quarta-feira, 6 de agosto de 2025

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 06/08/2025

ANO C


Lc 9,28b-36

Comentário do Evangelho

A Transfiguração de Jesus


Jesus sobe à montanha acompanhado de Pedro, Tiago e João para orar. Durante esse momento, algo da sua glória futura é revelado, ainda antes de sua paixão, morte e ressurreição. A transformação impressionante de Jesus, com seu rosto e vestes brilhando de branco enquanto orava, faz lembrar a experiência de Moisés, cuja face foi transfigurada em glória ao descer do Monte Sinai. Foi nesse mesmo monte que Elias sentiu a presença de Deus se manifestar em uma brisa suave. Os dois, representando a Lei e os profetas, conversam com Jesus, o que remete à promessa da vinda gloriosa do Messias (Ml 3,22). Eles falam sobre o sofrimento e a morte de Cristo em Jerusalém, algo que também vivenciaram, ao sofrerem pelas dificuldades e perseguições enquanto guiavam Israel. Quando os discípulos despertam do sono, testemunham a glória do Mestre e propõem construir tendas para ele, Moisés e Elias, desejando permanecer com eles. Eles são envoltos pela presença divina, simbolizada por uma nuvem, como na tenda do encontro (Ex 40,35). De dentro da nuvem, a voz de Deus confirma a missão de Jesus, dizendo que ele deve ser ouvido pelos discípulos. Moisés e Elias desaparecem, e, sozinhos com o Mestre, os discípulos aguardam o momento certo para romper o silêncio e divulgar essa experiência, que será cumprida no mistério da Páscoa.
https://catequisar.com.br/liturgia/a-transfiguracao-de-jesus/

Comentário do Evangelho

Este é meu filho, o escolhido. Ouvi-o!


Jesus toma consigo Pedro, Tiago e João para subir à montanha para orar. Um pouco da glória futura já é apresentada, antes mesmo de sua paixão, morte e ressurreição. A mudança deslumbrante do rosto e das vestes brancas de Jesus ao rezar lembra o rosto de Moisés, transfigurado em glória na descida da montanha do Sinai. Lá também Elias experimentou Deus se revelar em uma brisa suave. Os dois, ícones da Lei e dos profetas, conversam com Jesus, o que lembra a vinda gloriosa do Messias (Ml 3,22). Tratam do sofrimento e da morte de Cristo em Jerusalém, assim como também eles sofreram provações e perseguições na condução de Israel. Os discípulos despertam do sono, veem a glória do Mestre e propõem armar tendas para Jesus, Moisés e Elias, e permanecer com eles. São tomados pela presença de Deus na sombra de uma nuvem, como na tenda do encontro (Ex 40,35). Dela, a voz de Deus confirma a missão do Filho que deve ser ouvido pelos discípulos. Moisés e Elias desaparecem. Agora, sozinhos com o Mestre, devem esperar o tempo oportuno para romper o silêncio e anunciar essa experiência plenificada no mistério pascal.
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.
Fontes: https://www.facebook.com/ParoquiaSantaCruzCampinas e https://www.comeceodiafeliz.com.br/evangelho/este-e-meu-filho-o-escolhido-ouvi-o-06-08-2025

Reflexão

Jesus, acompanhado de três apóstolos mais próximos, sobe a montanha para rezar. Enquanto isso, acontece a transfiguração, que visa mostrar que a paixão e a morte de Jesus fazem parte do projeto do Pai. Moisés e Elias – representantes da Lei e dos Profetas – conversam sobre a morte que Jesus irá enfrentar em Jerusalém. Os apóstolos que acompanharam o Mestre caem no sono. Ao despertar, veem a glória de Jesus. Fascinados pela beleza, sugerem eternizar essa realidade, fixando moradia no cimo da montanha. Uma voz vem da nuvem e pede que escutem e sigam o que o Filho determina, pois ele é o Filho amado do Pai. Essa narrativa confirma que Jesus é verdadeiro Deus e procura encorajar seus seguidores para que não o abandonem, mesmo diante das dificuldades. Deixemo-nos transfigurar para transformar a realidade que nos aguarda na planície, onde realizamos nossa missão.
(Dia a Dia com o Evangelho 2025 - PAULUS)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/6-quarta-feira-10/

Reflexão

«Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas (...)»

Rev. D. Antoni CAROL i Hostench
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)

Hoje, meditando na Transfiguração, intuímos a situação do homem no Céu. O que mais nos interessa é contemplar a reação espontânea dos “interlocutores terrestres” dessa cena. Uma vez mais, é Simão Pedro que toma a palavra: «Mestre, é bom ficarmos aqui» (Lc 9,33). É maravilhoso comprovar que, só por ver o Corpo de Cristo em estado glorioso, Pedro se sente plenamente feliz: não sente falta de mais nada.
«Vamos fazer três tendas, uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias». A reação de Pedro mostra o dinamismo mais autêntico do amor: já não pensa na sua comodidade; ele quer manter aquela situação de profunda felicidade, procurando o bem dos outros (neste caso, interpretado de uma maneira muito humana: umas tendas!). É a manifestação mais clara do verdadeiro amor: sou feliz porque te faço feliz; sou feliz entregando-me à tua felicidade.
Além disso, é muito revelador o facto de Simão reconhecer intuitivamente Moisés e Elias. Pedro, logicamente, tinha conhecimento da sua existência, mas nunca os tinha visto (tinham vivido séculos antes!) E, apesar disso, reconhece-os imediatamente (como se os tivesse conhecido desde sempre). Eis aí uma amostra do elevado grau de conhecimento do homem no Céu: ao contemplar Deus “face a face”, experimentará um incremento inimaginável do seu saber (uma participação muito mais profunda na Verdade). Finalmente, «a “divinização” no outro mundo trará ao espírito humano uma tal “gama de experiências” da verdade e do amor, que o homem nunca teria podido alcançar na vida terrena» (S. João Paulo II).
Finalmente, Simão, só por ver Moisés e Elias, não somente os conhece de repente, como também os ama imediatamente (pensa em fazer uma tenda para cada um deles). São Pedro, Papa (o primeiro da Igreja), mas pescador, expressa este amor de uma maneira simples; Sta. Teresa, freira, mas Doutora (da Igreja) expressou a lógica do amor de maneira profunda: «O contentamento de contentar o outro excede o meu contentamento».

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «Apareceu toda a Trindade: o Padre na voz, o Filho no homem, o Espírito na nuvem luminosa» (São Tomás de Aquino)

- «Com Pedro, Santiago e João, nos também subimos hoje no monte da Transfiguração e nos detemos na contemplação da face de Jesus, para recolher a mensagem e aplicá-lo em nossa vida; para que também nós possamos ser transfigurados pelo amor» (Francisco)

- «No limiar da vida pública, o baptismo; no limiar da Páscoa, a transfiguração (...) dá-nos um antegozo da vinda gloriosa de Cristo, “que transfigurará o nosso corpo miserável para o conformar com o seu corpo glorioso” (Fl 3,21). Mas lembra-nos também que “temos de passar por muitas tribulações para entrar no Reino de Deus” (Act 14,22)» (Catecismo da Igreja Católica, n° 556)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2025-08-06

Reflexão

O Céu

Rev. D. Antoni CAROL i Hostench
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)

Hoje, meditando na Transfiguração, intuímos a situação do homem no Céu. É maravilhoso comprovar que, só por ver o Corpo de Cristo em estado glorioso, Pedro se sente plenamente feliz: não sente falta de mais nada.
“Vamos fazer três tendas, uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. A reação de Pedro mostra o dinamismo mais autêntico do amor: já não pensa na sua comodidade; ele quer manter aquela situação de profunda felicidade, procurando o bem dos outros. É a manifestação mais clara do verdadeiro amor: sou feliz porque te faço feliz; sou feliz entregando-me à tua felicidade. Simão, só por ver Moisés e Elias, não somente os conhece de repente, como também os ama imediatamente (pensa em fazer uma tenda para cada um deles).
—São Pedro, Papa (o primeiro da Igreja), mas pescador, expressa este amor de uma maneira simples; Sta. Teresa de Jesus, freira, mas Doutora (da Igreja) expressou a lógica do amor de maneira profunda: “O contentamento de contentar o outro excede o meu contentamento”.
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2025-08-06

Comentário do Evangelho

Jesus levou consigo Pedro, João e Tiago, e subiu à montanha para orar. Enquanto orava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou branca e brilhante. Pedro disse a Jesus: «Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias».


Hoje, meditando na Transfiguração, intuímos a situação do homem no Céu. É maravilhoso comprovar que, só por ver o Corpo de Cristo em estado glorioso, Pedro se sente plenamente feliz: não sente falta de mais nada. A reação de Pedro mostra o dinamismo mais autêntico do amor: sou feliz porque te faço feliz; Simão, só por ver Moisés e Elias, não somente os conhece de repente, como também os ama imediatamente (pensa em fazer uma tenda para cada um deles).
—Sta. Teresa de Jesus, freira, mas Doutora (da Igreja) expressou a lógica do amor de maneira profunda: “O contentamento de contentar o outro excede o meu contentamento”.
https://family.evangeli.net/pt/feria/2025-08-06

Meditação

A Palavra: dos ouvidos ao coração!

Jesus mostra aos discípulos que a paixão-morte será o resultado da missão que cumprirá em total fidelidade ao Pai, que até declara a seu respeito: “Este é o meu Filho, o Escolhido”. E Jesus adianta que seus discípulos não terão sorte menos exigente, pois é ainda o Pai que lhes propõe: “Escutai o que Ele diz!”; assumam o mesmo caminho de meu Filho, pois a Ele e seus seguidores, eu os ressuscitarei. É o que Jesus nos garante sob testemunho dos três discípulos na Transfiguração. Fez brilhar primeiro em si mesmo-Cabeça “o esplendor que iria refulgir em todos os membros de seu corpo”, que é a Igreja, que somos nós. Ainda encorajador é que Moisés e Elias também se apresentam já transfigurados, “revestidos de glória”. Coragem! Vale a pena!
Oração
Ó DEUS, na gloriosa Transfiguração de vosso Filho Unigênito, confirmastes os mistérios da fé pelo testemunho de Moisés e Elias e mostrastes de modo admirável a plenitude da nossa adoção de filhos; concedei a nós, vossos servos e servas, que, ouvindo a voz do vosso próprio Filho amado, mereçamos ter parte em sua herança. Ele, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=06%2F08%2F2025&leitura=meditacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário