quarta-feira, 1 de junho de 2016

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DOS DIAS 01/06/2016 E 02/06/2016

ANO C



1 de Junho de 2016

Mc 12,18-27

Comentário do Evangelho

Deus é surpreendente

Agora, é a vez dos saduceus. Eles não são propriamente um grupo religioso, mas uma espécie de aristocracia ligada ao Templo de Jerusalém. A questão é sobre a ressurreição que eles não acreditam, ao contrário dos fariseus. Apresentam um caso absurdo com o intuito de ridicularizar a fé na ressurreição. Para isso, recorrem à lei do levirato (ver: Dt 25,5-6). Na resposta Jesus revela a ignorância deles: interpretam mal a Escritura e desconhecem o poder de Deus, supondo que a morte anulasse o poder de Deus. Os saduceus, buscando ridicularizar a crença na ressurreição, a apresentam como pura continuidade da vida terrestre. Engano! Deus é surpreendente. É preciso abrir-se à novidade de Deus e nele esperar. Pensaram poder falar da ressurreição prescindindo de Deus. Ora, sem a relação ao Deus dos vivos, a própria Escritura é letra morta.
Carlos Alberto Contieri, sj
Oração
Pai, tu és o Senhor da vida e me conduzes para a vida eterna junto de ti. Aumenta a minha fé de que não estou destinado à morte, e sim à comunhão contigo.
FONTE: Paulinas em 05/06/2013

Vivendo a Palavra

Havia naquele tempo e continua havendo pelos tempos afora ‘saduceus’, em busca não na Verdade, mas de sofismas para confundir os profetas e os discípulos de Jesus que dão testemunho do Caminho e da Vida trazida pelo Cristo a este mundo. Vigiemos e oremos para não cairmos em tentações...
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Tem gente que sente o maior prazer em discutir religião. Essas discussões, na verdade, não significam a busca de uma melhor compreensão da fé com a finalidade de possibilitar uma resposta de qualidade aos apelativos dos valores evangélicos, mas na maioria das vezes se constituem numa discussão sobre posições unilaterais e não negociáveis, muitas vezes posições pessoais, que só servem para aprofundar diferenças e criar divisões e em nada contribuem para que todos possam chegar à verdade, muito menos para viver segundo ela.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=6&dia=1

Meditando o Evangelho

O INTENTO DE RIDICULARIZAR

Os saduceus, diferentemente dos fariseus, não estavam interessados em eliminar Jesus. A questão que lhe propuseram não era de caráter político ou ideológico. Dizia respeito às divergências doutrinárias existentes entre as várias correntes do judaísmo da época. Uma delas versava sobre a existência ou não da ressurreição dos mortos. O intento dos saduceus era o de expor Jesus ao ridículo, diante das pessoas que simpatizavam com ele. Dada a complexidade da questão apresentada, o "mestre" ficaria embaraçado, sem saber como respondê-la. Que moral tem um "mestre ignorante"? Além disso, se respondesse afirmativamente, o seu ensinamento sobre a ressurreição ficaria desacreditado, por faltar-lhe fundamentos lógicos.
A resposta de Jesus desmonta a segurança dos saduceus. A impossibilidade de aceitar a ressurreição não se deve a dificuldades por eles apresentadas, e sim à sua formação religiosa deficiente. Se tivessem estudado com atenção as Escrituras, teriam percebido a imagem de Deus que elas transmitem: o Deus de Israel é o Deus dos vivos, não dos mortos. Por isso, referem-se aos patriarcas, falecidos há muito tempo, como pessoas que ainda estão vivas. Daí a expressão tantas vezes repetida nas Escrituras: "Eu sou o Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó". Por que só os pais do povo estariam vivos para Deus, e não todas as pessoas de todos os tempos? Portanto, só nega a ressurreição quem não compreendeu quem é, de fato, o Deus de Israel.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php).
Oração
Pai, tu és o Senhor da vida e me conduzes para a vida eterna junto de ti. Aumenta a minha fé de que não estou destinado à morte, e sim à comunhão contigo.
http://domtotal.com/religiao-meu-dia-com-deus.html?data=2016-06-01


2 de Junho de 2016

Mc 12,28b-34

Comentário do Evangelho

O amor como origem da Lei

O texto que nos ocupa faz parte de uma série de textos que, no evangelho de Marcos, são caracterizados como "diálogos didáticos". Tais diálogos têm por finalidade instruir os discípulos a apresentar o que é fundamental para a vida cristã.
O que é óbvio para muitos de nós, hoje, não o era para os contemporâneos de Jesus. Não era difícil, entre tantos mandamentos a serem observados (613), se perguntar: Qual é o maior? Qual deles é o primeiro, isto é, o fundamento de todos os demais? Qual deles, numa situação de conflito entre dois ou mais preceitos, tem precedência e é exigido pela Lei? A resposta de Jesus é sem equívoco: o amor a Deus que exige o amor ao próximo. O amor não é um entre outros mandamentos, mas é ele que está na origem da Lei. Para o discípulo, o amor é a expressão máxima da vida cristã.
Carlos Alberto Contieri,sj
Oração
Pai, faze-me compreender sempre mais que o eixo da minha vida de fé deve consistir num amor entranhado a ti e a meu próximo.
FONTE: Paulinas em 08/03/2013

Vivendo a Palavra

O ser humano é uma síntese de coração, alma, entendimento e força. Assim deve ser o nosso amor a Deus, que se revela no amor ao próximo: envolver nossos sentimentos, espírito, inteligência e corpo – numa grande unidade. Não vivamos fragmentados! Assim como o Deus é UM, sejamos inteiros no amor.
FONTE: Arquidiocese BH em 08/03/2013

Reflexão

O apóstolo São João nos diz que quem afirma que ama a Deus a quem não vê e não ama o seu irmão a quem vê é um mentiroso. O evangelho do hoje nos mostra que o amor a Deus está intimamente atrelado ao amor aos irmãos, de modo que só ama verdadeiramente a Deus quem vive concretamente o amor ao próximo, pois Deus é amor e quem ama permanece em Deus, o que faz com que o amor ao próximo se torne a grande forma de culto a Deus. Quando não vivemos o amor, não cultuamos verdadeiramente a Deus, e assim nos submetemos às mais variadas formas de idolatria que nos são propostas pelo mundo moderno.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=6&dia=2

Meditando o Evangelho

UM DIÁLOGO ESCLARECEDOR

O mestre da Lei aproximou-se de Jesus com o desejo de dialogar com ele, a fim de esclarecer uma questão em voga na época. Assumiu, pois, a humilde postura de um discípulo, desejoso de aprender. Não lhe interessa eliminar nem ridiculizar Jesus, mas apenas deixar-se instruir. Sua presença amistosa é perceptível também no final do diálogo onde se observa uma clara concordância entre Jesus e seu interlocutor. O mestre da Lei acolhe, como suficiente e verdadeira, a resposta do Mestre Jesus. Por sua vez, este reconhece que o mestre da Lei havia captado com sabedoria e objetividade suas palavras e que lhes dava crédito, num evidente sinal de sintonia com o Reino de Deus.
O diálogo versou sobre uma questão levantada diante dos 248 mandamentos e 365 proibições, aos quais todo fiel israelita deveria submeter-se. Os rabinos já faziam uma distinção entre mandamentos graves e mandamentos leves. O interesse do interlocutor de Jesus era um tanto diferente: ele queria saber qual, dentre todas as prescrições da Lei, seria a mais importante, a partir da qual tudo o mais adquiria sentido.
A resposta do Mestre deixou-o satisfeito. De fato, é no relacionamento com Deus e com o próximo que toda a vida humana se define. Todo e qualquer mandamento só tem sentido se for para reforçar este relacionamento. Pelo contrário, tudo quanto não ajuda ou atrapalha, deve ser evitado. Com este princípio, seria mais fácil saber que caminho seguir ou que decisão tomar, em qualquer circunstância.
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php).
Oração
Pai, faze-me compreender sempre mais que o eixo da minha vida de fé deve consistir num amor entranhado a ti e a meu próximo.
http://domtotal.com/religiao-meu-dia-com-deus.html?data=2016-06-2


Nenhum comentário:

Postar um comentário