terça-feira, 23 de setembro de 2025

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 23/09/2025

ANO C


Lc 8,19-21

Comentário do Evangelho

A Importância de Escutar a Palavra de Deus


O tema da escuta da Palavra de Deus é de grande importância para o evangelista Lucas. Após a parábola do semeador, que ilustra as diferentes maneiras de receber a Boa-Nova, Jesus convoca a todos, oferecendo os elementos essenciais para se tornarem membros de sua nova família. A multidão permanece ao seu redor para ouvi-lo, o que impede a aproximação de sua família biológica. Eles estão “lá fora”, não excluídos, mas desejosos de se encontrar com o Senhor. Esses indivíduos são convidados a integrar a nova comunidade de fé, que vai além dos laços de sangue e das tradições religiosas. Eles são chamados a ouvir a Palavra de Deus com atenção, permitindo que ela os transforme e seja vivida de maneira prática.
Maria, além de ser parte da família biológica de Jesus, representa também a nova família dos verdadeiros discípulos. Ela escuta o chamado de Deus desde a anunciação, guarda todas as coisas em seu coração e coloca em prática a Palavra, respondendo com prontidão ao plano de salvação, além de servir sua prima Isabel com humildade. Que possamos também ser obedientes ao Senhor, prontos para colocar em ação e espalhar sua Palavra no mundo.
https://catequisar.com.br/liturgia/a-importancia-de-escutar-a-palavra-de-deus/

Comentário do Evangelho

Minha mãe e meus irmãos são os que escutam a Palavra de Deus e a põem em prática


O tema da escuta da Palavra de Deus é muito caro ao evangelista Lucas. Depois da parábola do semeador, que ilustrou as ocasiões da acolhida da Boa-Nova, Jesus exorta a todos, dando os elementos essenciais para alguém fazer parte de sua nova família. A multidão continua ao seu redor para ouvi-lo, o que impossibilita sua família de sangue de se aproximar. “Estão lá fora”, não excluídos, mas desejosos de encontrar o Senhor. São convidados a fazer parte da nova comunidade de fé, que ultrapassa os laços sanguíneos e as tradições religiosas. São chamados a escutar atentamente a Palavra de Deus, internalizando-a e deixando-a transformá-los para pô-la em prática. Maria não só compõe a família biológica de Jesus, mas também a nova família dos verdadeiros discípulos. Ela escuta atentamente o apelo de Deus desde a anunciação, guarda todas as coisas em seu coração e pratica a Palavra respondendo prontamente “sim” ao plano de salvação, além de servir humildemente sua prima Isabel. Sejamos obedientes ao Senhor, estando de prontidão para pôr em prática e fazer irradiar sua Palavra no mundo!
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.
Fontes: https://www.facebook.com/ParoquiaSantaCruzCampinas e https://www.comeceodiafeliz.com.br/evangelho/minha-mae-e-meus-irmaos-sao-os-que-escutam-a-palavra-de-deus-e-a-poem-em-pratica-23092025

Reflexão

Lucas também menciona a família biológica de Jesus. Isso serve para mostrar uma importante transformação na ação de Cristo: no início do Evangelho, vemos um lugar de grande destaque dado a Maria, que concebeu por ação do Espírito Santo; a Palavra de Deus que fecundou o ventre de Maria agora fecunda a comunidade dos discípulos, sua nova família, formada por todos os que aceitam e vivem seu Evangelho. Em Cristo, somos todos irmãos e irmãs, filhos e filhas de Deus, nosso Pai amoroso e misericordioso. Dessa família brota o mundo novo, cheio de vida e liberdade para todos.
(Dia a Dia com o Evangelho 2025 - PAULUS)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/23-terca-feira-10/

Reflexão

«Minha mãe e meus irmãos são estes aqui, que ouvem a Palavra de Deus e a põem em prática»

Rev. D. Xavier JAUSET i Clivillé
(Lleida, Espanha)

Hoje, lemos uma formosa passagem do Evangelho. Jesus não ofende, de modo algum, a Sua Mãe, já que Ela é a primeira a escutar a Palavra de Deus e dela nasce Aquele que é a Palavra. E, simultaneamente, Ela é a que mais perfeitamente cumpriu a vontade de Deus: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra (Lc 1,38), responde ao anjo na Anunciação.
Jesus revela-nos de que precisamos, também nós, para chegar a ser seus familiares: Aqueles que ouvem...(Lc 8,21) e, para ouvir é necessário que nos aproximemos, tal como os seus familiares, que chegaram até onde Ele estava, mas não podiam aproximar-se por causa da multidão. Os familiares esforçam-se por se aproximar, seria conveniente que nos perguntássemos se lutamos e procuramos vencer os obstáculos que encontramos na hora de nos aproximarmos da Palavra de Deus. Dedico, todos os dias, uns minutos a ler, escutar e meditar a Sagrada Escritura? S. Tomás de Aquino recorda-nos que: é necessário que meditemos continuamente a Palavra de Deus(...) ; esta meditação ajuda fortemente na luta contra o pecado.
E, finalmente, cumprir a Palavra de Deus. Não basta escutar a Palavra; é necessário cumpri-la, se queremos ser membros da família de Deus. Temos de pôr em prática aquilo que nos diz! Por isso será bom que nos perguntemos se só obedeço quando aquilo que se me pede me agrada ou é relativamente fácil, e, pelo contrário, quando há que renunciar ao bem-estar, ao bom nome, aos bens materiais ou ao tempo disponível para o descanso..., ponho a Palavra entre parêntesis até que cheguem melhores tempos. Peçamos à Virgem Maria que escutemos como Ela e cumpramos a Palavra de Deus para andarmos assim no caminho que conduz à felicidade duradoura.

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «Ó Filho Único e Verbo de Deus, sendo imortal, vos dignastes por nossa salvação encarnar-vos da Santa Mãe de Deus e sempre Virgem Maria, vós que sem mudança vos tomastes homem e fostes crucificado, ó Cristo Deus, que por vossa morte esmagaste a morte, sois Um da Santíssima Trindade, glorificado com o Pai e o Espirito Santos, salvai-nos!» (São João Crisóstomo)

- «Só no Verbo que se fez carne, cujo amor se cumpre na cruz, a obediência é perfeita» (Bento XVI)

- «Pela fé, o homem submete completamente a Deus a inteligência e a vontade; com todo o seu ser, o homem dá assentimento a Deus revelador. A Sagrada Escritura chama «obediência da fé» a esta resposta do homem a Deus revelador (cf. Rom 1,5)» (Catecismo da Igreja Católica, nº 143)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2025-09-23

Reflexão

A obediência em Jesus é o verdadeiro culto a Deus

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje Cristo pede a nossa obediência. A "Carta aos Hebreus" classifica o culto do Antigo Testamento como "sombra" à vista da insuficiência dos sacrifícios de animais, de que Deus não necessita e nos quais o homem não dá a Deus o que Ele poderia esperar do homem. A autêntica veneração a Deus encontra-se na vida marcada pela sua Palavra e dentro dela.
Porém, a nossa obediência é sempre deficiente. A nossa moralidade pessoal não basta para reverenciar Deus corretamente. Por isso, o Filho se fez carne e assumiu um corpo humano, tornando possível uma nova forma de obediência, que vai mais além de todo o cumprimento humano dos Mandamentos. No seu Corpo, Jesus Cristo devolve a Deus toda a humanidade. Só no Verbo que se fez carne, cujo amor se cumpre na Cruz, a obediência é perfeita.
—Jesus, tu que és Deus feito carne, leva-nos contigo a todos e oferece o que não poderíamos dar só por nós próprios.
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2025-09-23

Comentário do Evangelho

Para sermos irmãos de Jesus, devemos ouvir e cumprir a Palavra de Deus


Hoje as palavras de Jesus “trazem rastro” porque vêm de longe. Na antiguidade o amor a Deus se concentrava em animais. Isto era só uma sombra do autêntico culto. Deus não precisa de animais, nem do sangue dos animais pode apagar os pecados. Quantas vezes fazemos “sacrifícios” e resulta que não é o que precisam meus pais ou irmãos? Nem é o que Deus espera, porque são “sacrifícios” que “sacrificam” (incomodam) aos outros.
—Quer realmente honrar a Deus? Ajuste-se à sua vontade. Onde está sua vontade? Em sua Palavra… e em sua oração. Todos sairemos ganhando! E você será irmão (inclusive “mãe”) de Jesus!
https://family.evangeli.net/pt/feria/2025-09-23

Meditação

A Palavra: dos ouvidos ao coração!

Jesus não perde a oportunidade de revelar o mistério do Reino do Pai. Devido à multidão que o cercava, sua mãe e seus irmãos não conseguiam chegar até Ele. Anunciam-lhe que esses parentes o querem ver. Sem negar tal parentesco carnal, demonstra existir outro parentesco e até mais profundo que aquele. Por um lado, apresenta-se, até se define, como quem ouve a Palavra do Pai e a põe em prática. E quem assume essa sua atitude definidora, de ouvir e praticar tal Palavra, essa pessoa é que, de fato, se faz sua mãe e seus irmãos, seus reais familiares. A família que veio instaurar e inaugurar na terra é dos que afinam ouvidos, coração e atitudes com o que o Pai nos diz, e vivem essa Palavra.
Coleta
DEUS ETERNO E TODO-PODEROSO, que destes ao presbítero São Pio a graça singular de participar da cruz de vosso Filho e, por seu ministério, renovastes as maravilhas de vossa misericórdia, concedei-nos, por sua intercessão, que nos associemos continuamente à paixão de Cristo e cheguemos alegremente à glória da ressurreição. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=23%2F09%2F2025&leitura=meditacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário