terça-feira, 29 de julho de 2025

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 28/07/2025

ANO C


Mt 13,31-35

Comentário do Evangelho

O Reino de Deus nas Parábolas


Após a parábola do semeador, Jesus compartilha mais duas parábolas que ilustram a realidade do Reino de Deus. Nelas, um homem e uma mulher atuam como colaboradores na ação misteriosa do Reino. Não há distinção entre os sexos; todos são chamados a trabalhar na messe. A pequena semente de mostarda, que é a menor de todas as sementes, e a pequena quantidade de fermento são contrastadas com a grandiosidade da árvore e a abundância da massa fermentada. A simplicidade e a pequenez do Reino se transformam, com o tempo, em algo grandioso.
Sobretudo, a imagem de Israel é retratada como um broto que logo se transforma numa árvore frondosa, capaz de acolher todos os povos, assim como as aves que se aninham em seus ramos, conforme descrito em Ezequiel 17:22-24. Na parábola do fermento, Jesus destaca a invisibilidade do Reino, que, embora presente de maneira modesta, age de forma eficaz no mundo. Essa imagem nos lembra que, apesar das dificuldades enfrentadas, a ação de Deus é silenciosa, mas transforma.
Em seguida, as parábolas oferecem uma mensagem de confiança e perseverança para as primeiras comunidades cristãs e para nós, hoje. Elas nos inspiram a perceber nas pequenas coisas a ação de Deus. Em tempos de desafios, somos chamados a ser como o grão de mostarda e o fermento, que colaboram para um mundo melhor, por mais imperceptíveis que possam parecer. A lição é clara: é através da simplicidade e da pequenez que o Reino de Deus se revela em sua grandeza.
Portanto, assim como o grão de mostarda cresce e se torna uma árvore frondosa, também devemos confiar que, através de nossa ação humilde e discreta, podemos contribuir para um mundo transformado pelo Reino de Deus.
https://catequisar.com.br/liturgia/o-reino-de-deus-nas-parabolas/

Reflexão

Jesus utiliza duas parábolas de origem agrícola para explicar ao povo como é o Reino de Deus. Seu objetivo principal é mostrar o dinamismo da Palavra que está anunciando e o processo de instauração do Reino, que começa pequeno, humilde, frágil, mas cresce até envolver toda a humanidade. Assim como a semente de mostarda e o fermento, o Reino de Deus vai se instaurar no mundo e todos serão tocados por ele. Para isso se concretizar, basta abrir o coração, escutar a Palavra e aceitar a Deus, renunciando aos falsos deuses que ainda hoje sobressaem na sociedade. As duas parábolas procuram iluminar aqueles que, diante de tanta injustiça no mundo, são tentados a desanimar ou desistir.
(Dia a Dia com o Evangelho 2025 - PAULUS)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/28-segunda-feira-9/

Reflexão

«Nada lhes falava sem usar de parábolas»

Rev. D. Josep Mª MANRESA Lamarca
(Valldoreix, Barcelona, Espanha)

Hoje, o Evangelho apresenta-nos Jesus predicando aos seus discípulos. E o faz do jeito que nele é habitual, através das parábolas, quer dizer, empregando imagens simples e comuns para explicar os grandes mistérios escondidos do Reino. Assim todo mundo podia entender, desde as pessoas com maior formação até as menos formadas.
«O Reino dos Céus é como um grão de mostarda...» (Mt 13,31). Os grãos de mostarda não se veem, são muito pequenos, mas se temos cuidado deles e os regamos... Acabam se tornando em grandes árvores. «O Reino dos Céus é como o fermento que uma mulher pegou e escondeu em três porções de farinha...» (Mt 13,33). O fermento não se vê, mas se não estivesse aí, a massa não subiria. Assim também é a vida cristã, a vida da graça: não se percebe no exterior, não faz barulho, mas... Se você deixa que se introduza no seu coração, a graça divina vai fazendo frutificar a semente e transformando assim às pessoas pecadoras em santas.
Esta graça divina dá-se nos pela fé, pela oração, pelos sacramentos, pela caridade. Mas a vida da graça é, sobretudo, um dom que devemos esperar e desejar com humildade. Um dom que sábios e eruditos deste mundo não sabem valorar, mas que Deus Nosso Senhor quer fazer chegar aos humildes e simples.
Tomara que quando nos procure, encontre-nos não no grupo dos orgulhosos, mas naquele dos humildes, que se reconhecem fracos e pecadores, mas muito agradecidos e confiando na bondade do Senhor. Assim, o grão de mostarda chegará a ser uma grande árvore; assim o fermento da Palavra de Deus dará em nós frutos de vida eterna. Porque, «quanto mais se abaixa o coração pela humildade, mais se levanta até a perfeição» (São Agostinho).

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «No tenha medo ao mundo paganizado, porque o Senhor nos procura justamente para que sejamos fermento, sal e luz no médio deste mundo. Não te preocupes, que o mundo não te fara dano, só se você quiser» (São Josemaría)

- «A família que vive a alegria da fé, a comunica espontaneamente, é sal da terra e luz do mundo, é fermento para toada a sociedade» (Francisco)

- «Sendo próprio do estado dos leigos viverem a sua vida no meio do mundo e dos assuntos profanos, eles são chamados por Deus a exercer a seu apostolado no mundo à maneira de fermento» (Catecismo da Igreja Católica, n° 940)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2025-07-28

Reflexão

O tempo de Jesus é o da semeadura e da semente

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, Jesus diz-nos que os caminhos de Deus nunca nos conduzem a rápidos resultados. De fato, no começo, Jesus foi parar à cruz. Até os seus discípulos lhe faziam perguntas parecidas: —O que se passa?, Porque não nos seguem?, Então Ele respondia-lhes com as parábolas do grão de mostarda ou da levadura, para que compreendessem que a medida que Deus utiliza não é a estatística.
Portanto, o que aconteceu com o grão de mostarda e um pouco de levadura foi algo enormemente importante e decisivo, apesar de, naquela altura eles não o terem podido ver. Para conhecer os resultados nestas questões devemos esquecer-nos totalmente das proporções quantitativas. O cristianismo não é um negocio que se contabilize fazendo cálculos do tipo “estamos a vender muito”, “temos uma boa política de vendas”...
—Nós prestamos um serviço que depois pomos nas mãos do Senhor. O tempo de Jesus, o tempo dos discípulos, é o da sementeira e da semente: é promessa já presente no hoje.
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2025-07-28

Comentário sobre o Evangelho

Parábolas de Jesus: O grão de mostarda


Hoje Jesus nos mostra outra característica de seu Reino: a humildade, a discrição. De fato, Deus mesmo nasceu pequeno e morreu “pequeno”. A Igreja nasceu pequena e deve permanecer humilde. O Império (Roma), seu Imperador (César Augusto), o Rei (Herodes), o Governador (Pôncio Pilatos) foi muito maior…
—Passados os séculos, se cumpriu a “Parábola do grão de mostarda”: daqueles “grandes” não fica nada; Jesus Cristo, em compensação, está vivo e vive em todas as partes.
https://family.evangeli.net/pt/feria/2025-07-28

Meditação

A Palavra: dos ouvidos ao coração!

Apesar do ser humano, por muitas vezes, agir de maneira contraditória e ingrata, Deus continua a confiar e inspirar aqueles nos quais Ele encontra espaço para agir. É claro que a proposta do Reino continua aberta a todos! Ele tem paciência e espera nossa aceitação. A Primeira Leitura do Livro do Êxodo revela ingratidão por parte do povo. Foram libertados e se esqueceram do Deus que os libertou! Mesmo assim serão instruídos para a reconciliação e para a maneira como Deus espera que se comportem. As tábuas da Lei que Moisés recebeu no alto da montanha os organizarão, novamente, como um povo. O Evangelho nos indica a maneira que Jesus usa para colocar no coração do povo sua proposta de amor, o seu Reino. É através das parábolas que o Mestre consegue pôr no coração humano sua lei de amor. Como a mostarda e o fermento, o Senhor espera que o tempo nos mostre a grandeza de seu Reino.
Coleta
Ó DEUS, amparo dos que em vós esperam, sem vós nada tem valor, nada é santo. Multiplicai em nós a vossa misericórdia para que, conduzidos por vós usemos agora de tal modo os bens temporais que possamos aderir desde já aos bens eternos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=28%2F07%2F2025&leitura=meditacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário