quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Nossa Senhora de Knock - 21 de Agosto


O dia 21 de agosto de 1879, sempre será uma lembrança muito especial aos habitantes do pequeno Condado de Maio, em Knock e para todo o povo da Irlanda. Também chamada de a "Ilha dos Santos", devido a importante contribuição dos seus mártires na evangelização dos povos e no desenvolvimento do Cristianismo. A Irlanda passava por séria crise econômica, já há uma década. Knock não foi exceção, a caristia atingira grande parte da população, que se viu forçada a imigrar, buscando condições de sobrevivência, mas sem nunca perder a esperança e a fé em Deus. Pois nessa data, eles foram agraciados com a presença da Mãe Santíssima.
Era um dia de chuva forte. No início da noite, às vinte horas, cerca de quinze pessoas caminhavam em direção de suas casas, quando passaram defronte a igreja. Viram então a fachada principal ficar sob uma nuvem luminosa e Nossa Senhora aparecer dentro dela. Ela estava em posição orante, vestida de branco e, como uma rainha, trazia na cabeça uma grande coroa de ouro. À sua direita estava São José, rezando com a cabeça inclinada. À esquerda estava São João Evangelista, vestido como um bispo e nas mãos trazia a Bíblia. À esquerda e atrás dele, havia um altar, sobre o qual estava um cordeiro e uma grande cruz rodeada por anjos.
Aquelas pessoas, homens e mulheres de idades variadas, entre dez e setenta anos, testemunharam a mesma cena. Brígida Trenche, uma mulher idosa, não se conteve e beijou os pés da Mãe. Curiosamente, apesar da chuva, todos tinham as roupas secas no final da aparição, que durou duas horas. Ainda sob o impacto do evento, foram juntas contar ao pároco. Este, após ser indagado por outras famílias sobre a claridade vinda da igreja, decidiu ir falar com o seu Bispo.
Diante das circunstâncias, as autoridades eclesiásticas nomearam uma comissão para avaliar se os testemunhos eram confiáveis e convincentes. Sete semanas depois, o pároco de Knock recebeu uma mensagem do Bispo, dizendo que as evidências dos fatos davam como certa a aparição da Virgem naquela igreja, e que um representante do clero da Irlanda estava levando o processo para Roma.
Knock logo se tornou meta de peregrinação dos cristãos irlandeses e devotos marianos de outros países. Os habitantes da cidade já haviam construído uma capela com paredes de vidro transparente ao redor da igreja. Mas a Igreja sempre muito cautelosa enviou para Knock outra comissão em 1936, e as informações ouvidas das testemunhas ainda vivas, foram às mesmas.
Em 1976, um novo e grande templo foi erguido no lugar da aparição. Ilustres personalidades da sociedade e do clero foram ao Santuário venerar Nossa Senhora de Knock, declarada Rainha e Padroeira da Irlanda e festejada no dia 21 de agosto. O Papa João Paulo II, em 1979, na sua visita oficial à Irlanda, por ocasião do centenário da aparição, foi orar aos pés da Mãe de Deus e abençoar o Santuário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário