terça-feira, 8 de julho de 2025

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 07/07/2025

ANO C


Mt 9,32-38

Comentário do Evangelho

A História de Jairo e da Mulher com Hemorragia


Jesus veio ao mundo com a missão de salvar os pecadores e curar os doentes. No evangelho de hoje, vemos como Ele toca a vida de duas mulheres, oferecendo cura e salvação de formas distintas. Primeiramente, um homem notável, chefe da sinagoga, se prostra diante de Jesus, não apenas pelo desespero de quase perder sua filha, mas também reconhecendo o poder divino do Messias. Ele pede que Jesus imponha a mão sobre a filha.
No caminho para a casa de Jairo, uma mulher que sofria de hemorragia há muitos anos aparece. Ela, com grande fé, toca nas vestes de Jesus, confiando que seria curada. A confiança total em Jesus é um reflexo de sua fé inabalável. Imediatamente, ela é curada. Nesse momento, há um encontro pessoal com Cristo, que a consola e confirma: “A tua fé te salvou.” A mulher é reintegrada à comunidade, deixando de ser impura, pois, ao ser curada, simbolicamente ela deixa de perder sangue, que é a fonte da vida.
Em seguida, Jesus chega à casa de Jairo. A atmosfera é de luto, com cânticos fúnebres dos flautistas, já que todos acreditam que a menina morreu. No entanto, Jesus, a ressurreição e a vida, declara que ela não morreu, mas está apenas dormindo. Os presentes zombam d’Ele, pois não compreendem a autoridade de Cristo. Contudo, Jesus, com um simples gesto, toma a menina pela mão e a levanta. Esse ato simboliza a vitória sobre a morte e antecipa a ressurreição final prometida a todos os que Nele creem.
A menina e a mulher com hemorragia são testemunhas vivas da salvação e da vida plena dada por Jesus. Ambos os milagres não só demonstram o poder divino, mas também ensinam que a fé em Cristo é a chave para a cura e a salvação.
https://catequisar.com.br/liturgia/a-historia-de-jairo-e-da-mulher-com-hemorragia/

Comentário do Evangelho

Confia, filha! Tua fé te salvou


Jesus veio salvar os pecadores e curar os doentes. No texto de hoje, os beneficiários são duas mulheres. Um homem notável, chefe da sinagoga, prostra-se aos pés do Senhor, não só pelo desespero do risco de perder a filha, mas também por reconhecer o poder do Messias. Pede, então, que Jesus imponha a mão sobre ela. No caminho, aparece a mulher que sofria de hemorragia havia muito tempo, e ela o toca. O clamor pelo toque de Deus em ambos os casos é reflexo de uma confiança total em Jesus. A mulher é curada. Há um encontro pessoal com o Cristo que a consola, e ela reconhece a fé que a salvou. Reintegrada à comunidade, deixa de ser impura, pois não perde mais sangue, símbolo da vida. Em seguida, Jesus chega à casa de Jairo. O clima é de luto em vista dos cânticos fúnebres dos flautistas. Jesus, ressurreição e vida, atesta que a menina não morreu. Zombam dele, pois estão cheios de incredulidade no coração. Jesus levanta a menina pela mão, o que lembra sua ressurreição ao vencer definitivamente a morte. A menina e a mulher curada da hemorragia testemunham a salvação e a vida plena dada pelo Messias.
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.
Fontes: https://www.facebook.com/ParoquiaSantaCruzCampinas e https://www.comeceodiafeliz.com.br/evangelho/07-07-2025

Reflexão

Iniciamos a semana meditando o relato de duas curas que ocorrem quase que simultaneamente. Além do período em que ocorrem, elas têm em comum o fato de necessitarem da presença de Jesus e de revelarem fé profunda (tanto da mulher quanto do pai da menina). Os que manifestam a fé são salvos, como afirma Jesus. Isso significa muito mais do que a cura em si, significa receber de volta a vida plena e o convívio na sociedade. O mesmo vale para nós hoje: se manifestarmos fé verdadeira, além das “curas” cotidianas, estará garantida para nós a salvação eterna. Lugar privilegiado para encontrar pessoalmente com Cristo e sermos por ele curados são os sacramentos, portanto aproximemo-nos dos sacramentos com uma fé viva, para que possamos sentir eficazmente a vida nova que eles produzem em nós.
(Dia a Dia com o Evangelho 2025 - PAULUS)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/7-segunda-feira-11/

Reflexão

«A tua fé te Salvou»

Rev. D. Antoni CAROL i Hostench
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)

Hoje, a Liturgia da Palavra nos convida a admirar duas magníficas manifestações de fé. Tão magníficas que comoveram o coração de Jesus Cristo e provocaram imediatamente a sua resposta. O Senhor não se deixa vencer em generosidade!
«Minha filha faleceu agora mesmo; mas vem impor a mão sobre ela, e viverá» (Mt 9,18). Quase poderíamos dizer que com uma fé consistente nós «obrigamos» a Deus. Ele gosta desta espécie de obrigação. O outro testemunho de fé do Evangelho de hoje também é impressionante: «Se eu conseguir ao menos tocar no seu manto, ficarei curada» (Mt 9,21).
Poderíamos afirmar que Deus se deixa «manipular» de bom grado pela nossa boa fé. O que Ele não admite é que O tentemos por desconfiança. Este foi o caso de Zacarias, que pediu uma prova ao arcanjo Gabriel: «Zacarias disse ao anjo: Como posso ter certeza disso?» (Lc 1,18). O Arcanjo não cedeu à desconfiança de Zacarias e respondeu: «Eu sou Gabriel, e estou sempre na presença de Deus (...). E agora, ficarás mudo, sem poder falar até o dia em que estas coisas acontecerem, já que não acreditaste nas minhas palavras, que se cumprirão no tempo certo» (Lc 1,19-20). E assim aconteceu.
É Ele mesmo quem deseja “obrigar-se” conosco e deixar-se “prender” por nossa fé: «Eu vos digo: pedi e vos será dado; procurai e encontrareis; batei e a porta vos será aberta» (Lc 11,9). Ele é nosso Pai, e não quer negar nada do que convém aos seus filhos.
Entretanto, é necessário que lhe manifestemos confiantemente os nossos pedidos. A confiança e a conaturalidade com Deus requerem intimidade: para confiar em alguém é preciso conhecê-lo, e para conhecê-lo é necessário conviver com ele. Assim, «a fé faz brotar a oração, e a oração - enquanto brota - alcança a firmeza da fé» (Santo Agostinho). Não nos esqueçamos do louvor que mereceu Santa Maria: «Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!» (Lc 1,45).

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «Embora estejamos deitados na cama dos nossos pecados e do nosso corpo, se Jesus nos tocar, ficaremos instantaneamente curados» (São Jerônimo)

- «Jesus Cristo veio para vencer o mal pela raiz, e as curas são uma amostra da sua vitória, obtida com a sua morte e ressurreição» (Bento XVI)

- «‘Curai os enfermos!’ (Mt 10, 8). A Igreja recebeu este encargo do Senhor e procura cumpri-lo, tanto pelos cuidados que dispensa aos doentes, como pela oração de intercessão com que os acompanha. Ela crê na presença vivificante de Cristo, médico das almas e dos corpos (…)» (Catecismo da Igreja Católica, nº 1509)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2025-07-07

Reflexão

O céu não está vazio

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, perante o aparente ditado dos elementos do mundo (a morte inapelável, uma doença incurável) Jairo e a “hemorróissa” apresentam uma nova esperança: Jesus Cristo! Nesta cena inverte-se a concepção do mundo —também hoje em auge— que vê o divino nas forças cósmicas, mas não num Deus ao que se pode rezar.
Não são os elementos do cosmos, nem as leis da matéria, o que definitivamente governa o mundo e o homem, mas um Deus pessoal. A “última palavra” tem-na a razão, a vontade, o amor: uma Pessoa. E se conhecermos esta Pessoa, e ela a nós, então o poder inexorável dos elementos materiais já não é a ultima instância; já não somos escravos do universo e das suas leis, agora somos livres.
—Jesus, contemplando-te a ti afiança-se em nós a confiança de que nada é casual nem fatal nas nossas vidas: há um Espírito que em ti se revelou como Amor. O céu não está vazio!
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2025-07-07

Comentário sobre o Evangelho

Jesus ressuscita a filha de Jairo e cura a mulher que sofria de hemorragias


Hoje, vamos com Jesus a casa de Jairo, onde a sua filha está muito doente, em perigo de morte. Pelo caminho acontece algo extraordinário… A mulher que sofria um fluxo de sangue! A sua grande fé e confiança no Salvador ajudou-a a superar os obstáculos…
- Superando a vergonha e o medo, abriu caminho através da multidão até “tocar” Jesus. «E a partir daquele momento a mulher ficou curada».
https://family.evangeli.net/pt/feria/2025-07-07

Meditação

A Palavra: dos ouvidos ao coração!

O desejo de Deus sempre foi estabelecer uma Aliança de confiança conosco. Ele buscou realizar esse desejo de muitas maneiras, porém, em muitas ocasiões não foi aceito ou entendido. Falou-nos pelos patriarcas e profetas até decidir vir Ele mesmo ao nosso encontro. Estando entre nós, ensinou-nos e amou-nos até o fim e ressuscitou para continuar em nosso meio. Jesus marcou com seu amor, atenção e ternura a todas as pessoas das quais se aproximou ou que se aproximaram dele. E no Evangelho de hoje vimos dois encontros bonitos que transformaram tanto as pessoas que receberam a atenção de Jesus como as que testemunharam os milagres. Nos dois encontros podemos contemplar a ação amorosa de Deus curando a doença e devolvendo a vida. A mulher que sofria de hemorragia acreditou que bastava tocar no manto de Jesus. Ele, por sua vez, disse que a fé dela a salvou. E a criança revive pela fé do pai que leva Jesus até ela. Deus está sempre disposto a nos “curar” em tudo que for nossa necessidade. Confiemos sempre nele e sejamos testemunhas vivas do seu amor.
Oração
Ó DEUS, quereis que todos sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade; vede a extensão de vossa messe e dignai-vos enviar-lhe operários, para que o Evangelho seja anunciado a toda criatura. Fazei que o vosso povo, congregado pela palavra da vida e sustentado pela força dos sacramentos, progrida no caminho da salvação e da caridade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Ou:
Ó DEUS, enviastes ao mundo o vosso Filho como luz verdadeira; infundi o Espírito prometido para que lance as sementes da verdade nos corações humanos e suscite neles a obediência da fé e todos, gerados para uma vida nova no Batismo, mereçam fazer parte do vosso único povo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=07%2F07%2F2025&leitura=meditacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário