
Saibamos perceber a dor e o sofrimento do próximo
Jesus é aquele que vê o que ninguém vê ou não se propõe a ver. Ele vê a dor, a aflição e o sofrimento do outro
“Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: ‘Queres ficar curado?’ O doente respondeu: ‘Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente’.” (João 5,6-8)
Aquele homem tentava há tanto tempo! Ele se esforçava, dava o seu salto com dificuldade, mas quando ele estava para chegar na água, outro passava na frente e o deixava para trás.
Jesus é Aquele que vê o que ninguém vê ou não se propõe a ver. Ele vê a dor, a aflição e o sofrimento do outro. Quantos estão ao nosso lado sofrendo mais do que nós, passando por necessidades grandes e terríveis na vida, mas nós não temos o olhar de Jesus, não temos o olhar da misericórdia para ver a dor nem o sofrimento do outro.
Jesus se move de compaixão por esse homem, por isso pergunta a ele se desejava ficar curado, em outras palavras, se ele desejava ser ajudado, e ele prontamente respondeu: “Senhor, eu não tenho quem faça por mim. Eu tento, mas chegam na minha frente”.
Quando o mundo gira em torno de nós, buscamos estar sempre à frente do outro, e, muitas vezes, ocupamo-nos daquilo que é nosso e deixamos para trás o outro. Lamentamos, choramos e nos compadecemos, mas não nos movemos pela compaixão de cuidar, ajudar, estender a mão e carregar no colo.
Não deixemos que aquilo que a Quaresma nos chama a viver continue fechado e amarrado em nós. Não continuemos sendo aquelas pessoas egoístas, para as quais o mais importante somos nós mesmos, a nossa vida, que o mais importante é cuidar de nós.
Aquele que encontra Jesus torna-se servidor do outro, não coloca seus sofrimentos e dores na frente da dor e dos sofrimentos dos outros.
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova

Nenhum comentário:
Postar um comentário