segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Um caminho a percorrer (Ano da Fé)


Um caminho a percorrer (Ano da Fé)


“A Porta da Fé que introduz na vida de comunhão com Deus e permite a entrada na sua Igreja, está sempre aberta para nós”.
No dia 11 de outubro de 2012, junto à comemoração do cinquentenário do Concílio Vaticano II e dos vinte anos de Catecismo da Igreja Católica, tem início o Ano da Fé. “Convite para uma autentica e renovada conversão ao Senhor”, conforme definiu o Papa Bento XVI, o Ano da Fé convoca os católicos a estreitarem suas relações com Cristo e intensificarem o testemunho da caridade.
A convite da Revista Ave Maria, Dom Roberto Ferreria Paz, bispo de Campos (RJ), mostra os caminhos para a vivência da fé no dia a dia e Ângela Cabrera analisa a presença e o significado da fé nos livros bíblicos.

Um caminho a percorrer
Por Dom Roberto Francisco Ferreria da Paz

Com a Carta Apostólica Porta Fidei, o Papa Bento XVI gloriosamente reinante, anunciou a abertura do Ano da Fé no dia 11 de outubro de 2012, que culminará na Festa de Cristo Rei, no dia 24 de novembro de 2013.
Essa mesma celebração de um ano dedicado à fé aconteceu em ocasião do 19º centenário dos apóstolos Pedro e Paulo, em 1967, sendo convocada pelo Papa Paulo VI e aprovada uma profissão de fé, atual e consubstanciada com a reflexão teológica do Concílio Vaticano II.
Estamos há 50 anos da abertura desse evento, que foi uma “verdadeira primavera da nossa Igreja”: uma transformação de suas estruturas, de sua mentalidade e forma de se relacionar com o mundo. Este novo Ano da Fé possibilitará refazer o itinerário que brota do Batismo e só é consumado na nossa morte terrestre, entrando definitivamente na vida eterna.
O atual Ano da Fé é um caminho para retomar o ato da fé em sua integralidade, que supõe o consentimento da razão, da vontade e que tem início no coração. Essa mesma fé deve ser confessada e testemunhada publicamente; a fé que o Concílio Vaticano II definiu como “viva, explícita e operosa”, deve ser cada vez mais fundamentada no conhecimento profundo da Palavra. Fé que anseia compreender e entender melhor, articulando um discurso sistemático sobre Deus e a pessoa humana, a criação e a salvação e, finalmente, o destino eterno.
A fé é uma virtude teologal que exige ser celebrada e alimentada, mas também vivenciada no dia a dia, confrontando os desafios do cristão inserido numa cultura relativista e certamente difusa e pluralista.
Antes podíamos supor a fé dos cristãos: hoje, a iniciação cristã passa a ser a principal urgência, pois não basta recebermos o Batismo se não formos introduzidos numa educação progressiva, gradual e permanente da fé. A fé deve ser partilhada e dialogada, porque a comunicação e a linguagem são fundamentais para alcançar o homem a mulher contemporâneos.
Nossa fé deve impulsionar o ecumenismo e a unidade dos cristãos, o diálogo e o entendimento entre as religiões, focalizando a defesa da vida e da integridade do planeta, a manutenção da paz e o serviço amoroso aos pobres, afirmando a dignidade da pessoa humana. Ele deve ser um caminho que ofereça alternativas à globalização perversa e excludente, promovendo um compromisso social em torno do trabalho decente, a inclusão de todos os povos e nações em prol de um desenvolvimento integral, solidário e sustentável. Isso nos levará certamente a aprofundar o vínculo profundo com a caridade.
Madre Teresa de Calcutá sempre dizia: “a caridade é a fé em ação, e o serviço é a caridade em ação”. Uma fé sem obras é uma fé morta, como nos exorta o Apóstolo Tiago (Tg 2,14-18). A fé verifica-se na prática cristã do seguimento de Cristo, que passa pela opção preferencial pelos pobres. Esse processo precisa ser enraizado nas culturas, humanizando-as e levando a sua plenitude em Cristo.
Uma fé que não se torna cultura corre o risco de definhar e se perder, ensinou o Beato João Paulo II.
O teologo João Luis Segundo, em seu grande legado que formou cristãos adultos e responsáveis, sempre considerava que o fiel cristão contribuía com as outras pessoas com serviço de sua fé, para juntos buscarem soluções plenamente humanas para todos.
Que Nossa Senhora, a grande peregrina da fé, que viveu como perfeita discípula do Senhor e Mãe dos missionários, nos ensine a caminhar ao encontro do seu Filho. Que ela nos ajude a percorrer com confiança, alegria e renovado compromisso todas as etapas da fé, de Nazaré ao Calvário, chegando à gloriosa Ressurreição.
Que o Divino Espírito Santo, que guiou Maria e a Igreja, que foi o vento impetuoso no Novo Pentecostes do Concílio Vaticano II, nos confirme na fé, e nos ajude não só a guardá-la, mas manifestá-la com empenho e ardor.
Calendário do Ano da Fé
  • 6 de outubro de 2012: Encontro Pátio dos Gentios em Assis, Itália, com o tema “Deus, esse desconhecido”.
  • 7 a 28 de outubro de 2012: Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos sobre “Nova evangelização para a transmissão da fé cristã”.
  • 11 de outubro de 2012: Abertura do Ano da Fé na Praça São Pedro.
  • 21 de outubro de 2012: Canonização de seis mártires e testemunhas da fé.
  • 25 e 26 de fevereiro de 2013: Congresso Internacional em Roma, sobre o tema “São Cirilo e São Metódio entre os povos eslavos”.
  • 18 de maio de 2013: Vigília de Pentecostes, presidida pelo Papa com a participação dos movimentos eclesiais.
  • 2 de junho de 2013: O papa presidirá a solene adoração eucarística e em todo o mundo, dioceses, paróquias e outras comunidades serão convidadas a promover adorações.
  • 22 de junho de 2013: Concerto na Praça de São Pedro para celebrar o Ano da Fé.
  • 23 a 28 de julho de 2013: Jornada Mundial da Juventude, na Rio de Janeiro, com a participação do Papa.
  • 29 de setembro de 2013: Jornada dos Catequistas e recordação dos 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica.
  • 13 de outubro de 2013: Celebração em honra de Nossa Senhora, presidida pelo Papa, com a participação das associações marianas.
  • 24 de novembro de 2013: Celebração conclusiva do Ano da Fé.

* Retirado da Revista Ave Maria, ano 114, outubro de 2012, pág. 24 e 25.


FONTE: http://blogdojoseflavio.blogspot.com.br/2012/11/ano-da-fe.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário