprio Jesus, mas com inúmeros cristãos, vítimas tanto do judaísmo como do império romano, e se prolongam ao longo do tempo, até hoje, sob formas diversificadas.


Vivendo a Palavra

Jesus adverte a seus discípulos que o anúncio do Reino do Céu é perigoso, pois ele não se conforma a este mundo. As forças ameaçadas reagirão com brutalidade. A segurança do missionário está na sua entrega confiante nas mãos do Senhor e não na ‘inteligência’ de seus discursos bem preparados ou na acomodação temerosa de seus atos e atitudes.

Reflexão

Todo aquele que quer ser discípulo de Jesus deve estar pronto para enfrentar os problemas decorrentes do discipulado. Ser discípulo de Jesus significa não aceitar os contravalores que estão presentes no mundo e que não permitem que haja vida e vida em abundância, mas denunciar esses contravalores como causa de sofrimento e, ao mesmo tempo, anunciar os valores do Evangelho. Ser discípulos de Jesus significa ser profeta da Nova Aliança e arcar com todas as conseqüências do agir profético, ou seja, a perseguição, o sofrimento e até mesmo a morte. A história da Igreja está repleta de mártires, profetas da Nova Aliança que, por acreditarem nos valores do Evangelho, foram perseguidos e derramaram seu sangue como o Cristo.


COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

FAÇA UMA DOAÇÃO AO NPDBRASIL...

1. “...”
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)
..................................

2.O seguimento de Jesus inclui tribulações(O
 comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)

VIDE ACIMA


Oração

Pai, reveste-me com a força do teu Espírito a fim de que eu tenha força suficiente para perseverar, até o fim, no cumprimento da missão recebida de Jesus.


3. PRUDÊNCIA E SIMPLICIDADE
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).

Ao recomendar prudência e simplicidade aos seus apóstolos, Jesus colocava-os diante da dureza da missão. Seria injusto enganá-los, e fazê-los correr o risco de se decepcionarem, ao se darem conta das conseqüências da tarefa recebida. Eles deviam ser realistas, sem nutrir falsas esperanças a respeito do futuro.

A virtude da prudência ser-lhes-ia necessária para enfrentarem a malícia e a violência dos adversários. Ao serem entregues aos tribunais, castigados nas sinagogas, levados diante de reis e governadores, odiados e perseguidos, não deveriam ser ingênuos, nem se intimidar, perdendo a chance de dar testemunho diante deles. A prudência, portanto, iria requerer outras virtudes: coragem, intrepidez, confiança, perseverança etc.

A simplicidade faria o discípulo desmascarar a arrogância inútil de seus carrascos, como também daqueles que se julgavam senhores da vida e da morte dos demais, acreditando-se detentores de um poder ilimitado. A simplicidade também se desdobraria em outras virtudes: transparência, mansidão, paz, consciência serena, convicção de estar agindo de maneira correta etc.

Sendo prudente e simples, o discípulo dá mostras de que o Reino produziu frutos em seu coração.

Oração

Espírito de prudência e simplicidade, dá-me as virtudes necessárias que me capacitem para testemunhar o Reino, mormente nos momentos difíceis, sem me deixar intimidar.

Deus converterá em bem todos os sofrimentos que suportamos


Postado por: homilia

julho 13th, 2012


Neste texto, Mateus nos mostra que a vida prometida a nós por Jesus não é somente de prazeres, mas, antes, uma vida também marcada por tribulações quando assumimos a condição de discípulos e missionários de Cristo no mundo moderno.
O apóstolo também nos lembra que os discípulos não terminarão o seu trabalho sem que venha o Filho do Homem.
Sob o ponto de vista do que nos é proposto neste texto, concluímos que todo o sofrimento só será aceito, por Deus, quando for por amor a Jesus: “Por serem meus seguidores, vocês serão levados aos governadores e reis para serem julgados e falarão a eles e aos não-judeus sobre o Evangelho”. Portanto, as tribulações, por amor a Jesus, não são motivos de tristeza, mas sim de alegria, sabendo que fomos destinados a isto: “Vocês serão presos, levados ao tribunal e serão chicoteados nas sinagogas”. Essa alegria não vem do fato de o cristão “gostar” de ser perseguido ou de ser reputado mártir, mas pelo testemunho que dá e pelo galardão que se segue.
Sofrimentos suportados com paciência por um cristão servem de exemplo e testemunho para toda a Igreja. O apóstolo Pedro emprega sete vezes as palavras “sofrer” e “sofrimento” com referência a Cristo, encorajando os cristãos a seguirem o exemplo de Jesus.
Sofrer é a escola de simpatia do Espírito Santo, onde aprendemos a consolar e a confortar as pessoas da mesma maneira que Deus o faz. Somente quem enfrentou a dor e as perdas pode, genuinamente, consolar os que passam por tais situações (cf. Hb 4,15).
O sofrimento é o meio usado pelo Senhor para nos fazer crescer na fé. Pedro diz que o padecimento é comparado à ação do fogo, como um elemento purificador que torna o objeto aprovado, aperfeiçoado, confirmado.
Quando passarmos pelo sofrimento, devemos nos lembrar que o Senhor está conosco e não permitirá que soframos além do que podemos suportar. Ele converterá em bem todos os males e perseguições sofridas por aqueles que O amam e obedecem aos Seus mandamentos. Ele se importa conosco, independente da severidade das circunstâncias.
Nunca devemos permitir que o mal nos leve a pensar que Deus não nos ama nem deixar que ele nos afaste de Jesus (cf. Mt 13,20-21). Devemos recorrer ao Senhor em oração sincera, esperar até que Ele nos liberte da aflição e confiar que o Pai nos dará a graça para suportar a aflição até chegar o livramento. Convém lembrar sempre: “somos mais do que vencedores por aquele que nos amou” (cf. Rm 8,37; Jo 16,33).
Padre Bantu Mendonça
Leitura Orante 

Preparo-me, com todos os internautas, para a Leitura Orante rezando: 

Em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém. 

Senhor, que a messe não se perca 
por falta de operários. 
Desperta as nossas comunidades para a missão. 
Ensina a nossa vida a ser serviço. 
Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino, 
na vida consagrada e religiosa. 
Senhor da messe e pastor do rebanho, 
chama-nos para o serviço do teu povo. 
Maria, Mãe da Igreja, 
modelo dos servidores do Evangelho, 
ajuda-nos a responder "sim". 
Amém. 

1. Leitura (Verdade) 

O que diz o texto do dia? 

Leio atentamente, na Bíblia, o texto: 
Mt 10,16-23, 
e observo as recomendações de Jesus. 
Cada cristão, por ser seguidor de Jesus Cristo, é enviado para ser discípulo missionário de Jesus Cristo. 
Pois: 
Foi criado para ser discípulo e missionário (Ef 2,10). 
Foi salvo para ser discípulo e missionário (2Tm 1,9). 
Foi. chamado para ser discípulo e missionário (1Pd 2,10). 
Foi autorizado para ser discípulo e missionário (Mt 20,26-28). 
Foi. preparado para ser discípulo e missionário (Ef 4,11-12). 
É necessário para ser discípulo e missionário (1Cor 12,27). 
É responsável pelo ministério, e será recompensado por ser discípulo e missionário (Cl 3,23,24).Enfrentarão desafios e para isto Jesus os exorta à perseverança. E garante-lhes que não serão deixados sem apoio, mas o próprio Espírito de Deus estará com eles. 

2. Meditação (Caminho) 

O que o texto diz para mim, hoje? 

Também eu sou uma pessoa chamada ser discípula e missionária. Ao me examinar, verifico se assumo, como afirmam os bispos latino-americanos, 
"evangelicamente e a partir da perspectiva do Reino as tarefas prioritárias que contribuem para a dignificação do ser humano e a trabalhar junto com os demais cidadãos e instituições para o bem do ser humano. O amor de misericórdia para com todos os que vêem vulnerada sua vida em qualquer de suas dimensões, como bem nos mostra o Senhor em todos seus gestos de misericórdia, requer que socorramos as necessidades urgentes, ao mesmo tempo que colaboremos com outros organismos ou instituições para organizar estruturas mais justas nos âmbitos nacionais e internacionais." 
(DAp 384). 

3.Oração (Vida) 

O que o texto me leva a dizer a Deus? 

Rezo, com o bem-aventurado Alberione: 

Jesus Mestre, 
que eu pense com a tua inteligência 
e com a tua sabedoria. 
Que eu ame com o teu Coração... 
Que eu veja sempre com os teus olhos. 
Que eu fale com a tua língua. 
Que eu ouça somente com teus ouvidos. 
Que eu saboreie aquilo que tu gostas. 
Que as minhas mãos sejam as tuas. 
Que os meus pés sigam os teus passos. 

4.Contemplação (Vida e Missão) 

Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 

Meu novo olhar de discípulo e missionário de Jesus Cristo é revelado em atitudes concretas. Como dizia Santo Alberto Hurtado: "Em nossas obras, nosso povo sabe que compreendemos sua dor". 

Bênção do apóstolo Paulo para você!
 
- O Deus da paz vos santifique completamente 
- Vos conserve íntegros em espírito, alma e corpo, 
e irrepreensíveis para quando vier o Senhor Jesus Cristo. 
- A graça do Senhor Jesus Cristo esteja convosco. (1Ts 5,23ss).
 
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém 

Irmã Patrícia Silva, fsp
Oração Final
Pai Santo, que o nosso entusiasmo na aceitação da proposta de viver o teu Reino já neste mundo e a coragem de anunciá-lo aos companheiros que nos deste para caminhar pela vida a fora, nos identifiquem como verdadeiros seguidores do Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário