quinta-feira, 8 de maio de 2025

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 08/05/2025

ANO C


Jo 6,44-51

Comentário do Evangelho

Amém eu vos digo: quem crê tem a vida eterna.


No discurso sobre o Pão da Vida, Jesus está conversando com pessoas muito piedosas, as quais acreditam que, por suas práticas religiosas, podem receber as bênçãos e as graças de Deus. Contudo, a iniciativa que atrai o ser humano ao divino provém do próprio Deus; está na esfera da gratuidade, é puro dom. Aqueles que se abrem à voz de Deus e o ouvem atentamente são capazes de ir a Jesus. Ninguém vê ou conhece o Pai se não for por meio de Cristo. Só ele, que o viu e foi enviado por Deus, é capaz de dar a conhecê-lo. Vendo, crendo e conhecendo a Deus por meio do Messias, terão a vida eterna, cuja fonte está nele. Com isso, Jesus faz oposição entre ele e o maná. Mesmo essencial, evitando a fome no deserto, o povo se alimenta, murmura e morre. Como “Pão da Vida” e “Pão Vivo que desceu do céu”, o Cristo não só dá a vida como também ele mesmo tem a vida em si. Ele dá o acesso à vida eterna por estar unido a Deus. Essa doação do Messias atinge sua própria existência. O Verbo que se encarnou para trazer a salvação ao mundo (Jo 1,14) se realiza em plenitude, dando-se por completo, em carne e em sangue, na cruz.
Pe. Jackson Câmara Silva, INJ, ‘A Bíblia dia a dia 2025’, Paulinas.
Fonte: https://www.facebook.com/ParoquiaSantaCruzCampinas e https://www.comeceodiafeliz.com.br/evangelho/08-05-2025

Reflexão

O Evangelho de hoje traz imagens muito significativas, em clara relação com a Eucaristia, tema forte em João, apesar de este Evangelho não narrar sua instituição na última ceia, como os sinóticos. O ensinamento de que Jesus é o pão da vida perpassa diversas passagens do Evangelho, como o último versículo de hoje, que apresenta uma excelente síntese teológica: descida do céu, dom sacrifical na cruz e vida do Ressuscitado. Somente Cristo pode nos conduzir à vida eterna. Ele deu a vida para que a comunhão com Deus fosse estendida a toda a humanidade e todos pudessem professar a fé no único Deus. Mas não basta termos essa verdade revelada, é preciso que seja compreendida e assimilada, ou seja, precisamos comungar da Eucaristia e praticar o Evangelho para nos aproximarmos dele sempre mais.
(Dia a Dia com o Evangelho 2025 - PAULUS)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/8-quinta-feira-10/

Reflexão

«Eu sou o pão vivo que desceu do céu»

Rev. D. Pere MONTAGUT i Piquet
(Barcelona, Espanha)

Hoje cantamos ao Senhor de quem recebemos a glória e o triunfo. O Ressuscitado se apresenta perante sua Igreja com aquele «Sou o que sou» que o identifica como fonte de salvação: «Eu sou o pão da vida» (Jo 6,48). Em ação de graça, a comunidade reunida em torno ao Vivente o conhece amorosamente e aceita a instrução de Deus, reconhecida agora como o ensino do Pai. Cristo, imortal e glorioso, nos faz lembrar de novo que o Pai é o autêntico protagonista de tudo. Os que o escutam e nele acreditam, vivem em comunhão com o que vêm de Deus, com o único que o tem visto e, assim, a fé é o começo da vida eterna.
O pão vivo é Jesus. Não é um alimento que assimilemos, senão que pelo contrário nos assimila. Ele nos faz ter fome de Deus, sede de escutar sua Palavra que é gozo e alegria do coração. A Eucaristia é antecipação da glória celestial: «Partimos um mesmo pão, que é remédio de imortalidade, antídoto para não morrer, para viver por sempre em Jesus Cristo» (Santo Inácio de Antioquia). A comunhão com a carne de Cristo ressuscitado nos faz acostumar com tudo aquilo que desce do céu, quer dizer, receber e assumir nossa verdadeira condição: Estamos feitos para Deus e somente Ele sacia plenamente nosso espírito.
Mas esse pão vivo não nos fará viver um dia mais além da morte física, senão que nos foi dado agora «pela vida do mundo» (Jo 6,51). O desígnio do Pai, que não nos criou para morrer, está ligado à fé e ao amor. Quer uma resposta atual, livre e pessoal, a sua iniciativa. Cada vez que comemos esse pão, adentremo-nos no Amor mesmo! Já não vivemos para nós mesmos, já não vivemos no erro. O mundo ainda é precioso porque há quem continua amando-o até o extremo, porque há um Sacrifício do qual se beneficiam até os que o ignoram.

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «A participação no corpo e sangue de Cristo nada mais faz senão tornar-nos naquilo que recebemos, e sejamos portadores, no nosso espírito e na nossa carne, d'Aquele em quem e com quem fomos mortos, sepultados e ressuscitados» (S. Leão o Grande)

- «Vivamos a Eucaristia num espírito de fé, de oração, de perdão, de penitência, de alegria comunitária, de preocupação com os mais necessitados, na certeza de que o Senhor realizará aquilo que nos prometeu: a vida eterna» (Francisco)

- «A Eucaristia é fonte e cume de toda a vida cristã´ (Concilio Vaticano II).Os restantes sacramentos, assim como todos os ministérios eclesiásticos e obras de apostolado, estão vinculados com a sagrada Eucaristia e a ela se ordenam. Com efeito, na santíssima Eucaristia está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, nossa Páscoa» (Catecismo da Igreja Católica, nº 1324)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2025-05-08

Reflexão

João 6: a Palavra se faz “pão”, em primeiro lugar, através da Encarnação

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, as palavras de Jesus revelam como nos podemos “alimentar” de Deus e viver Dele: Deus torna-se “pão” para nós, especialmente, na encarnação do Logos (a Imagem de Deus, o Filho de Deus). A Palavra fez-se Carne! O Logos fez-se um de nós e entra assim no nosso âmbito, naquilo que nos é acessível.
Mas, para lá de encarnação da Palavra, ainda é necessário mais um passo que Jesus menciona nas palavras finais do seu sermão: a sua carne é vida “para” o mundo (cf. 6,51). Desta forma, alude-se para lá da encarnação, ao objeto interior e à sua última realização: a entrega que Jesus fez de si mesmo até à morte e o mistério da Cruz.
Jesus fez-se homem para se entregar e ocupar o lugar do sacrifício dos animais, que apenas poderiam ser os gestos de um anseio, mas não uma resposta. Em definitiva, o Pão contém o mistério da paixão.
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2025-05-08

Comentário sobre o Evangelho

Jesus fala aos discípulos sobre o grande mistério da Eucaristia


Hoje, Jesus continua a pregar à multidão de judeus que alimentou com a multiplicação dos pães e dos peixes. Agora fala-lhes do seu Pai do céu. É certo que Moisés tinha falado com Deus como de amigo para amigo. Mas Jesus está mais elevado: Jesus fala com o Pai não como amigo, mas como o Filho eterno perante o seu Pai.
- Deus não está longe. Mas, para O termos ainda mais perto, enviou o seu Filho e Jesus ficou conosco na Eucaristia. Temos um “Deus-conosco”.
https://family.evangeli.net/pt/feria/2025-05-08

Meditação

A Palavra: dos ouvidos ao coração!

O Espírito Santo conduz a Igreja de Cristo. Os Atos dos Apóstolos têm nos narrado essa verdade. No episódio de hoje, Filipe catequiza e batiza um eunuco. Tudo isso acontece por graça de Deus! Ser batizado significa aderir à Missão de Jesus. Todo batizado é missionário e deve cumprir sua missão de evangelizar.
Evangelizamos de muitas maneiras: na família, no trabalho, na escola, sempre que procuramos viver o que aprendemos da fé. E mesmo quando fraquejamos, Jesus se apresenta como o Pão vivo, descido do céu, para nos animar em nossa caminhada de fé e nos fortalecer em nossa missão.
Se nosso coração se mantiver aberto à ação do Espírito Santo, constantemente teremos a certeza de que esse pão nos alimenta verdadeiramente, por isso, sempre o buscaremos, com esperança e alegria.
Oração
DEUS ETERNO E TODO-PODEROSO, nestes dias em que nos fizestes conhecer toda a riqueza da vossa misericórdia, derramai-a sobre nós com maior generosidade, para tornar mais firmes em vossa verdade aqueles que libertastes das trevas do erro. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=08%2F05%2F2025&leitura=meditacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário