quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

São Pedro Canísio - 21 de Dezembro


São Pedro CanísioSão Pedro Canísio nasceu em Nimega, atual Holanda, mas então parte da Alemanha naquele tempo. Isto no ano de 1521. Canísio é a latinização de Kanijs. Seu pai foi prefeito de Nimega e encaminhou seu filho para estudar Direito.

Cursou estudos em Colônia e Lovaina para formar-se como advogado sem, no entanto, descuidar de sua espiritualidade (tendo em vista suas frequentes visitas ao Mosteiro dos Cartuxos). Descobrindo o seu chamado com o auxílio de um padre jesuíta, Pedro Canísio tornou-se o primeiro jesuíta alemão, tendo entrado na Companhia de Jesus em 1543. Recebeu a ordenação sacerdotal três anos mais tarde. Nesse mesmo ano publicou as obras de S. Cirilo de Alexandria, sendo o primeiro livro mandado imprimir por um jesuíta. Foi teólogo do Concílio de Trento e um grande pregador e professor. Exerceu a sua docência sobretudo em Inglostad, Viena, Augsburgo, Innsbruk e Munique. Organizou a sua Ordem na Alemanha, fazendo dela o instrumento valioso para a reforma católica contra o protestantismo. Foi um dos iniciadores da imprensa católica.


Profundo devoto da Santíssima Virgem, Pedro Canísio foi conselheiro de Príncipes, Núncios e Papas. Das 36 obras que compôs, as mais célebres são os seus trêsCatecismos (1555-1556 e 1558), largamente difundidos por toda a cristandade até o século XIX. O denominado "Catecismo Mayor", em 221 perguntas e respostas, alcançou pelo menos 130 edições. O Papa Leão XIII chamou-lhe mesmo o "segundo Apóstolo da Alemanha, depois de S. Bonifácio".

Faleceu em Friburgo, na Suíça, a 21 de dezembro de 1597. O Papa Pio XI canonizou-o a 21 de maio de 1925, declarando-o ao mesmo tempo Doutor da Igreja.

São Pedro Canísio, rogai por nós!

http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/santo/index.php?mes=12&dia=21&id=347

São Pedro Canísio

São Pedro Canísio
1521-1597
A catequese sempre exerceu um fascínio tão grande sobre Pedro Canísio que, quando tinha menos de treze anos, ele já reunia meninos e meninas à sua volta para ensinar passagens da Bíblia, orações e detalhes da doutrina da Igreja. Mais tarde, seria autor de um catecismo que, publicado pela primeira vez em 1554, teve mais de duzentas edições e foi traduzido em quinze línguas. Mas teve também grande atuação no campo teológico, combatendo os protestantes. 
Peter Kanijs para os latinos, Pedro Canísio nasceu em 8 de maio 1521, no ducado de Geldern, atual Holanda. Ao contrário dos demais garotos, preferia os livros de oração às brincadeiras. Muito estudioso, com quinze anos seu pai o mandou estudar em Colônia e, com dezenove, recebeu o título de doutor em filosofia. Mas não aprendeu somente as ciências terrenas. Com um mestre profundamente católico, Pedro também mergulhou, prazerosamente, nos estudos da doutrina de Cristo, fazendo despertar a vocação que se adivinhava desde a infância. 
No ano seguinte ao da sua formatura, os pais, que planejaram um belo futuro financeiro para a família, lhe arranjaram um bom casamento. Mas Pedro Canísio recusou. Não só recusou como aproveitou e fez voto eterno de castidade. Foi para Mainz, dedicar-se apenas ao estudo da religião. Orientado pelo padre Faber, célebre discípulo do futuro santo Inácio de Loyola, em 1543 ingressou na recém-fundada Companhia de Jesus. Três anos depois, ordenado padre jesuíta, recebeu a incumbência de voltar para Colônia e fundar uma nova Casa para a Ordem. Assim começou sua luta contra um cisma que abalou e dividiu a Igreja: o protestantismo. 
Quando era professor de teologia em Colônia, sendo respeitado até pelo imperador, Pedro Canísio conseguiu a deposição do arcebispo local, que era abertamente favorável aos protestantes. Depois, participou do Concílio de Trento, representando o cardeal Oto de Augsburg. Pregou e combateu o cisma, ainda, em Roma e Messina, onde lecionou teologia. Mas teve de voltar à Alemanha, pois sua presença se fazia necessária em Viena, onde o protestantismo fazia enormes estragos. 
Foi nesse período que sua luta incansável trouxe mais frutos e que também escreveu a maior parte de suas obras literárias. Fundou colégios católicos em Viena, Praga, Baviera, Colônia, Innsbruck e Dillingen. Foi nomeado pelo próprio fundador, Inácio de Loyola, provincial da Ordem para a Alemanha e a Áustria. Pregou em Strasburg, Friburg e até na Polônia, sempre denunciando os seguidores do sacerdote Lutero, pai do protestantismo. 
Admirado pelos pontífices e governantes do seu tempo, respeitado como primeiro jesuíta de nacionalidade alemã, Pedro Canísio morreu em 21 de dezembro de 1597, em Friburg, atual Suíça, após cinqüenta e quatro anos de dedicação à Companhia de Jesus e à Igreja. Foi canonizado por Pio XI, em 1925, para ser festejado, no dia de sua morte, como são Pedro Canísio, doutor da Igreja, título que também recebeu nessa ocasião.

 http://www.paulinas.org.br/diafeliz/santo.aspx?Dia=21&Mes=12

São Pedro Canísio 

São Pedro Kanijs, nasceu em Nimega, Holanda, no ano 1521. Filho do prefeito de Nimega, Pedro Kanijs, em Latim Canisius, teve a responsabilidade de freqüentar ótimas escolaras, Direito canônico em Lovaina e Direito civil em Colônia. Nesta cidade gostava de pessar o tempo livre no mosteiro dos Cartuxos. Ninguém suspeitava queo jovem advogado, a quem o pai havia garantido bom encaminhamento na profissão, sob as ricas roupas carregasse o cilício. A leitura do breve livro dos Exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola determinou uma reviravolta decisiva em sua vida: cumprida a piedosa prática em Mogúncia sob a direção do padre Faber, entrou na Companhia de Jesus, e foi o oitavo que emitiu votos solenes. Na jovem Ordem teve oportunidade de cultivar os seus estudos preferidos e o seu amor pela erudição. A ele se deve a publicação das obras de São Cirilo de Alexandria, de São Leão Magno, de São Jerônimo e de Ósio de Córdoba.
O apelido arranjado para este santo martelo dos hereges é totalmente impróprio, pois pode ser definido como um ferro entre a bigorna e o martelo, isto é, alvo da irritação que a sua pregação suscitava nos ambientes protestantes, e da malevolência e inveja de seus próprios companheiros de religião. Viveu em pleno cliema de reforma e de contra-reforma. Tomou parte ativa no concílio de Trento, como teólogo do cardeal Truchsess e conselheiro do papa. Distinguiu-se por sua cultura teológica, pelo zelo e operosidade, mas também pelo espírito pacífico, conciliador. Santo Inácio chamou-o a Itália e mandou-o à Sicília para aí fundar o primeiro dos renomados colégios, depois Bolonha e mais tarde Alemanha onde permaneceu por 30 anos na qualidade de superior provincial. Teve o merecido epíteto de segundo apóstolo da Alemanha (o primeiro foi são Bonifácio).
São Pedro Canísio morreu a 21 de Dezembro de 1597, em Friburgo, na Suíça. Teve as honras dos altares e o título de doutor da Igreja em 1925.

http://www.catolicanet.com/?system=santododia&action=ver_santos&data=21/12

São Pedro Canisio


Este santo, chamado "o segundo evangelizador da Alemanha", é venerado como um dos criadores da imprensa católica e foi o primeiro do numeroso exército de escritores jesuítas.
Nasceu em Nimega, Holanda em 1521. Aos 19 anos, conseguiu a licenciatura em teologia, e para agradar a seu pai se dedicou a especializar-se em direito. Entretanto, depois de realizar alguns Exercícios Espirituais com o Padre Favro, que era companheiro de Santo Inácio, entusiasmou-se pela vida religiosa, fez votos ou juramento de permanecer sempre casto, e prometeu a Deus fazer-se jesuíta.
Foi admitido na comunidade e os primeiros anos de religioso passou em Colônia, Alemanha, dedicado à oração, ao estudo, a meditação e a ajuda aos pobres. Foi muito caridoso e amável com as pessoas que lhe discutiam, mas tremendo e incisivo contra os enganos dos protestantes.
São Pedro Canisio tinha uma especial qualidade para resumir os ensinos dos grandes teólogos e apresentar as de maneira singela para que o povo pudesse entender. Conseguiu redigir dois Catecismos, a gente resumido e outro explicado. Estes dois livros foram traduzidos a 24 idiomas e na Alemanha se propagaram por centenas e milhares.
Nos trinta anos de seu incansável trabalho de missionário percorreu trinta mil quilômetros pela Alemanha, Áustria, Holanda e Itália. Parecia incansável, e a quem lhe recomendava descansar um pouco lhe respondia: "Descansaremos no céu".
Por muitas cidades da Alemanha foi fundando colégios católicos para formar religiosamente aos alunos. Além disso, ajudou a fundar numerosos seminários para a formação dos futuros sacerdotes. Alemanha, depois de São Pedro Canisio, era mais católico. São Pedro Canisio se deu conta do imenso bem que fazem as boas leituras. propôs-se formar uma associação de escritores católicos.
Estando em Friburgo em 21 de dezembro de 1597, depois de ter rezado o santo Rosário, exclamou cheio de alegria e emoção: "Olhem-na, aí esta. Aí está". E morreu. A Virgem Santíssima tinha vindo para levar-lhe ao céu.
O Sumo Pontífice Pio XI, depois de canonizá-lo, declarou-o Doutor da Igreja, em 1925

 http://www.acidigital.com/santos/santo.php?n=370

São Pedro Canísio
NascimentoNo ano de 1521
Local nascimentoNimega (Holanda)
OrdemCompanhia de Jesus
Local vidaAlemanha
EspiritualidadeSão Pedro Canísio nasceu no mesmo ano em que Lutero rompia definitivamente com Roma. Seu nome de batismo era Peter Kanis. Seu pai era prefeito da cidade e teve oportunidade de estudar nas melhores escolas. Quando adulto,tudo fez para salvar o catolicismo no Império alemão. Viveu o que pregou e sua obra foi gigantesca. Pregador, escritor e peregrino do Evangelho. Escreveu " Suma da Doutrina cristã" e "Controvérsias" as quais foram traduzidas em todos os idiomas. Suas obras fizeram-no merecer o título de Doutor da Igreja, conferido pelo Papa Pio XI. Uma das frases de São Pedro Canísio: "O que todo mundo ama e busca, é a moderação unida à gravidade da linguagem e à força dos argumentos. Abramos os olhos dos extraviados, mas sem nunca causar-lhes irritação". São Pedro Canísio consolidou a instalação e consolidação de colégios e universidades dos jesuítas no Império e por tudo isto é chamado como "Segundo apóstolo da Alemanha"
Local morteFriburgo
Morte21 de Dezembro de 1597, aos 76 anos de idade
Fonte informaçãoSanto nosso de cada dia, rogai por nós
OraçãoDeus, nosso Pai, na vossa imensa bondade, vós nos sustentais, moveis e atraís ao vosso Reino. Em Jesus, vosso Filho, revelastes e abristes vosso coração, para que nele encontrássemos o conforto e a consolação em nossas aflições. E nos chamais de filhos e de amigos. Pelo vosso Espírito, vós ensinais a conhecer vossa vontade, vossos desígnios de amor, vossas promessas de vida em plenitude. Em Jesus nos fizestes beber da água viva e comer da mesa da comunhão e da fraternidade. Dai-nos sempre, Senhor, dessa vossa água e desse alimento de vida eterna. Assim seremos libertados de todo medo e lavados de nossas culpas, e de nossas trevas iluminados. Concedei-nos hoje a paz interior, a firmeza de espírito, a humildade que nos conduz à verdade, a reconciliação que leva à comunhão convosco e com nossos irmãos. Possamos assim chegar ao natal de vosso Filho com o coração humilde e desarmado, com a fronte erguida e embalada por sonhos de novas esperanças: "Levanta-te, sê radiosa, eis a tua luz! A glória so Senhor se levanta sobre ti. Vê, a noite cobre a terra e a escuridão dos povos, mas sobre ti levanta-se o Senhor, e sua glória te ilumina" (Isaías 60,1ss).
DevoçãoAo incansável trabalho de evangelização, por palavras, atos e escritos
PadroeiroDos escritores eclesiásticos
Outros Santos do diaPedro Canísio. S. J. (presb. e dr.); Anasvindo, Anastácio (bispo); Glicério (presb); Severino (bispo).
FONTE: ASJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário