quinta-feira, 1 de março de 2012

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 01/03/2012


1 de Março de 2012 

Mateus 7,7-12

Comentário do Evangelho

O caminho para o Reino de Deus

A nova realidade do Reino é vivida a partir da conversão, pela opção a seus valores. A essência da conversão é o abandono do ideal de enriquecimento e consumo, pelo ideal e o compromisso com a vida fraterna, compassiva e partilhada com os mais pobres e excluídos pela própria sociedade de consumo. 
Deus atende quem lhe pede coisas boas, que contribuem para o Reino. A conversão que leva ao abandono nas mãos de Deus, à adesão ao seu projeto de construção de um mundo novo, encontra na oração a confiança diante do futuro que se abre. Se os homens e mulheres não negam "pão e peixe" aos seus filhos, com muito mais razão Deus não negará as coisas boas aos que lhe pedirem. A partilha dos pães e peixes com Jesus, na montanha, será um sinal. 
A sentença final, fazer aos outros o que quer que lhe façam, já era um patrimônio cultural universal de vários povos no tempo de Jesus. Jesus apresenta a vivência dos valores humanos que contribuem para a vida como sendo o caminho para o Reino e a vida eterna, sob a moção do Espírito que ele confere a todos. 



Vivendo a Palavra

A certeza de que o Pai que está no céu atende ao nosso desejo aumenta a responsabilidade na escolha do que pedimos. O próprio Jesus ensina os melhores pedidos: que o Nome do Pai seja santificado; que o seu Reino venha; que a Sua Vontade se cumpra com alegria; que tenhamos todos o nosso pão e que perdoemos nossos irmãos.



Reflexão
A oração deve sempre estar vinculada com a prática da vontade do Pai. A nossa oração será ouvida e Deus nos concederá o bem que desejamos somente quando formos capazes de realizar o bem para com os nossos irmãos e irmãs. Sendo assim, Deus somente realizará por nós aquilo que nós queremos que ele nos faça quando formos capazes de realizarmos pelos nossos irmãos e irmãs aquilo que eles esperam de nós, pois estaremos com isso cumprindo a vontade de Deus e ele, como recompensa, cumprirá a nossa vontade.



COMENTÁRIOS DO EVANGELHO


FAÇA UMA DOAÇÃO AO NPDBRASIL...


1. "Pedi... Buscai... Batei!"(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Tenho um amigo que há muito tempo faz sua aposta semanal na mega sena, joga pouca coisa, nada que comprometa o seu orçamento doméstico, mas é uma combinação de números que ele acha que um dia vai dar certo e irá fazê-lo acordar milionário.

Pelo tempo que ele faz sua aposta, me recordo que seu filho mais novo era um adolescente, hoje já é casado e lhe deu dois netos e ele continua jogando. De vez em quando me mostra todo orgulhoso seu arquivo de apostas que já chegou a umas dez caixas, pois ele guarda todas as apostas feitas e já chegou perto das famosas seis dezenas. Um dia perguntou-me havia algum mal nisso, se era pecado...

Confesso que não soube o que lhe responder, pois como falei no início, o valor é tão pouco que em nada compromete o orçamento familiar, normalmente se considera pecado quando se tira daquilo que é essencial, para apostar em jogos de azar... Meu amigo não faz e nunca fez isso, entretanto...

O pecado está no fato dele colocar toda sua esperança de ser feliz um dia, na possibilidade de tornar-se um milionário acertando na mega sena. Se fizermos uma cuidadosa releitura da situação, vamos concluir que ele não é feliz com o que Deus lhe deu, um bom emprego, uma ótima família, uma situação econômica tranqüila, não é rico mas consegue dar a família todo conforto. Aposentou-se, mas continua trabalhando, portanto com a renda duplicada... Sente que ainda há algo a ser buscado, quer ficar rico, quer porque quer ser milionário, achando que isso vai fazê-lo feliz... Tudo que Deus lhe deu parece que não foi suficiente. Aí é que está o problema, o que queremos que Deus nos dê, e o que de fato precisamos. A comunidade Mateus vacilava bastante nesse sentido, era uma Fé meio desconfiada...

Do que o homem precisa para ser feliz, qual a sua dependência primeira? Se meu amigo fosse tão insistente e perseverante em buscar a Deus, como tem buscado na aposta semanal, certamente já sentiria uma alegria, uma paz e uma felicidade que nenhuma fortuna no mundo poderia lhe dar... É isso que o evangelista São Mateus aborda nesse evangelho. O que pedimos, o que buscamos e o que mais queremos, só Deus pode nos dar, Nele e somente Nele devemos ter toda confiança, somente Nele devemos por toda nossa esperança, e em nada mais...

Imaginem uma criança que ainda não atingiu o uso da razão, e que depende totalmente dos pais, toma a mamadeira com toda confiança e alegria, jamais irá perguntar a mãe se o leite está bom, ou se não está envenenado... Se os pais sabem e dão coisas boas e necessárias aos filhos, quanto mais Deus sabe atender e de fato atende, todas as nossas necessidades. Vejamos bem, ele atende as nossas necessidades, não os nossos caprichos, nossos sonhos de consumismo e de riqueza, nossas fantasias e ilusões que temos nesta vida...

2. O caminho para o Reino de Deus(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)

VIDE ACIMA

Oração

Pai, dá-me um coração grande, capaz de demonstrar um amor imenso ao meu semelhante, na total gratuidade e sem interpor restrições.


3. O PRECEITO FUNDAMENTAL(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).

No relacionamento com o próximo, os discípulos de Jesus devem pautar-se por um preceito fundamental: "Tudo o que vocês desejam que os outros lhes façam, façam vocês também a eles". Norma formidável para quem deseja relacionar-se, de modo conveniente, com seus semelhantes.

A tradição dos rabinos conhecia uma sentença análoga, com a diferença de ser formulada em forma negativa: "O que vos parece odioso, não o façais a vosso próximo. Eis a Lei! Tudo mais é apenas explicação: Ide e aprendei".

Os discípulos foram instruídos a buscar em si próprios – em suas necessidades e em seus anseios – a regra conveniente de conduta. Dispensam-se as recompensas e os reconhecimentos. A ação flui na mais absoluta gratuidade, na qual o discípulo encontra a alegria e se sente recompensado. Dispensam-se, também, os legalismos casuístas e as restrições. O critério da ação está no coração de quem faz o bem ao próximo.

Alguém poderia objetar que este critério é perigoso, podendo gerar uma forma velada de egoísmo, no qual o indivíduo reduz o próximo a seus esquemas mesquinhos. Este preceito, porém, deverá ser entendido junto com o que Jesus ensinou mais adiante: "Sede perfeitos, como o Pai celeste é perfeito". O verdadeiro discípulo tende a alargar o seu coração para torná-lo grande como o coração do Pai.

Oração

Pai, dá-me um coração grande, capaz de demonstrar um amor imenso ao meu semelhante, na total gratuidade e sem interpor restrições.




Senhor, atenda o meu grito!

Postado por: homilia

março 1st, 2012


Dirijo-me a você, meu irmão, para lhe dizer que Deus é bom conosco, Sua bondade é sem limites. Basta nos dirigirmos a Ele e, erguendo os nossos braços, bradando, coloquemos, em Suas mãos, as nossas alegrias e tristezas, as nossas derrotas e vitórias, as nossas fraquezas e fortalezas.
A banda ‘Vida Reluz’, cantando, traz para nós essas palavras: “Deus é capaz de transformar tua vida. O impossível Ele fará porque és precioso aos Seus olhos / E se tiveres a coragem e a loucura de acreditar / Então irás provar que Ele pode muito mais. Deus é capaz de trocar reinos por ti / Abre mares para que possas atravessar / E se preciso fosse daria novamente a vida por ti / Deus só não é capaz de deixar de te amar. É preciso crer e se entregar sem medo / Ele nunca vai tirar a tua liberdade se não queres /Mas se te entregas sem reservas tua vida se transformará / Então irás provar que Ele pode muito mais…”
Quem nos garante isso é o próprio Filho de Deus, Jesus Cristo, nosso Senhor: “Pedi e ser-vos-á dado; procurai e encontrareis; batei e hão-de abrir-vos” (Mateus 7,7)O Mestre da oração coloca em nós a certeza da vitória que vem de Deus, Seu Pai, no texto de hoje. Por isso, meu irmão, esforce-se para agradar o Senhor, espere-O interiormente sem se cansar, procure-O em seus pensamentos. Assim, você verá como Ele estabelecerá Sua morada junto de você (cf. Jo 14,23).
Jesus observa seu raciocínio, seus pensamentos, suas reflexões e examina a forma como você O procura (se é com toda a alma ou com negligência).  Quando Ele vir que você O procura com ardor, imediatamente se manifestará e lhe concederá o Seu auxílio. Ele lhe dará a vitória e o livrará dos seus inimigos.
Com efeito, quando Ele vir como você O procura, como n’Ele deposita,  continuamente, toda a sua esperança, então lhe ensinará a verdadeira oração. Dará a você essa caridade verdadeira que é Ele mesmo. Tornar-se-á, então, tudo em sua vida
Tal como uma criança não pode se alimentar nem cuidar de si mesma, mas apenas olhar chorando para sua mãe até que esta seja tocada de compaixão e se ocupe dela, assim a minha alma espera sempre em Cristo e Lhe atribui toda a justiça. Tal como “o sarmento seca se for separado da videira” (Jo 15,6), sem o Senhor eu não serei justo. Tal como o que é “um salteador e um ladrão que não entra pela porta, mas passa por outro sítio” (Jo 10,1), assim acontece com o que se quer tornar justo sem Aquele que justifica. Ensina-me, Senhor, a Sua justiça para que eu seja justo.
“Presta atenção às minhas palavras, Senhor!” (Sl 5,2). Deus veio não só por piedade ao Seu povo de Israel, mas para salvar todas as nações; não só para restaurar uma parte da terra, mas para renovar o mundo inteiro. Por isso, “presta atenção às minhas palavras, Senhor!”. Não rejeite a minha súplica como indigna, não recuse a minha oração. Eu não peço ouro nem riquezas. É desejando o amor e o respeito por Deus que clamo a Ele sem cessar: “Presta atenção às minhas palavras, Senhor!”
Israel gozou dos Seus bens; também eu farei a experiência dos Seus benefícios. Conduziu o povo para fora do Egito; retira-me do erro. Resgatou-o do Faraó; liberta-me do diabo que inferniza a minha vida e a da minha família. Conduziu o povo do Egito através do Mar Vermelho, guiou-o com a coluna de fogo; ilumina-me com o Seu Espírito Santo. Israel comeu o pão dos anjos no deserto; dê-me o Seu Corpo Santíssimo. Israel bebeu a água do rochedo; sacie-me com o Sangue do Seu lado. Israel recebeu as tábuas da Lei; grave o Seu Evangelho no meu coração.
“Presta atenção às minhas palavras, Senhor! Atende o meu grito!” Graças a esse grito, Moisés tornou a criação aliada do Seu povo. Graças a esse clamor, Josué travou o curso do sol (Js 10,12). Graças a esse grito, Elias tornou estéreis as nuvens do céu (1Rs 17,1). E foi graças a esse lamento que Ana deu à luz um filho, contra toda a esperança (1Sm 1,10s).
Senhor, atenda o meu grito!
Padre Bantu Mendonça


Leitura Orante 

Faço a preparação à Leitura Orante, 
com todos os que se encontram 
nesta rede da internet, 
invocando o Espírito Santo: 

Vem Espírito de Deus, 
ilumina-me. 
Quero abrir-me 
para acolher os desafios 
que o Senhor vai me apresentar hoje. 

1. Leitura (Verdade)
 
- O que a Palavra diz?
 
Leio com atenção, na Bíblia, o texto indicado para o dia: 
Mt 7,7-12.

Jesus usa alguns verbos na voz ativa, que me sugerem atitudes dinâmicas: "peçam", "procurem" "batam". E garante-me que, a todas estas atitudes, terei uma resposta positiva. 
E mais: para garantir que Deus tem cuidado e atenção por nós, usa a imagem do pai que não engana seu filho dando-lhe pedra em lugar de pão. E vai mais longe: se um pai só dá coisas boas a seu filho, muito mais o Pai do céu. 
Finalmente, recomenda-me fazer aos outros o que desejo que me façam: "Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês".

2. Meditação(Caminho) 

- O que a Palavra diz para mim? 

A Palavra me diz que devo confiar e apresentar a Deus as minhas necessidades. 
Diz-me ainda que devo sempre pensar, querer e fazer o bem, pois é o que desejo também para mim. 
Reconheço que nem sempre desejo aos outros o mesmo que desejo para mim. Com freqüência encontro pessoas gentis comigo: fazem-me um favor, oferecem-me a vez, o lugar, pedem desculpas, agradecem. Mas, muitas vezes, quero o melhor para mim: o melhor emprego, o melhor cargo, o melhor lugar no metrô, no ônibus, o melhor, sem me preocupar muito com as outras pessoas. 

Na Conferência de Aparecida, os bispos disseram:
 "Frente à globalização, sentimos um forte chamado para promover uma globalização diferente, que esteja marcada pela solidariedade, pela justiça e pelo respeito aos direitos humanos, fazendo da América Latina e do Caribe não só o Continente da esperança, mas também o Continente do amor, como propôs SS. Bento XVI no Discurso Inaugural desta Conferência. Isto deveria nos levar a contemplar os rostos daqueles que sofrem. Entre eles estão as comunidades indígenas e afro-americanas que, em muitas ocasiões, não são tratadas com dignidade e igualdade de condições; muitas mulheres são excluídas, em razão de seu sexo, raça ou situação sócio-econômica; jovens que recebem uma educação de baixa qualidade e não têm oportunidades de progredir em seus estudos nem de entrar no mercado de trabalho para se desenvolver e constituir uma família; muitos pobres, desempregados, migrantes, deslocados, agricultores sem terra, aqueles que procuram sobreviver na economia informal; meninos e meninas submetidos à prostituição infantil ligada muitas vezes ao turismo sexual; também as crianças vítimas do aborto. Milhões de pessoas e famílias vivem na miséria e inclusive passam fome. Preocupam-nos também os dependentes das drogas, as pessoas com limitações físicas, os portadores e vítimas de enfermidades graves como a malária, a tuberculose e HIV - AIDS, que sofrem a solidão e se vêem excluídos da convivência familiar e social. Não nos esqueçamos também dos seqüestrados e aqueles que são vítimas da violência, do terrorismo, de conflitos armados e da insegurança na cidade. Também os anciãos que, além de se sentirem excluídos do sistema produtivo, vêem-se muitas vezes recusados por sua família como pessoas incômodas e inúteis. Sentimos as dores, enfim, da situação desumana em que vive a grande maioria dos presos, que também necessitam de nossa presença solidária e de nossa ajuda fraterna. Uma globalização sem solidariedade afeta negativamente os setores mais pobres. Já não se trata simplesmente do fenômeno da exploração e opressão, mas de algo novo: da exclusão social. Com ela o pertencimento à sociedade na qual se vive fica afetado, pois já não se está abaixo, na periferia ou sem poder, mas se está de fora. Os excluídos não são somente "explorados", mas "supérfluos" e "descartáveis"." 
(DAp 64-65). 

3. Oração (Vida) 

- O que a Palavra me leva a dizer a Deus? 

Rezo com toda Igreja a 

Oração da Campanha da Fraternidade 2012 

Senhor Deus de amor, 
Pai de bondade, 
nós vos louvamos e agradecemos 
pelo dom da vida, 
pelo amor com que cuidais de toda a criação. 

Vosso Filho Jesus Cristo, 
em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos 
e de todos os sofredores, 
sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude. 

Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito. 
Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão 
se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo, 
e que a saúde se difunda sobre a terra. 
Amém. 

4. Contemplação (Vida/ Missão) 

- Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? 

Vou ter atenção mais viva hoje, para perceber os cuidados do Pai para conosco. 
Também procurar oferecer o melhor às pessoas com quem me relaciono. 

Bênção 

- Deus nos abençoe e nos guarde. 
Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós.
 Amém. 
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. 
Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. 
Amém. 

I. Patrícia Silva, fsp 

Oração Final

Pai Santo, imprime em nossos corações a tua regra de ouro – fazer ao próximo o que desejamos que ele nos faça – e nos dê coragem e força para cumprir esse desejo durante toda a nossa caminhada nesta terra que nos emprestaste para cuidar e partilhar. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário