quinta-feira, 3 de outubro de 2024

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 03/10/2024

ANO B


Lc 10,1-12

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Missão dos setenta e dois


Dando ênfase à formação dos discípulos na primeira etapa da subida a Jerusalém, Jesus envia 72 deles em missão, com recomendações muito precisas. Trata-se de um verdadeiro exercício de prática pastoral organizado por Jesus e continuado pelas comunidades dos primeiros tempos. Esta prática não se perdeu. Existe ainda hoje. Por detrás das recomendações de Jesus há um espírito e uma maneira de ver a Igreja e sua missão, que devem perdurar em todas as ações da Igreja: a força é o Cristo, o anúncio é o Reino, o que fica é a paz.
Cônego Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2024’, Paulinas.
Fontes: https://catequisar.com.br/liturgia/missao-dos-setenta-e-dois/ e https://www.comeceodiafeliz.com.br/evangelho/missao-dos-setenta-e-dois-03102024

Reflexão

Jesus envia seus discípulos “como ovelhas no meio de lobos”. A perspectiva de rejeição assusta. Entretanto, é possível entrever um movimento carregado de esperança: evangelizar é transformar uma sociedade de lobos numa sociedade de irmãos. Com efeito, os discípulos levam a mansidão, a pobreza, o espírito de paz. Sem exigências, “comendo e bebendo o que tiverem”. Curam os doentes e anunciam o Reino de Deus. Recebem a justa retribuição pelo trabalho, e batem os pés como gesto de julgamento contra os inimigos do Reino. Naturalmente, essa benéfica transformação entra em choque com o egoísmo de muitos e as estruturas sociais injustas. Diante do panorama um tanto sombrio da missão, os discípulos não precisam recuar de medo. Eles vão em nome de Jesus: “O Senhor […] os enviou à sua frente”.
(Dia a dia com o Evangelho 2024)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/3-quinta-feira-9/

Reflexão

«Pedi (...) ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para sua colheita»

Rev. D. Ignasi NAVARRI i Benet
(La Seu d'Urgell, Lleida, Espanha)

Hoje Jesus nos fala da missão apostólica. Porém «escolheu outros setenta e dois e enviou-os, dois a dois» (Lc 10,1), a proclamação do Evangelho é uma tarefa «que não pode ser delegada a uns poucos especialistas» João Paulo II: todos estamos chamados a essa tarefa e, todos vamos sentirmos responsáveis dela. Cada um desde seu lugar e condição. O dia do Batismo nos disseram: «Sois Sacerdote, Profeta e Rei para a vida eterna». Hoje mais que nunca, nosso mundo precisa do testemunho dos seguidores de Cristo.
«A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos» (Lc 10,2): É interessante esse sentido positivo da missão, pois o texto não diz: «Há muito para semear e poucos trabalhadores». Talvez, hoje teríamos que falar desse jeito, pelo grande desconhecimento de Jesus Cristo e sua Igreja em nossa sociedade. Um olhar esperançado da missão gera otimismo e ilusão. Não nos deixemos abater pela desilusão e a desesperança.
No inicio, a missão que nos espera é, ao mesmo tempo, apaixonante e difícil. O anúncio da Verdade e da Vida, nossa missão, não pode nem deve pretender forçar a adesão, pelo contrário, deve suscitar uma livre adesão. As ideias, devem se propor e não impor, nos lembra o Papa.
«Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias...» (Lc 10,4): a única força do missionário deve ser Cristo. E para que ele encha sua vida, é preciso que o evangelizador se esvazie de tudo aquilo que não é Cristo. A pobreza evangélica é um requisito importante e, ao mesmo tempo, o testemunho mais crível que o apóstolo pode dar, além de que só esse desprendimento nos fará livres.
O missionário anuncia a paz. É portador de paz, porque leva a Cristo, o Príncipe da Paz. Por isso, «Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: A paz esteja nesta casa! Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; senão, ela retornará a vós» (Lc 10,5-6). Nosso mundo, nossas famílias, nosso Eu pessoal, têm necessidade de Paz. Nossa missão é urgente e apaixonante.

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «A fé nasce da mensagem, e a mensagem consiste em falar de Cristo. Portanto, a predicação da palavra de Deus é necessária para a vida espiritual, como a semeadura é necessária para a vida do corpo» (São Lourenço de Brindes)

- «A testemunha da vida cristã é a primeira e insubstituível forma da missão: Cristo, de cuja missão somos continuadores, é do “Testigo” por excelência, e o modelo da testemunha cristã» (São João Paulo II)

- «O povo santo de Deus participa também da função profética [do ensino] de Cristo (...) e aprofunda o conhecimento da mesma, e se torna testemunha de Cristo no meio deste mundo» (Catecismo da Igreja Católica, n° 785)
https://evangeli.net/evangelho/feria/2024-10-03

Reflexão

Os fiéis laicos no Povo de Deus

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje aparece um conjunto de seguidos de Cristo mais amplo que o grupo específico dos doze Apóstolos. Ali, nesse conjunto de “enviados”, estão tanto os Doze —que serão “fiéis ordenados”, sacerdotes, a partir da Última Ceia — como também um grande grupo de “fiéis não ordenados”, quer dizer, fiéis correntes da Igreja, fiéis laicos. Não são duas “classes” ou “categorias”, senão dois modos de pertencer — por meio do Batismo — ao único “Povo de Deus” encabeçado por Cristo.
A relação entre esses dois modos de se incorporar à Igreja deve se entender a partir da relação de confiança entre “pastor” e “rebanho”, significando o mesmo que expressão “Povo de Deus”: Um povo dedicado a Deus que está em caminho, em peregrinação, ao longo da história.
—Ser laico é a forma normal de ser Cristiano e de viver o Evangelho abordando as questões quotidianas deste mundo. Abranger e transformar o mundo no cristianismo: Eis aqui o autêntico apostolado dos leigos!
https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2024-10-03

Comentário sobre o Evangelho

Jesus envia seus seguidores para proclamar o Reino de Deus


Hoje, perguntamo-nos se talvez nós próprios não devíamos juntar-nos também a este primeiro grupo de enviados pelo Senhor. São coisas do passado? Vinte séculos depois, as coisas não mudaram. Do coração de Deus continua a sair o mesmo queixume: «A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos: pedi ao dono da seara que mande trabalhadores para a sua seara». Deus continua a procurar colaboradores no meio do mundo para exortar o mundo.
- «Os setenta e dois voltaram muito contentes». É claro! Há algo melhor do que viver com Jesus, estudar com Jesus,… com Jesus? Onde levares a paz e a alegria, aí estará Cristo a passar. «Ponham-se a caminho!».

Meditação

Os setenta e dois discípulos são enviados para anunciar a salvação e preparar a chegada de Jesus àqueles povoados. Eles devem estar preparados para ver recusado seu anúncio. Mesmo nesse caso, ao partirem, devem repetir o anúncio: “Mas agora, de fato, Deus oferece salvação!” Devo fazer o mesmo quando não sou aceito ao tentar ajudar. Sem me sentir ofendido, sem me querer impor, devo continuar à disposição.
Oração
Ó DEUS, concedestes admirável constância no martírio aos Santos André e Ambrósio, presbíteros, Mateus Moreira e seus companheiros leigos; fazei que o seu testemunho de fé fortaleça as nossas Comunidades e estimule a ação missionária de vossa Igreja. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário