segunda-feira, 17 de novembro de 2014

O que são as obras de misericórdia?


Um dos sinais mais curiosos e fascinantes dos verdadeiros discípulos de Cristo é sua inclinação sobrenatural para as obras de misericórdia, se entregando em socorro do próximo até mesmo ao ponto de sofrer algum dano ou algum prejuízo material.

A Igreja, Corpo Místico de Cristo, recomenda fortemente as obras de misericórdia, que são quatorze, visto que um cristão sem misericórdia não pode ser um bom cristão. O próprio Catecismo lembra aos cristãos que não se esqueçam do próximo, pois o próprio Cristo é misericordioso e desceu dos céus para socorrer-nos, portanto é necessário que continuemos a obra da Encarnação socorrendo os homens e sendo plasmados pelos Amor Divino imitando um Mestre tão santo.

Atualmente existe um erro muito comum entender-se que a miséria só existe no âmbito material, porém isso não é verdade, pois existem grandes misérias espirituais.

Diante disso a Igreja apresenta as obras de misericórdia no Catecismo da seguinte forma:

"As obras de misericórdia são as ações caridosas pelas quais vamos em ajuda do nosso próximo, nas suas necessidades corporais e espirituais. Instruir, aconselhar, consolar, confortar, são obras de misericórdia espirituais, como perdoar e suportar com paciência. As obras de misericórdia corporais consistem nomeadamente em dar de comer a quem tem fome, albergar quem não tem teto, vestir os nus, visitar os doentes e os presos, sepultar os mortos." Catecismo da Igreja Católica, 2447

Podemos totalizar 14 obras de misericórdia (7 corporais e 7 espirituais) e descrever a seguinte lista que constava no Catecismo de São Pio X e foi colocada no atual Compêndio do Catecismo:

As sete obras de misericórdia corporais:
1. Dar de comer a quem tem fome
2. Dar de beber a quem tem sede
3. Vestir os nus
4. Dar pousada aos peregrinos
5. Visitar os enfermos
6. Visitar os presos
7. Enterrar os mortos.

As sete obras de misericórdia espirituais:
1. Dar bons conselhos
2. Ensinar os ignorantes
3. Corrigir os que erram
4. Consolar os tristes
5. Perdoar as injúrias
6. Suportar com paciência as fraquezas do nosso próximo
7. Rezar a Deus por vivos e defuntos.
Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, Apêndice B

Estas belíssimas obras de misericórdia são atos da mais pura caridade, ou seja, amor ao próximo por causa de Deus, resultando em muitos bons frutos espirituais para quem as oferece e quem as recebe.

Ao contrário do que se pensa, a misericórdia é aceitar a miséria alheia, evitar censurar os que erram ou simplesmente sentir pena, mas exatamente o oposto: ao contemplar a miséria do próximo o meu coração sente um dor profunda e, por amor à Cristo, vou ao encontro do miserável para socorrê-lo. Por isso Cristo é misericordioso, pois sendo Deus, doeu-se pela miséria humana e veio em nosso socorro.

A quinta bem aventurança (misericordiosos), que corresponde ao quinto degrau da vida interior (a quinta morada), é justamente aquela preocupação com a miséria do próximo acima das próprias misérias e problemas de modo sobrenatural.

Os santos, conforme se aproximavam do mais alto grau de fé e caridade, começavam a exercer incansavelmente as obras de misericórdia, pois eram tomados pela dor sentida pelo próprio Sagrado Coração de Jesus que não descansa até que cada homem seja socorrido em sua miséria humana.

Diante da beleza e profundidade de cada uma destas obras será mais conveniente tratá-las separadamente para que não nos percamos na aparente simplicidade delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário