quinta-feira, 3 de maio de 2012

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 04/05/2012

4 de Maio de 2012 


João 14,1-6

Comentário do Evangelho

Jesus é o caminho à casa do Pai

A narrativa da última ceia de Jesus com os discípulos é, nos evangelhos sinóticos (Mateus, Marcos, Lucas), resumida apenas com o anúncio da traição de Judas e da bênção do pão e a ação de graças sobre o cálice. O evangelista João narra esta ceia com cenas e diálogos que revelam a grande sublimidade deste último encontro com Jesus. 
A ceia, tradicional imagem do Reino de Deus, é diálogo, com o prazer do alimentar-se partilhado, e é forte momento de alegria e comunhão. O evangelho de João apresenta, logo no início do ministério de Jesus, as bodas de Caná, na qual o vinho é abundante neste clima de alegria. 
Durante a ceia, Jesus faz o seu gesto simples, até surpreendente, de lavar os pés dos discípulos. Em seguida Jesus menciona a expectativa de que seja traído. Esta menção cria um momento que causa certa perturbação nos corações dos discípulos. Jesus, então, procura tranquilizá-los. Ele está presente não só nos momentos de alegria, mas também nas provações. 
Jesus é o caminho que nos conduz à casa do Pai. Basta segui-lo, fiéis à verdade e empenhados em servir, para que a vida desabroche plenamente, aberta ao eterno.
José Raimundo Oliva


Vivendo a Palavra

O nosso coração não tem motivo para ficar angustiado ou perturbado. O Mestre está preparando a nossa morada na Casa do Pai. Nós podemos dizer que sabemos para onde vamos e conhecemos o Caminho, que também é a nossa Vida e a nossa Verdade: Jesus de Nazaré.
Reflexão
Jesus está prestes a concluir a missão para a qual foi enviado pelo Pai e sabe que a sua presença histórica no meio dos homens está perto do fim. Por isso, ele inicia a preparação dos apóstolos para que reconheçam a sua nova forma de ser presença na vida das pessoas, assim como para receberem o Espírito Santo e serem conduzidos por ele na sua missão evangelizadora. Jesus inicia esta preparação mostrando aos discípulos que ele jamais os abandonará, mas irá preparar um lugar para onde ele mesmo conduzirá todas as pessoas que ele ama a fim de conviverem eternamente com ele.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

FAÇA UMA DOAÇÃO AO NPDBRASIL...

1. "Na casa de meu Pai há muitas moradas..."
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Uma irmã de Comunidade, nova de caminhada, em um círculo bíblico perguntou se no Céu tem camarotes cinco estrelas reservados aos discípulos... Não a culpo por esta interpretação ingênua, quase humorística dessa frase de Jesus neste evangelho "Na casa do meu Pai há muitas moradas, pois vou preparar-vos um lugar..." Bom, primeiramente, se há junto de Deus algum lugar reservado ele pertence aos pobres, aos pequenos que depositarem toda sua confiança na Misericórdia Divina.

Em segundo lugar, o jogo ainda está começando e não dá para se dizer os discípulos já fizeram por merecer o Galardão, pois até agora só eram alunos, às vezes até mal comportados, e de caça dura, a ponto de Tomé dizer, quase já no final do "Curso" que ainda não conhecia o caminho do qual Jesus falava... Claro que os discípulos não irão se salvar por causa de suas boas obras, mas a Salvação vem de Jesus, o que estamos querendo dizer é que a coisa só está começando, e só em pensarem que vão ter de caminharem sem Jesus junto a eles, os discípulos entram em pane e ficam perturbados... Jesus está lhes dizendo que a partir de agora a Fé Nele, em sua pessoa e ação, será imprescindível para iniciar a missão, mas voltemos a pergunta inicial, que lugar é esse que Jesus vai á frente para preparar?

Jesus vai, mas volta para permanecer com seus discípulos, pois este lugar onde Ele permanece junto aos seus discípulos, este lugar que está reservado para cada homem ou mulher de Fé, é exatamente á comunidade, e aqui Jesus não fala do lugar físico, reservado no banco da igreja, mas de um lugar espiritual, em que se vive a comunhão junto a ele, em que se caminha junto, edifica-se junto. O nosso lugar na comunidade já é o prenúncio de um lugar definitivo junto a Deus um dia na plenitude, dizia certa ocasião um padre amigo meu, que "Quem não gosta de ir á comunidade, não vai se acostumar no Céu".

Jesus está na comunidade, se manifesta, se revela, nas pastorais, nos ministérios serviços e carismas, é exatamente nas pessoas que Ele se manifesta. Mas frequentar a comunidade não nos dá um passaporte para a Vida Eterna, viver a comunhão com Jesus, fazer a sua vontade, descobrir a sua ação em meio à comunidade, aprender a repartir e partilhar, eucaristizar-se e se doar aos irmãos e irmãs... Foi assim que Ele fez, foi assim que ele viveu na comunidade fundante dos discípulos... Por isso ninguém precisa buscar fórmulas mirabolantes para se salvar e garantir o Céu por antecipação, basta seguir Jesus, pois Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida, esse Caminho nos leva a passar pela comunidade, essa Verdade está em sua Palavra que em cada Eucaristia ou Celebração da Palavra nos alimenta, e esta Vida é a Eucaristia, cume mais alto da nossa Igreja e da sua ação litúrgica. Quem descobriu a importância da comunidade em nossa vida, nunca precisará dizer como Tomé "Senhor, não sabemos para onde vais...".

2. Jesus é o caminho que nos conduz à casa do Pai
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)

VIDE ACIMA

Oração
Pai, meu coração anseia por estar em comunhão contigo, em tua casa, lugar que Jesus preparou para mim. Que eu persevere sempre no caminho que me leva a ti.

3. CONFIANÇA E SEGURANÇA
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).

Após a ceia e o lava-pés, e depois da saída de Judas, Jesus estabelece um diálogo de intimidade com seus discípulos. Ele lhes dirige palavras de esclarecimento, que também lhes proporcionam confiança e segurança. São palavras que penetram fundo no coração e fortalecem nossa fé. Fortaleceram, da mesma forma, a fé dos discípulos, mais tarde, quando começaram a perceber que Jesus continuava vivo entre eles. São palavras que alimentam nossa oração e nossa prática de vida. O amor de Deus e de Jesus para conosco está aí vivamente expresso. Crer em Deus e crer em Jesus é fonte de paz para o coração e para a comunidade. O ir e vir de Jesus não é um percurso entre a terra e o céu. É o percurso da fé, neste mundo, no seguimento de Jesus, que é o caminho, a verdade e a vida que levam ao Pai. E esta fé comprometida com as obras de Jesus, na fraternidade, na misericórdia e na justiça, abre espaço para a morada do Pai e de Jesus em cada um. Pelo amor, na partilha e na solidariedade, vivido na missão e nas comunidades, os discípulos são levados por Jesus à comunhão na casa do Pai.

Procure Jesus. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida


Postado por: homilia

maio 4th, 2012


Sabendo que pouco tempo lhe restaria em meio aos Seus discípulos, Jesus se pôs a mostrar a eles muitas coisas que teriam de enfrentar quando fossem embora para junto de Deus. Ele falava da casa do Pai e Suas moradas. Prometia-lhes preparar um lugar no céu. Porém, os discípulos permaneciam duvidando e não entendiam muito bem do que, realmente, Jesus lhes falava.
A Palavra que Jesus nos dirige, hoje, é o ‘sim’ que significa a verdade, o caminho e a vida. Jesus é a verdade de Deus. Verdade que salva, redime, liberta e cura as nossas doenças.
Ao responder ‘sim’ a Ele, confirmamos nossa crença e Lhe damos a certeza absoluta de que tudo o que foi dito é a pura verdade e não há outra. Infelizmente, há, ainda hoje, muitas pessoas que, como Tomé, não enxergam o caminho que os conduz à verdadeira felicidade. Todavia, felizmente, para essas pessoas Jesus envia cada um de nós, a fim de provarmos que o Senhor é tudo para nós.
Quando Jesus usa as palavras: “Em verdade vos digo”, a qual João duplica: “Em verdade, em verdade vos digo”, está reproduzindo a Palavra do Senhor na boca dos profetas; está sublinhando não só que Ele é o enviado do Deus da verdade, mas que Suas Palavras são verdadeiras e cheias do querer do Pai.
Jesus quis dizer, com essas Palavras, que o Seu ‘sim’ é o ‘sim’ a Deus. Ele é a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação divina. Ele vive a verdade do Pai e dá testemunho dela, pois só Ele tem a verdade completa. Só por Jesus vamos ao Pai. Cristo é o único caminho que nos leva a Ele. “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.
Por Ele, Deus realiza, plenamente, Suas promessas e mostra que n’Ele não há ‘sim’ ou ‘não’, apenas ‘sim’ e, por meio d’Ele, devemos dizer o nosso ‘sim’ a Deus para a glória do Pai.
Por isso que no batismo a voz do Pai vindo do céu dizia: “Tu és o meu Filho amado, em Ti encontro o meu agrado” e, na Transfiguração, a voz do Pai repete estas mesmas palavras acrescentando: “Escutem o que Ele diz”. É Ele que tem a verdade, a minha verdade!
Portanto, não precisamos ficar perturbados colocando dúvidas em nossos pensamentos, buscando segurança em outros caminhos. Pelo contrário, devemos seguir os conselhos do Mestre: “Tendes fé em Deus, tende fé em mim também” e confiarmos que a nossa morada já está preparada no céu, e que hoje o “céu” é o nosso coração, casa de Deus, lugar onde Jesus habita pelo poder do Espírito Santo.
Quer chegar ao Pai no Céu, que nos garante a vida plena e a verdadeira felicidade? Procure Jesus. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. Não busque outros caminhos. Reaviva a fé, a disposição, a coragem, a humildade, a oração e procure alimentar-se sempre do conhecimento das palavras: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim”.
Padre Bantu Mendonça
Leitura Orante 

Preparo-me para este momento de oração, em rede com todos os internautas que chegam para este encontro com a Palavra, rezando: 
Espírito de verdade, 
a ti consagro a mente e meus pensamentos: ilumina-me. 
Que eu conheça Jesus Mestre 
e compreenda o seu Evangelho. 
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós. 

1. Leitura (Verdade) 
O que diz o texto do dia? 
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: 
Jo 14,1-6, 
e observo Jesus volta a exortar à fé. E responde a uma pergunta de Tomé. 
À pergunta ele responde fazendo uma completa definição de si: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim". Comentando este texto, o Bem-aventurado Tiago Alberione diz: "Estabelecer-se totalmente em Jesus Mestre Verdade (mente), Caminho (vontade) e Vida (sentimento); até chegar à suprema altura da nossa personalidade: eu que penso em Jesus Cristo, eu que amo em Jesus Cristo, eu que quero em Jesus Cristo; é o Cristo que pensa em mim, que ama em mim, que quer em mim". 
Alberione fundamenta a espiritualidade da Família Paulina em Jesus Mestre Verdade, Caminho e Vida. 

2. Meditação (Caminho) 
O que o texto diz para mim, hoje?
 Onde fundamento a minha espiritualidade? 
Há tantos métodos bons, baseados na Palavra de Deus. Importante é que tenha um que me leve a viver em Jesus Cristo, ou melhor, que eu deixe Jesus Cristo viver em mim. Os bispos, em Aparecida, disseram:
 "Jesus Cristo é o Filho de Deus verdadeiro, o único Salvador da humanidade. A importância única e insubstituível de Cristo para nós, para a humanidade, consiste em que Cristo é o caminho, a Verdade e a Vida. "Se não conhecemos a Deus em Cristo e com Cristo, toda a realidade se torna um enigma indecifrável; não há caminho e, ao não haver caminho, não há vida nem verdade". No clima cultural relativista que nos circunda, onde é aceita só uma religião natural, faz-se sempre mais importante e urgente estabelecer e fazer amadurecer em todo o corpo eclesial a certeza de que Cristo, o Deus de rosto humano, é nosso verdadeiro e único salvador."
 (DAp 22). 

3.Oração (Vida) 
O que o texto me leva a dizer a Deus? 
Rezo a oração: 
Senhor Jesus, Tu és o Caminho! 
Em meio a sombras e luzes, 
alegrias e esperanças, tristezas e angústias, 
Tu nos levas ao Pai. 
Não nos deixes caminhar sozinhos. 
Fica conosco, Senhor! 
Tu és a Verdade! 
Desperta nossas mentes 
e faze arder nossos corações com a tua Palavra. 
Que ela ilumine e aqueça os corações sedentos de justiça e santidade. 
Ajuda-nos a sentir a beleza de crer em Ti! 
Fica conosco, Senhor! 
Tu és a Vida! 
Abre nossos olhos para te reconhecermos 
no "partir o Pão", sublime Sacramento da Eucaristia! 
Alimenta-nos com o Pão da Unidade. 
Sustenta-nos em nossa fragilidade. 
Consola-nos em nossos sofrimentos, 
Faze-nos solidários com os pobres, os oprimidos e excluídos. 
Fica conosco, Senhor! 
Jesus Cristo: Caminho, Verdade e Vida, 
No vigor do Espírito Santo, 
Faze-nos teus discípulos missionários! 
Com a humilde serva do Senhor, nossa Mãe Aparecida, queremos ser: 
Alegres no Caminho para a Terra Prometida! 
corajosas testemunhas da Verdade libertadora! 
promotores da Vida em plenitude! 
Fica conosco, Senhor! Amém! 
Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tende piedade de nós!
 4.Contemplação (Vida e Missão) 
Qual meu novo olhar a partir da Palavra? 
Meu novo olhar é em busca do seguimento de Jesus Cristo, com este esquema: 
1) caminhando sobre as pegadas (adesão da vontade), 
2) escutando a sua doutrina (adesão da inteligência), 
3) vivendo no seu amor e na sua graça (adesão do coração e do espírito) 

Bênção 
- Deus nos abençoe e nos guarde. 
Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. 
Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz.
 Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, 
Pai e Filho e Espírito Santo. 
Amém. 

Irmã Patrícia Silva, fsp 
Oração Final
Pai Santo, tu te revelaste a nós no teu Filho Unigênito. Ele se fez humano como nós para anunciar o Mistério do Reino do Céu, o teu Reinado de Amor. Envia, Pai amado, o teu Espírito sobre nós e aumenta a nossa fé! Dá-nos força e coragem para seguirmos o Cristo Jesus, pelos caminhos desta terra, que já são sinais de tua Presença Misericordiosa. Pelo mesmo Cristo, na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário