quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 02/12/2016

Ano A


Mt 9,27-31

Comentário do Evangelho

Jesus caminha fazendo o bem

Jesus é um pregador itinerante e, por onde passa, vai fazendo o bem, dando boa acolhida aos pecadores (Mt 9,1-8.18-26). Enquanto está a caminho, dois cegos gritam insistentemente por compaixão: “Tem compaixão de nós, filho de Davi” (v. 27). Em casa, o diálogo de Jesus com eles suscita-lhes a fé (cf. v. 28).
O gesto da cura é acompanhado da palavra que o explica: “[Jesus] tocou nos olhos deles, dizendo: ‘Faça-se conforme a vossa fé’” (v. 29). Ao centurião que suplicava pela saúde do seu servo, Jesus disse: “Vai e aconteça como acreditaste” (8,13); será o caso também de outra pagã, uma mulher Cananeia: “Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como queres” (15,28). É estabelecida uma relação entre a fé e a cura. A fé não é a causa da cura, mas a confiança em Jesus abre o coração para receber a cura como dom. A fé é a cura de tantos males do coração do ser humano. O nosso texto continua: “E os olhos deles se abriram” (v. 30a) – o que nos faz lembrar uma vez mais Is 35,5 e a promessa dos tempos messiânicos: “E os olhos dos cegos se abrirão”. Aqui, como no texto que dá origem a este relato (Mc 10,46-52), a questão é a fé que faz ver; a fé em Jesus Cristo é verdadeira iluminação. A interdição de não falar a ninguém acerca do acontecido (cf. v. 30b) tem por função evitar equívocos e abrir as pessoas para a novidade, podemos dizer, do messianismo revelado em Jesus.
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, cura-me da cegueira que me impede de reconhecer a presença de tua salvação na minha vida, realizada pela ação misericordiosa de teu Filho Jesus.
Fonte: Paulinas em 06/12/2013

Vivendo a Palavra

A religião nova trazida por Jesus: não mais a imposição de pesadas obrigações rituais, mas a cura, a libertação, a possibilidade de uma Vida Nova para todos. Que nós, desejosos de ser a Igreja do Mestre, sigamos a novidade vivida por Ele, cuidando dos irmãos colocados pelo Pai em nosso caminho.
Fonte: Arquidiocese BH em 06/12/2013

Vivendo a Palavra

Jesus ensina que é a fé dos cegos que produz a cura. Não raras vezes, nós esperamos que curas aconteçam para que acreditemos. A fé é a nossa adesão incondicional ao Pai Misericordioso, que nos enviou o seu Filho Unigênito, feito humano em Jesus de Nazaré, para nos levar de volta ao Lar Paterno.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Jesus é reconhecido pelos cegos como o Filho de Davi, como aquele que realiza o que foi prometido por Deus a Davi no tempo em que ele era o Rei de Israel, de lhe dar um sucessor no trono. Mas Deus vai muito além do que foi prometido a Davi e instala, por meio de Jesus, o seu próprio Reino no meio dos homens, o Reino que é infinitamente superior ao Reino de Israel do Antigo Testamento e totalmente diferente dele. Mas só percebe a presença deste Reino quem tem fé, quem não é cego, mas tem os olhos abertos para as realidades espirituais.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=12&dia=2

Recadinho

Você procura se fortalecer na fé? - Que meios emprega para isso? - Fortalecendo sua fé, o que você faz para fortalecer seu próximo na fé? Você se considera discípulo de Jesus? - O que faz para ser missionário(a) seu, isto é, anunciador(a) do Evangelho?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuario Nacional em 06/12/2013

Meditando o evangelho

É PRECISO ABRIR OS OLHOS

A cegueira espiritual é um terrível empecilho para quem pretende preparar-se para o encontro com o Senhor. A cura dos dois cegos simboliza o processo pelo qual o discípulo deve passar. É preciso deixar que Jesus lhe abra os olhos.
Vítima da cegueira, o discípulo acaba por cultivar uma imagem distorcida de Jesus, e nutrir falsas expectativas a respeito de seu Mestre. Isto o impede de adequar sua vida ao querer de Jesus, o que significa, continuar a deixar-se guiar pelas paixões egoístas, contrárias ao projeto do Reino. O discípulo cego facilmente torna-se vulnerável às investidas do anti-Reino, e acabará afastado de Jesus. Dentre outros motivos, vê-se impossibilitado de defender-se, por não ter consciência do perigo que corre.
Pelo contrário, com os olhos abertos, estará em condições de reconhecer as armadilhas da vida, e enfrentá-las, com a graça do Senhor. Saberá dar à sua existência o rumo certo, cujo destino é o encontro com o Senhor. Estará imune das investidas dos falsos guias, cujas intenções malignas escondem-se detrás do desejo de ajudar. Enfim, poderá caminhar seguro, apesar dos inevitáveis percalços.
Cegueira ou visão dependem da opção do discípulo. Quem, movido pela graça, recorre a Jesus, caminhará na luz. Quem se obstinar em permanecer no egoísmo, estará fadado a perambular nas trevas, sem atinar com o caminho do Reino.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php)
Oração
Espírito que cura a cegueira, abre meus olhos para que eu possa reconhecer o Senhor e seguir o caminho aberto por ele.
http://www.domtotal.com/religiao-meu-dia-com-deus.php?data=2016-12-02

Oração Final
Pai Santo, eu creio. Aumenta a minha fé! Ajuda-me, Pai amado, para que eu não imponha condições para entregar-me inteiramente a Ti, vivendo com os peregrinos que colocaste ao meu lado a fraternidade, a compaixão e a misericórdia. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário