sexta-feira, 29 de março de 2013

Papa aos menores encarcerados: ajudemo-nos uns aos outros a exemplo de Jesus

Papa Francisco. Foto: News.va

VATICANO, 29 Mar. 13 / 12:58 pm (ACI/EWTN Noticias).- Ao celebrar a Missa de Quinta-feira Santa no Instituto Casal del Marmo, um centro penitenciário para menores em Roma, em uma cerimônia íntima e singela, o Papa Francisco assinalou que, a exemplo de Jesus devemos “ajudar-nos uns aos outros… às vezes encolerizarei com alguém, mas devemos superá-lo e se eles pedirem um favor devemos fazê-lo”.
A seguir o íntegra da Homilia que pronunciou o Santo Padre:
Isto é comovedor, Jesus lava os pés de seus discípulos. Pedro não entende nada. Ele se recusa, mas Jesus lhe explica. Jesus, Deus fez isto, e Ele mesmo explica aos discípulos: ‘percebem o que fiz por vocês?’ Vocês me chamam Mestre e Senhor, e fazem bem, porque o sou. Se eu, então, o Mestre e Senhor, lavei-lhes os pés, vocês devem lavar os pés uns dos outros. Dei-lhes um modelo a seguir, assim que o que eu fiz por vocês, vocês também devem fazer.
É o exemplo posto por Nosso Senhor, é importante para Ele lavar seus pés, porque entre nós o que é o mais alto deve estar ao serviço dos outros. isto é um símbolo, é um sinal –lavar seus pés significa que estou a seu serviço-.
E nós também, um ao outro, mas não temos que lavar-nos os pés uns dos outros todos os dias. Assim, o que significa isto? Que temos que fazer é ajudar-nos uns aos outros… às vezes me encolerizarei com alguém, mas devemos superá-lo e se eles pedirem um favor devemos fazê-lo.
Ajudemo-nos uns aos outros. Isto é o que Jesus nos ensina. Isto é o que faço. E o faço de coração. Faço isto de coração, porque é meu dever, como sacerdote e como Bispo devo estar a seu serviço.
Mas é um dever que vem desde meu coração, e é um dever que amo. Amo fazê-lo porque é o que o Senhor me ensinou. Mas vocês devem ajudar-nos e ajudar-se uns aos outros, sempre. E ao ajudar-nos uns aos outros, faremo-nos bem entre nós.
Agora realizaremos a cerimônia do Lavatório dos Pés e devemos cada um de nós pensar: Estou realmente disposto a ajudar os outros? Somente pensem-no. Pensem que este sinal é a carícia de Cristo, porque Jesus teve o dever de fazer isto, para servir-nos, para ajudar-nos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário