terça-feira, 11 de junho de 2024

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 11/06/2024

ANO B


Mt 10,7-13

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Proclamai que o Reino dos Céus está próximo


Os discípulos de Jesus partem em missão para proclamar que o Reino dos Céus está próximo. O reino da terra já era conhecido. Agora, era preciso anunciar a chegada de outro Reino, o dos Céus. São Mateus não usa a expressão “Reino de Deus” por respeito ao nome de Deus. Prefere então a expressão “Reino dos Céus”. Não diminui o Céu fazê-lo descer à nossa terra, uma vez que o governante de tal Reino é o próprio Deus. Não se trata de instituir um governo teocrático neste mundo, porque na teocracia Deus tem os seus representantes que falam diretamente com ele e impõem as suas leis como se fossem dele. Um governo teocrático é formado por religiosos que têm contato direto com Deus e se julgam infalíveis, o que vem a ser uma desgraça para todos. O Reino proclamado por Jesus é aquele no qual não há doentes nem leprosos, no qual o poder demoníaco não tem força e a vida desabrocha na ressurreição. Os representantes de tal Reino não têm ouro, nem prata, nem dinheiro, nem sacola, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bastão. Eles têm a paz e a levam às famílias que os acolherem, bem como confiam na Providência de que nada lhes faltará.
Cônego Celso Pedro da Silva,
Fontes: https://catequisar.com.br/liturgia/proclamai-que-o-reino-dos-ceus-esta-proximo/ https://www.comeceodiafeliz.com.br/evangelho/ao-entrardes-em-uma-casa-saudai-a-com-a-paz-11062024

Reflexão

O Reino de Deus se constrói a partir de pequeno grupo, com a força do Espírito Santo. Mas esse início quase imperceptível não pode ficar fechado, inexpressivo, acanhado. Tem de expandir-se. Por isso, Jesus desperta seus discípulos para uma missão de abrangência universal. O sal é que torna o alimento comestível, apetecível. O verdadeiro discípulo de Cristo é o que vibra com sua escolha, fala do Reino com entusiasmo. Não se deixa corromper pelas tentações da riqueza e do poder. A luz é a própria presença renovadora de Jesus, que definiu a si mesmo: “Eu sou a luz do mundo” (Jo 8,12). Assim, todo cristão e toda cristã, empenhados no serviço generoso ao Reino, são instrumentos de paz e fraternidade, promotores da boa convivência social, exemplos de fé, de amor e de esperança para todos.
(Dia a dia com o Evangelho 2024)
Fonte: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/11-terca-feira-9/

Reflexão

«Anunciai que o Reino dos céus está próximo. Curai os doentes, ressuscitai os mortos…»

Rev. D. Jordi POU i Sabater
(Sant Jordi Desvalls, Girona, Espanha)

Hoje, celebramos o apóstolo José, «a quem os Apóstolos deram o sobrenome de Barnabé, que significa “filho da consolação”» (At 4,36). Foi generoso desde o princípio: «Possuía um campo, vendeu-o e trouxe o valor dele e depositou aos pés dos apóstolos» (At 4,37). Levou S. Paulo aos Apóstolos, quando todos tinham medo dele, e com ele abriu o apostolado a todos os povos. Primeiro em Antioquia, onde «a todos exortava a perseverar no Senhor com firmeza de coração, pois era um homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. Assim uma grande multidão uniu-se ao Senhor» (At 11,23-24). O seu zelo apostólico foi exemplar, pondo em prática o mandato do Mestre: «Por onde andardes, anunciai que o Reino dos céus está próximo» (Mt 10,7).
«Separai-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho destinado» (At 13,2), proclamou o Espírito Santo: foram a Chipre e à Ásia Menor, e sofreram muito pelo Senhor. Também tiveram as suas divergências e separaram-se devido a Marcos, que os abandonou a meio da viagem, e Paulo já não o aceitou na viagem seguinte; mas Barnabé soube confiar nele e mais tarde veremos Marcos como grande colaborador de Pedro e Paulo.
Aprendamos a não catalogar as pessoas para sempre, porque «as almas, como o bom vinho, melhoram com o tempo» (S. Josemaria), quando são amparadas com confiança e carinho, uma vez que «ninguém pode ser conhecido senão quando é amado» (Sto. Agostinho).
Quando virmos que alguém enfraquece ou retrocede, perseveremos como Barnabé, nome que também significa “homem esforçado”, e “o que anima e entusiasma”. São características de que hoje estamos necessitados. Por isso, nos dirigimos ao Senhor com as palavras da coleta: «Concedei-nos anunciar fielmente com a palavra e com as obras o Evangelho que ele [Barnabé] proclamou com valentia».

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «O Senhor chamou a seus discípulos “sal da terra”, porque tinham que condimentar com a sabedoria do céu os corações dos homens, insípidos por obra do diabo» (São Cromácio)

- «Barnabé, no momento das primeiras conversões dos pagãos, compreendeu que tinha chegado a hora de Saulo, o qual tinha-se retirado a Tarso, sua cidade. Foi a procurá-lo aí. Nesse momento importante, em certa forma, devolveu a Paulo à Igreja» (Bento XVI)

- «Não vivais isolados, fechados em vós mesmos, como se já estivésseis justificados; mas reuni-vos para procurar em conjunto o que é de interesse comum (Epístola de Barnabé)» (Catecismo da Igreja Católica, nº 1905)
Fonte: https://evangeli.net/evangelho/feria/V_18

Reflexão

São Barnabé, apóstolo

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, celebramos o apóstolo Barnabé cujo nome significa "filho da exortação" (At 4,36) ou "filho da consolação" e é sobrenome de um judeu-levita originário de Chipre. Tendo-se estabelecido em Jerusalém, ele foi um dos primeiros a abraçar o cristianismo, depois da ressurreição do Senhor. Com grande generosidade vendeu um campo de sua propriedade entregando a quantia aos Apóstolos para as necessidades da Igreja (cf. At 4,37). Foi ele quem se fez garante da conversão de Saulo junto da comunidade cristã de Jerusalém, a qual ainda desconfiava do antigo perseguidor (cf. At 9,27). Tendo sido enviado a Antioquia da Síria, foi buscar Paulo a Tarso, onde se tinha retirado, e transcorreu com ele um ano inteiro, dedicando-se à evangelização daquela importante cidade, em cuja Igreja Barnabé era conhecido como profeta e doutor (cf. At 13,1). Da Igreja antioquena Barnabé foi enviado em missão juntamente com Paulo, realizando o que classifica como primeira viagem missionária do Apóstolo.
—Juntamente com Paulo foi depois ao chamado Concílio de Jerusalém onde, depois de um aprofundado exame da questão, os Apóstolos com os Anciãos decidiram separar a prática da circuncisão da identidade cristã. Só assim, no final, tornaram oficialmente possível a Igreja dos pagãos, uma Igreja sem circuncisão: somos filhos de Abraão simplesmente pela fé em Cristo.
Fonte: https://evangeli.net/evangelho-master/feria/V_18

Comentário sobre o Evangelho

Sócio e companheiro de viagem de São Paulo


Hoje, celebramos o apóstolo Barnabé. Foi generoso desde o princípio: possuía um campo, vendeu-o e trouxe o valor dele e depositou aos pés dos apóstolos. Levou S. Paulo aos Apóstolos, quando todos tinham medo dele, e com ele abriu o apostolado a todos os povos. O seu zelo apostólico foi exemplar, pondo em prática o mandato do Mestre: «Por onde andardes, anunciai que o Reino dos céus está próximo» (Mt 10,7).
—Quando virmos que alguém enfraquece ou retrocede, perseveremos como Barnabé, cujo nome significa “homem esforçado”, e “o que anima e entusiasma”. São características de que hoje estamos necessitados.
Fonte: https://family.evangeli.net/pt/feria/V_18

Meditação

“De graça recebestes, de graça deveis dar.” Isso é fundamental para nós se queremos anunciar o Evangelho de Jesus. A verdade que anunciamos é a verdade que recebemos gratuitamente, por misericórdia; não é propriedade nem descoberta nossa. E devemos anunciar essa verdade não para obter vantagens ou conquistar poder, mas como serviço prestado aos irmãos, por amor. Aí verdadeiramente está nossa realização.
Oração
Ó Deus, que mandastes separar São Barnabé, cheio de fé e do Espírito Santo, para converter as nações, concedei que o Evangelho de Cristo que ele anunciou com tanta firmeza seja pregado fielmente, por palavras e obras. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Fonte: https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=11%2F06%2F2024&leitura=meditacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário