segunda-feira, 21 de maio de 2018

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 21/05/2018

ANO B



Marcos 9,14-29

Comentário do Evangelho

Jesus é vitorioso sobre o mal

No tempo de Jesus, algumas enfermidades, sobretudo as psíquicas, em que não se sabia a origem, tampouco o tratamento adequado e eficaz, eram atribuídas a um espírito impuro. O mal é o que faz mal ao ser humano. O mal desfigura o ser humano, impede-o de falar, e de falar bem, confunde e distorce a palavra.
A fé, a confiança e adesão à pessoa de Jesus Cristo possibilitam reconhecer sua presença como dom da salvação de Deus; somente recorrendo à ajuda de Deus é que mal não tem poder sobre nós. O homem entregue às próprias forças não pode vencer o mal. Por isso, Jesus responderá à pergunta dos discípulos desse modo: “Essa espécie só pode ser expulsa pela oração” (v. 29). O evangelho é uma proclamação da fé: Jesus é vitorioso sobre o mal.
Carlos Alberto Contieri,sj
Oração
Pai, reforça minha fé, de modo a me predispor a ser beneficiado por teu filho Jesus, por meio do qual tua misericórdia chega até a mim.
Fonte: Paulinas em 20/05/2013

Vivendo a Palavra

O Mestre acentua o poder da oração. Mas, uma oração como a dele, que tinha consciência de estar na presença do Pai amado e a Ele se entregava cheio de gratidão. Oração de Filho que se reconhece como Irmão da humanidade. Mostramos que cremos ser filhos de Deus, vivendo a fraternidade universal.
Fonte: Arquidiocese BH em 20/05/2013

VIVENDO A PALAVRA

Os discípulos não conseguiram… o que gerou o sincero e raro desabafo de Jesus: «Ó gente sem fé! Até quando terei que suportá-los?» O texto lido nos convida a nos colocarmos no lugar daqueles seguidores do Mestre. Será que comigo teria sido diferente? Como está, hoje, a minha fé? Sou capaz de me entregar inteiro nas mãos do Pai Misericordioso?

Reflexão

Todos nós queremos dar soluções rápidas para todos os problemas e, por isso, podemos ser surpreendidos porque não conseguimos revolvê-los de forma satisfatória ou eles voltam a acontecer. Isso acontece principalmente porque não paramos para refletir sobre o problema e não buscamos todos os meios necessários para a sua superação. Jesus, antes de realizar o exorcismo, conversou com o pai da criança e exigiu dele uma postura de fé. Depois, chamou a atenção dos discípulos sobre a necessidade da oração. Devemos conhecer profundamente os desafios que nos são colocados no trabalho evangelizador e nos preparar em todos os sentidos para a sua superação.
Fonte: CNBB em 20/05/2013

Reflexão

Uma multidão inerte diante de um menino com sintomas de epilepsia, popularmente considerado endemoninhado. Os discípulos são incapazes de curá-lo. Fracassam, pois Jesus ainda não está com eles. Despreparados, falta-lhes suficiente confiança no poder de Deus e maior sintonia com o projeto de Jesus. O pai da criança, por sua vez, tem fé incompleta: não confia totalmente que Jesus possa remediar a situação: “Se podes alguma coisa…”. Jesus responde solenemente: “Tudo é possível para quem crê”. Em casa, os discípulos querem saber por que foram incapazes de curar o menino com espirito mudo e surdo. Simples: “Essa espécie não pode sair de jeito nenhum, a não ser pela oração”. É necessário não apenas ter fé, mas estar intimamente unido a Deus pela oração. Qual é a qualidade de nossa fé?
(Dia a dia com o Evangelho 2018 – Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp)

Meditando o Evangelho

RAÇA INCRÉDULA!

Como entender a reação enérgica de Jesus, quando alguém lhe disse que os discípulos não foram capazes de expulsar um espírito mudo, que infernizava a vida de um menino? Eles foram chamados de "raça incrédula", incapaz de realizar a missão confiada por Jesus, por pura falta de fé. Se foram enviados para expulsar os demônios, por que hesitaram neste caso concreto? Só porque o demônio se mostrava tão feroz?
O desabafo de Jesus estava carregado de evocações. Lembrava o povo de Israel no deserto, quando foi incapaz de perceber o amor salvífico que Deus lhe manifestara de tantos modos. Agindo desta forma, colocaram Deus e seu enviado sob suspeita.
No episódio evangélico, pode ter havido falta de fé nos discípulos, quando se viram diante de um caso difícil de possessão demoníaca. Devem ter duvidado do poder recebido do Mestre, julgando-o insuficiente para resolver aquela situação. Por sua vez, o pai do menino possuído pelo espírito mudo deve ter desconfiado do poder dos apóstolos, preferindo recorrer diretamente a Jesus. De onde a impossibilidade de o milagre ser realizado.
A confissão do pai - "Creio, Senhor! Mas aumenta minha fé" - deveria ter sido feita também pelos discípulos, já que também eles necessitavam de fortificar a própria fé, para não serem vítimas da dúvida, nos momentos difíceis de seu ministério.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total).
Oração
Espírito de confiança total, não me deixes levar pela incredulidade, quando minha fé no Senhor for submetida à provação.
Fonte: Dom Total em 16/05/2016

Meditando o evangelho

AUMENTA A MINHA FÉ!

Os discípulos de Jesus, no exercício da missão, viram-se às voltas com situações delicadas onde estava em jogo sua credibilidade. Quem recorria a Jesus movido pela fé, era sempre atendido. O mesmo não acontecia com os discípulos. Houve casos em que estiveram impossibilitados de aliviar o sofrimento de quem buscava socorro junto deles.
O exercício da missão recebida de Jesus requeria muita fé. O anúncio da novidade do Reino exigia dos discípulos convicção visceral de ser aquele o caminho de acesso a Deus. A realização de gestos prodigiosos, a exemplo de Jesus, só se daria num contexto de uma certeza inabalável no poder recebido do Senhor para realizar milagres. A suportação das conseqüências da missão tornava-se efetiva somente por parte de quem estava absolutamente convencido de estar servindo ao verdadeiro Senhor. Caso contrário, todo o projeto de missão iria de água abaixo.
Diante de exigências tão radicais, em certos momentos os discípulos fraquejavam e se tornavam impotentes para realizar o milagre solicitado. A declaração sincera do pai da criança doente valia também para eles. Senhor, eu creio! Mas vem ajudar minha falta de fé! ficaria igualmente bem na boca dos discípulos. Quando a fé é pequena a missão fica comprometida. Jesus não se omite, quando solicitado, para reforçar a fé de seus discípulos.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Senhor Jesus, torna a minha fé sempre mais forte e resistente, para que eu possa realizar bem a missão confiada por ti.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

1. O Jovem Lunático
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

É difícil falar com precisão sobre esse episódio entre Jesus e seus discípulos, refletido pelas comunidades de Marcos, pois á primeira vista parece que o foco seria a impotência da comunidade, ali representada pelos discípulos, diante das Forças que oprimem as pessoas, entretanto, o homem que trouxe o filho possesso de um espírito mudo, o seu desespero de PAI e ao mesmo tempo a sua Fé no Cristo Libertador, parece ser o foco principal porque a narrativa termina com uma bela profissão de Fé por parte daquele homem "Creio! Vem em Socorro á minha falta de Fé ".
Com essa afirmação magnífica, de quem coloca toda sua esperança em Jesus, desfaz-se aquela primeira impressão de que ele estava descontente com a comunidade, ali representada pelos discípulos, por estes não terem conseguido expelir o espírito do mal, pois chamou para si toda a culpa. Vem em Socorro á minha falta de Fé... Ele admite que tem Fé e até a professa solenemente com esta afirmação que certamente era uma formula da profissão de Fé da comunidade, mas reconhece que ainda lhe falta.
Quanto a enfermidade, parece que se trata de um ataque epilético, do qual o jovem era portador desde a infância. Cair por terra, espumar e ranger os dentes ficando enriquecido, isso é, paralisado, são ações perniciosas que o pecado e a opressão da força do mal causa na vida de uma pessoa. Qual é o segredo para se conseguir iniciar na vida das pessoas o processo de libertação? Parece que só Jesus tinha a fórmula e não a havia passado á seus discípulos e poderíamos dizer em uma linguagem simples "Não ensinou o pulo do gato”.
Nada disso! Na continuidade do evangelho encontramos a explicação, pois os discípulos querem saber onde foi que erraram, por que sentiram-se impotentes diante daquele espírito possessivo que oprimia aquele menino e Jesus, vai lhes falar que a oração e o jejum são as armas principais para se promover uma ação libertadora, isso é, fazer em comunhão com ELE.
Não seria essa a explicação para certos projetos bonitos de nossas comunidades, que acabam não indo para a frente? Sim, sem sombra de dúvida, toda e qualquer ação evangelizadora da Igreja, deve e só pode ser feita na espiritualidade onde a oração, a escuta da palavra, os Sacramentos, nos dão a certeza de que estas ações são feitas em sintonia com Jesus. Quando uma comunidade ou um grupo, quer ocupar esse lugar que só pertence a Deus, fazendo em nome próprio, o Espírito possessivo acaba vencendo a "parada”.

2. Tudo é possível para quem crê
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas e disponibilizado no Portal Paulinas - http://comeceodiafeliz.com.br/evangelho)

Tudo é possível para quem crê e para quem reza. A oração nos identifica com Jesus.

HOMÍLIA DIÁRIA

Tudo é possível àquele que tem fé

Tudo é possível àquele que tem fé e confia no poder do Senhor.
“Jesus disse: ‘Tudo é possível para quem tem fé’. O pai do menino disse em alta voz: ‘Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé.’ Jesus viu que a multidão acorria para junto dele. Então, ordenou ao espírito impuro: ‘Espírito mudo e surdo, eu te ordeno que saias do menino e nunca mais entres nele’” (Mc 9,23-25).
Veja, no Evangelho de hoje, o quanto este espírito impuro fez a criança sofrer; e fazendo-a sofrer, é claro que também fez sofrer os pais e todos aqueles que a conheciam.
Perceba que toda e qualquer espécie de espírito impuro nos leva ao sofrimento, à agitação, leva-nos, muitas vezes, a sairmos de nós, dizer coisas que não queremos, fazer coisas que não queremos fazer, e, às vezes, achamos que a libertação, a restauração de Deus é coisa complicada, de outro mundo, e somente pessoas possessas precisam disso.
Não, meus irmãos! Nós precisamos dessa libertação a cada dia da nossa vida, porque, no bom sentido da palavra ou na forma genérica de a entendermos, muitas vezes ficamos possessos. Isso quer dizer que ficamos com raiva, irados, nervosos. E ai de quem se aproxima de uma pessoa altamente irada, chateada!
O que fazer nessa hora? Pedir para que a graça de Deus nos liberte. Estou dizendo que todos nós precisamos da libertação do Senhor, precisamos da graça divina para nos libertar das contrariedades da vida diária.
O que precisamos fazer? Precisamos deixar que o Espírito Santo aja em nós e nos liberte da revolta, do ressentimento, da mágoa, porque, senão, também ficamos muito revoltados, agitados e vamos dizer aquilo que não queremos dizer.
Há situações que parecem impossíveis; há pessoas das quais nós dizemos assim: “Não tem mais jeito! Meu filho não tem mais jeito, minha esposa não tem mais jeito, a minha vida não tem mais jeito…”. Mas não é verdade, porque tudo é possível àquele que tem fé e confia no poder do Senhor.
Se sua fé é pouca, clame: “Senhor, eu tenho fé, mas, por favor, ajude a minha pouca fé”. O Senhor nosso Deus vem em nosso socorro, vem em auxílio à nossa falta de fé.
Que nós experimentemos, a cada dia da nossa vida, o poder libertador do Senhor Nosso Deus.
Deus o abençoe!
Padre Roger Araújo Comunidade Canção Nova
Fonte: Canção Nova em 20/05/2013

Oração Final
Pai Santo, ensina-nos a orar. Envia sobre nós o teu Espírito e nos dá coragem para nos entregarmos docilmente ao seu sopro divino, em oração filial cheia de gratidão e encantamento. Nós te pedimos, Pai amado, pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
Fonte: Arquidiocese BH em 20/05/2013

ORAÇÃO FINAL
Pai Santo, teu Filho sentia quão pequena era a fé dos discípulos – e nós sabemos que também a nossa é frágil e vulnerável. Envia, Pai amado, teu Espírito sobre nós e nos fortalece para que nos tornemos testemunhas de teu Amor paternal diante deste mundo que te despreza e esquece. Pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário