quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 12/02/2025

ANO C


Mc 7,14-23

Comentário do Evangelho

A Pureza Interior


A exortação de Jesus sobre a pureza ritual foca agora na multidão. O tema gira em torno dos preceitos alimentares da Lei de Moisés, que mais tarde gerariam debates nas comunidades cristãs primitivas. Após uma breve explicação à multidão, o Mestre se volta para os discípulos, esclarecendo de maneira mais detalhada.
Jesus ensina que as coisas externas não têm o poder de tornar alguém impuro, pois elas têm seu destino: passam pelo estômago e são eliminadas. O que realmente torna o ser humano impuro é o que sai de seu coração. Na cultura semita, o coração é visto como o centro da vontade e da inteligência, o lugar onde o ser humano escuta a voz de Deus e decide segundo Sua vontade.
Quando o coração se afasta do Senhor, ele abre espaço para maus pensamentos e atitudes que desfiguram a pessoa. Isso resulta em impureza e quebra a comunhão com Deus e com os outros. Por isso, em Jesus, Deus cumpre a promessa de nos dar um novo coração, onde Sua lei será inscrita. Ao mantermos nosso coração próximo de Cristo, Ele nos dá uma vida nova, tornando-nos suas verdadeiras testemunhas no mundo.
https://catequisar.com.br/liturgia/a-pureza-interior/

Comentário do Evangelho

Quem tem ouvidos para ouvir ouça


A exortação de Jesus sobre a pureza ritual tem como alvo agora a multidão. O tema é sobre os preceitos alimentares prescritos na Lei de Moisés, que, posteriormente, serão alvo de discussões nas comunidades cristãs primitivas. O Mestre fala uma breve sentença à multidão e depois explica em pormenores aos discípulos. As coisas externas não têm o poder de tornar o ser humano impuro, porque elas têm seu destino: passam pelo estômago e saem para a fossa; porém, impuro é o que sai do coração do ser humano, porque lá, segundo o mundo semita, é a sede da vontade e da inteligência. É lugar onde o ser humano escuta a voz de Deus e é capaz de tomar decisões segundo sua vontade. Quando afasta o coração do Senhor, dá espaço para os maus pensamentos e para atitudes que o desfiguram. Isso o torna impuro e acaba rompendo a comunhão com Deus e com os irmãos. É por isso que, na pessoa de Jesus, Deus realiza a promessa de dar um novo coração ao ser humano, para nele ser escrita sua lei. Mantenhamos nosso coração junto ao Cristo, que, ao nos dar vida nova, nos faz suas verdadeiras testemunhas no mundo.
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.
Fontes: https://www.facebook.com/ParoquiaSantaCruzCampinas e https://comeceodiafeliz.com.br/evangelho/quem-tem-ouvidos-para-ouvir-ouca

Reflexão

Ao longo do capítulo 7 de Marcos, encontramos uma interessante amostra da pedagogia de Cristo: após discutir com seus rivais, Jesus instrui o povo e, logo em seguida, os discípulos. O tema presente no Evangelho de hoje continua a ser a questão da impureza. Ao contrário do que defendiam os judeus, Jesus declara que não há alimentos impuros, mas as intenções e ações é que podem tornar-se impuras. O que torna o ser humano impuro é a atitude que brota do seu coração, recordando que, na época de Jesus, o coração era tido como a sede do pensamento e da vontade. O objetivo é mostrar que o cristão deve preocupar-se unicamente com sua consciência, pois é dela que nascem os vícios e as más intenções. O modo de seguir o caminho reto é deixar-se guiar pela fé e pelo Evangelho.
(Dia a Dia com o Evangelho 2025 - PAULUS)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/12-quarta-feira-10/

Reflexão

«Nada que de fora entra na pessoa a torna impura»

Rev. D. Norbert ESTARRIOL i Seseras
(Lleida, Espanha)

Hoje Jesus nos ensina que tudo o que Deus tem feito é bom. Pode ser que, nossa intenção não reta seja a que contamine o que fazemos. Por isso, Jesus Cristo diz: «o que vem de fora e entra numa pessoa, não a torna impura; as coisas que saem de dentro da pessoa é que a tornam impura» (Mc 7,15). A experiência da ofensa a Deus é uma realidade. E com facilidade o cristão descobre essa marca profunda do mal e vê um mundo escravizado pelo pecado. A missão que Jesus nos encarrega é limpar —com ajuda de sua graça— todas as contaminações que as más intenções dos homens introduziram neste este mundo.
O Senhor nos pede que toda nossa atividade humana esteja bem realizada: espera que nela ponhamos intensidade, ordem, ciência, competência, preocupação de perfeição, não buscando outro alvo e sim restaurar o plano criador de Deus, que fez o melhor para o bom proveito do homem: «Pureza de intenção. —A terás, se, sempre e em tudo, só buscais agradar a Deus» (São Josemaria).
Só nossa vontade pode estragar o plano divino e, é necessário vigiar para que não seja assim. Muitas vezes se metem a vaidade, o amor próprio, os desânimos por falta de fé, a impaciência por não conseguir os resultados esperados, etc. Por isso, nos advertia São Gregório Magno: «Não nos seduza nenhuma prosperidade aduladora, porque é um viajante teimoso aquele que para no caminho a contemplar as paisagens a menos que ele se esqueça do ponto ao que se dirige».
É conveniente, portanto, estar atentos no oferecimento de obras, manterem a presença de Deus e considerar frequentemente a filiação divina, de maneira que todo nosso dia —com oração e trabalho— tome sua força e comece no Senhor, e que tudo o que começamos por Ele chegue a seu fim.
Podemos fazer grandes coisas se notamos que cada um de nossos atos humanos é co-redentor quando está unido aos atos de Cristo.

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «Alguns acreditam que os maus pensamentos vêm do diabo e não têm sua origem na própria vontade. É verdade que o diabo pode ser um colaborador e instigador dos maus pensamentos, mas não é seu autor.» (São Beda, o Venerável)

- «É no coração humano que se desenvolve o enredo mais íntimo e, em certo sentido, o mais essencial da história» (São João Paulo II)

- «O coração é a morada onde estou, onde habito (...). É a sede da verdade, onde escolhemos a vida ou a morte. É o lugar do encontro, já que, à imagem de Deus, vivemos em relação [com Ele]: é o lugar da Aliança» (Catecismo da Igreja Católica, nº 2.563)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2025-02-12

Reflexão

O coração e a pureza do coração

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, aparece — de forma controversa — a questão fundamental do "coração": é aí — e não fora — onde se "tece" a trama da história humana. Em Marcos vemos a mudança radical que Jesus deu ao conceito de pureza perante Deus: não são as práticas rituais que purificam. A pureza e a impureza encontram-se no coração do homem e dependem das condições do coração. E mais do que de um "rearmamento" (esforço) ético, o ponto decisivo é o encontro com Deus em Jesus Cristo: É Ele que nos purifica.
A palavra "coração" refere-se à interrelação interna das capacidades perceptivas do homem, em que também entra em jogo a correta união de corpo e alma, como corresponde à "totalidade" do homem. Sem afastar a razão nem a vontade, o homem tem de aceitar de Deus o seu próprio "ser corpo" e "ser espírito", vivendo a corporeidade da sua existência como riqueza para o espírito.
— O coração há de ser puro, profundamente aberto e livre para ver Deus.
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2025-02-12

Comentário sobre o Evangelho

Jesus fala às pessoas sobre a pureza de coração: «O que sai de dentro é o que torna o homem impuro»


Hoje, Jesus diz-nos onde nascem os males do mundo: nos nossos corações. Os discípulos não entendem e perguntam-Lhe... Hoje, também não entendemos: sempre que acontece algum mal a culpa é do outro (quase nunca é minha!). E, se não é do “outro”, então a culpa é do “sistema”, do “clima”, “deste século”…, ou seja, de algo genérico e impessoal.
- Não nos enganemos! Pergunta-te: e eu que faço?; que há no meu coração?
https://family.evangeli.net/pt/feria/2025-02-12

Meditação

A Palavra: dos ouvidos ao coração!

Deus nos quis com grandeza divina, à imagem sua, como filhos e filhas adotivos. Assim, ao nos criar, formou-nos “do pó da terra”, nossa fragilidade. Mas, soprou-nos “nas narinas o sopro da vida”, seu Espírito; eis nossa divina grandeza. Com o Espírito é que nos tornamos “um ser vivente”, realmente passamos a viver. Logo, tínhamos tudo para a missão de “conservar e guardar” a terra-jardim. Se nos guiamos pelo Espírito, temos um coração bom, que frutifica bondade, perdão e paz. Somos vaso de argila tendo um grande tesouro! Se não é o Espírito nossa força, temos um coração impuro a só gerar impurezas: “más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios” etc. Somos o que nosso coração tem dentro de si.
Oração
VELAI, SENHOR, nós vos pedimos, com incansável amor sobre vossa família; e porque só em vós coloca a sua esperança, defendei-a sempre com vossa proteção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=12%2F02%2F2025&leitura=meditacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário