sábado, 29 de junho de 2024

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 29/06/2024

ANO B


Mt 8,5-17

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Jesus ficou admirado com a fé do centurião


Descendo da montanha, Jesus se depara com o sofrimento humano: lepra, paralisia, febre, possessos, muitos doentes. São Mateus escreve que Jesus curou todos os que estavam doentes. Assim ele realizou o que o profeta Isaías disse do Servo Sofredor: “Assumiu nossas dores e carregou nossas enfermidades”. A partir daí, em Jesus, o sofrimento adquiriu um significado redentor.
Cônego Celso Pedro da Silva,
Fontes: https://catequisar.com.br/liturgia/jesus-ficou-admirado-com-a-fe-do-centuriao/ https://www.comeceodiafeliz.com.br/evangelho/vai-que-se-cumpra-como-acreditaste-290602024

Reflexão

Um centurião, no exército romano, comandava cem soldados. Não pertencia ao povo de Israel. Sabendo que qualquer judeu observante não podia entrar em sua casa, pede que Jesus cure, a distância, o seu criado. E o faz com profunda fé e humildade: “Eu não sou digno”. Pela fé, altamente elogiada pelo Senhor, ele entra na comunidade cristã. Os pagãos chegam para fazer parte da comunidade de Jesus, ao passo que os “filhos do Reino” (povo de Israel) afastam-se da luz (o próprio Jesus) e se perdem na escuridão. Jesus toma a iniciativa e, sem proferir palavras, segura a mão da sogra de Pedro, “e a febre a deixou”. Imediatamente “ela se levantou e começou a servi-lo”. Com uma palavra, Jesus cura ainda numerosos outros enfermos: “Ele assumiu nossas fraquezas e carregou nossas doenças” (cf. Is 53,4).
(Dia a dia com o Evangelho 2024)
https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/29-sabado-9/

Meditação

Diante da fé mostrada por aquele pagão, Jesus lembra-nos que seu poder de salvação é mais amplo do que imaginamos. Atinge também aqueles que estão longe, e, talvez, nunca ouviram falar dele. Lembra-nos ainda que não basta conhecer o Evangelho ou pertencer à Igreja. Isso é um privilégio, mas que de nada nos adiantará se não aproveitarmos as facilidades de salvação que temos.
Oração
Concedei-nos, Senhor, a graça de sempre temer e amar vosso santo nome, pois nunca cessais de conduzir os que firmais solidamente no vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário