domingo, 25 de março de 2012

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 26/03/2012

26 de Março de 2012  

 

Lucas 1,26-38 

Comentário do Evangelho 

O "Sim" de Maria 

Na intimidade de uma casa pobre, no pequeno vilarejo de Nazaré, na Galileia, Deus revela seus planos. Com o "sim" da jovem Maria, céus e terra se unem. O humano é elevado ao divino e Deus se faz presente entre os humanos. A ação de Deus é sumamente discreta. As teofanias são coisas dos homens. No evangelho de Marcos, o primeiro a ser escrito dentre os canônicos, Jesus só começa a ser destacado a partir do encontro com os discípulos, no batismo de João. Seu nascimento e as primeiras décadas de vida ocultam-se entre os comuns dos mortais. Assim se dá a ação de Deus, nos homens e mulheres, no mundo, fomentando a vida de diversas maneiras na vida comum, entre todos os povos. 


José Raimundo Oliva 



Vivendo a Palavra 

Oportuna pausa neste tempo em que nos aproximamos da Semana Santa – a celebração do Mistério Maior da nossa fé: morte e ressurreição de Jesus – para nos lembrarmos do início da história do Menino. Daqui a nove meses, nós celebraremos o Natal de Jesus. Sigamos com Maria e José nesta caminhada.


Reflexão
Maria recebe do anjo a noticia de que seria a mãe do Messias. Como poderia acontecer isso se ela não conhece homem? Fazendo uma relação com o Evangelho de ontem, percebemos que mulheres estéreis geraram filhos por obra divina, e filhos que atuaram decisivamente na história da salvação. Maria não podia ter filhos, mas isso era fruto de sua vontade, de sua consagração virginal. E nesta "esterilidade", Deus age. E sem a atuação de um homem, mas do próprio Espírito Santo, Maria gera no seu ventre virginal aquele que é o Senhor da história e que vai mudar radicalmente a vida das pessoas.



COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. Festa da Anunciação do Senhor
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Lucas condensa em um único momento algo que foi toda uma experiência de vida de Maria Santíssima, pois se permanecermos apenas com a narrativa Lucana tal como está, não vamos entender como é que em um momento de oração, que talvez durou uma hora ou alguns minutos, aquela adolescente de Nazaré abriu mão de todos os seus sonhos e projetos de vida, para aceitar algo que um ser humano comum nem cogitaria: Ser Mãe de Deus!

Maria era uma pessoa conhecedora da Escritura e que estava sempre em oração, aberta ao conhecimento de Deus e sempre disponível para fazer a sua Santa Vontade. A anunciação do anjo, isso é, a manifestação da Vontade de Deus foi acontecendo de maneira gradativa, até que chegou o momento em que tudo estava mais claro sobre o que Deus queria daquela jovem... Mesmo assim, sem vídeo tape para ver o futuro, sem bola de cristal para ver tudo o que iria acontecer.

Possivelmente aquele momento da anunciação tenha sido o instante em que na mente e no coração de Maria ela descobriu a vontade de Deus a seu respeito, mas considerando-se a sua tenra idade, também é possível que naquele momento tudo tenha se iniciado na sua vida, quando ela descobriu que a vontade de Deus era um pouco diferente dos seus planos de se unir para sempre com o noivo José. A menina tinha em seu coração essa dúvida, expressada na interrogação que fez ao anjo "Como isso vai acontecer se não conheço homem algum?"

Mais próximos de Maria, essa adolescente que tinha planos para sua vida, filha do Sr. Joaquim e Ana, pessoas que pertenciam á comunidade, fiéis na oração e na meditação da Palavra de Deus revelada nas escrituras antigas, a tarefa de meditar a Anunciação, fica bem mais agradável, porque vai mexer com a nossa vida e a nossa espiritualidade. Pois não sendo assim, corremos o risco de terminar a reflexão com uma pergunta boba e sem sentido "Com Maria, moça recatada e toda pura, virgem e temente a Deus, ornada de todas as virtudes celestiais, a predileta do Pai, foi assim... Mas e eu um vil mortal, frágil e pecador, nem sempre fiel na Fé, na oração e na meditação da Palavra de Deus, será que Deus quer alguma coisa de mim? Será que há algo que eu possa fazer, para colaborar com Deus?

Não é necessário destacarmos o papel e a importância de Maria na História da Salvação, ela está acima dos Santos e Santas de Deus, ocupando um lugar de destaque na Vida da Igreja e na Fé dos Fiéis, claro que Maria não é deusa, mas uma Filha muito especial Dele. Guardadas, portanto, as devidas proporções, o que Deus realizou em Maria ele quer fazer também em cada um de nós e para tanto temos Maria como exemplo, ela é nossa Mãe, nossa irmã de caminhada, nossa companheira de luta, a primeira discípula e a primeira cristã.

Nela aprendemos que devemos estar permanentemente abertos à Vontade de Deus, e isso se faz na oração, na escuta e na aceitação da Palavra de Deus. Não há problema confrontarmos a nossa vida com a Vontade de Deus, percebendo que nem sempre estamos afinados com Ele e em harmonia com o seu Plano. Sempre é tempo de corrigirmos a rota, de nos voltarmos totalmente para Deus, buscando a sua Graça e Santidade, nos moldando ao seu desígnio, abrindo espaço em nossa vida para a ação renovadora do seu Espírito, mas principalmente nos colocando como servos e servas de Deus, dispostos a servi-lo com a alma e o coração a nossa vida inteira, mergulhando assim no seu mistério, ainda que às vezes a compreensão nos falte, o que não pode faltar é a confiança Nele.

2. O "Sim" de Maria
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)

VIDE ACIMA

Oração

Senhor Jesus, que a contemplação da concepção imaculada de tua mãe desperte em mim o desejo de romper, definitivamente, com o pecado que maculou a humanidade.


3. A ANUNCIAÇÃO
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).

Esta narrativa de Lucas, com a anunciação do anjo e a concepção do Filho de Deus no ventre de Maria, a partir do seu "Faça-se em mim segundo a tua palavra", realça o realismo da encarnação em plena corporeidade. Deus, ao fazer-se humano, torna-nos divinos. O acontecimento se dá em uma casa simples da desconhecida cidade de Nazaré, na periférica Galiléia. A protagonista é uma jovem e pobre adolescente. Estes são os grandes sinais de que o projeto de Deus é fazer-se presente no mundo de maneira simples e humilde, em comunicação e comunhão com os pequenos e marginalizados. São descartadas quaisquer aspirações de ostentação, grandeza e poder.



Leitura Orante 

Em união com todos que se encontram neste ambiente virtual, 
iniciamos nossa Leitura Orante do Advento, 

-Vinde, ó Deus, em meu auxílio. 
- Socorrei-me sem demora. 

- Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. 
- Como era no princípio, agora e sempre. Amém. 

Hino 

Ó luz que o anjo traz à Virgem 
da salvação és mensageira. 
Vai se cumprir a profecia, 
de gozo enchendo a terra inteira. 

O que do Pai no eterno seio 
eternamente foi gerado, 
escolhe Mãe em nosso mundo, 
sujeito ao tempo, que é criado. 

Ele se esconde em carne humana, 
preço de nossa salvação, 
para que o sangue do inocente 
trouxesse aos crimes o perdão. 

Verdade, em carne concebida 
dum seio virgem sob o véu, 
a vossa luz é dada aos puros, 
dai-nos tal luz, que vem do céu. 

E vós, humilde coração, 
Serva de Deus vos proclamais, 
agora sois do céu Rainha, 
sede a patrona dos mortais. 

Glória e louvor a vós, Jesus, 
da Virgem Mãe por nós nascido, 
a vós, ao Pai e ao Espírito 
louvor eterno é devido. 

1. Leitura (Verdade) 

- O que a Palavra diz? 

Leio com toda atenção, na minha Bíblia, o texto do Evangelho: 
Lc 1,26-38. 
O lugar onde acontece este fato é uma pequena aldeia da Galileia: Nazaré. A pessoa a quem Deus envia seu mensageiro é uma jovem como as outras de seu tempo: Maria. Fica preocupada e pede explicações. Por isso, fica sabendo que o que lhe acontecerá é obra do Espírito Santo e que o Menino do qual será Mãe é o próprio Filho de Deus. Sabendo que a Deus nada é impossível, com fé, faz seu ato de disponibilidade ao Projeto de Deus: "Eu sou uma serva de Deus; que aconteça comigo o que o senhor acabou de me dizer!" Aprendo com Maria a buscar perceber os sinais de Deus, a dialogar com Deus, a ouvi-lo, a discernir a vontade de Deus e a dizer "sim".

2. Meditação(Caminho) 

- O que a Palavra diz para mim? 

Como acolho os "anúncios" de Deus na minha vida? 

Muitas vezes o anúncio é para uma mudança de vida, outras é o imprevisto que me faz trocar meus projetos, outras vezes um problema de saúde, no trabalho, em família. 

Respondo com fé e disponibilidade? 

O anúncio de Nazaré continua hoje, de muitas formas e através de muitas pessoas. Os bispos nos ajudam nesta reflexão: 

"A Virgem de Nazaré teve uma missão única na história da salvação, concebendo, educando e acompanhando seu filho até seu sacrifício definitivo. Desde a cruz Jesus Cristo confiou a seus discípulos, representados por João, o dom da maternidade de Maria, que nasce diretamente da hora pascal de Cristo: "E desse momento em diante, o discípulo a recebeu em sua casa" (Jo 19,27). Perseverando junto aos apóstolos à espera do Espírito (cf. At 1,13-14), ela cooperou com o nascimento da Igreja missionária, imprimindo-lhe um selo mariano que a identifica profundamente. Como mãe de tantos, fortalece os vínculos fraternos entre todos, estimula a reconciliação e o perdão e ajuda os discípulos de Jesus Cristo a experimentarem como uma família, a família de Deus. Em Maria, encontramo-nos com Cristo, com o Pai e com o Espírito Santo, assim como com os irmãos."
( DAp 267). 

3. Oração (Vida) 

- O que a Palavra me leva a dizer a Deus? 

A solenidade da Anunciação do Senhor, que hoje celebramos, marca o início da nossa salvação. 

Cheios de confiança, oremos a Deus Pai: 

Interceda por nós a santa Mãe de Deus! 

- Assim como a Virgem Maria recebeu com alegria a mensagem do anjo, 
fazei, ó Deus, que recebamos com gratidão o nosso Salvador. 
- Assim como olhastes para a humildade de vossa serva, 
lembrai-vos e tende compaixão de todos nós, Pai de misericórdia. 

- Assim como Maria, a nova Eva, obedeceu plenamente à vossa Palavra divina, 
cumpra-se também em nós a vossa vontade. 

- Que a Santa Virgem Maria socorra os pobres, ajude os fracos, console os tristes, 
reze pelo povo, proteja o clero e interceda pelas mulheres em seu devotamento. 

Agora, canto com o Padre Zezinho a canção que é uma oração a Maria, 

Maria de Nazaré 

Maria de Nazaré, Maria me cativou 
Fez mais forte a minha fé 
E por filho me adotou 
As vezes eu paro e fico a pensar 
E sem perceber, me vejo a rezar 
E meu coração se põe a cantar 
Pra Vigem de Nazaré 
Menina que Deus amou e escolheu 
Pra mãe de Jesus, o Filho de Deus 
Maria que o povo inteiro elegeu 
Senhora e Mãe do Céu 
Ave Maria, Ave Maria, Ave Maria, Mãe de Jesus! 
Maria que eu quero bem, Maria do puro amor 
Igual a você, ninguém 
Mãe pura do meu Senhor 
Em cada mulher que a terra criou 
Um traço de Deus Maria deixou 
Um sonho de Mãe Maria plantou 
Pro mundo encontrar a paz 
Maria que fez o Cristo falar 
Maria que fez Jesus caminhar 
Maria que só viveu pra seu Deus 
Maria do povo meu 


4. Contemplação(Vida/ Missão) 

- Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? 

Quero hoje perceber melhor os anúncios de Deus e com fé e disponibilidade vou dar minha resposta. 

Bênção 

A bênção do Deus de Sara, Abraão e Agar, 
a bênção do Filho, nascido de Maria, 
a bênção do Espírito Santo de amor 



Oração Final 

Pai Santo, que a lembrança do Mistério da Encarnação do teu Filho Unigênito nos faça encantados e agradecidos pela dignidade que nos deste como serres humanos, semelhantes ao teu Filho em tudo, menos no pecado, e com Ele eleitos filhos do teu Amor Paternal. Pelo mesmo Cristo Jesus, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário