sábado, 11 de julho de 2015

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 11/07/2015

ANO B


Mt 10,24-33

Comentário do Evangelho

A missão dos discípulos é prolongar na história a memória de Jesus

Como parte do discurso sobre a missão cristã, o início da nossa perícope apresenta o ideal do discípulo de Jesus Cristo e de toda a vida cristã: a configuração da vida do discípulo ao Senhor. Trata-se da dependência radical do servo ao seu Senhor; dependência que não é subserviência, mas aceitação livre de ser como o Mestre que se fez servo de todos. A vocação cristã é vocação para o serviço gratuito e generoso a Deus e aos irmãos. A comunhão e a identificação que caracteriza a relação do Pai e do Filho devem inspirar e caracterizar a relação do discípulo com Jesus (Jo 14,10-11; 15,9-10). Essa comunhão liberta do medo que inibe a proclamação tipicamente cristã, cujo conteúdo é a vitória de Cristo sobre o mal e a morte. O medo, nós o sabemos, é contrário à fé. Somente enfrentando e vencendo o medo é que o discípulo será livre para, inclusive, entregar a própria vida por amor de Deus. Sem desapegar-se da própria vida, não é possível viver a existência em Cristo nem, por isso, se deixar conduzir pelo Espírito de Cristo. A missão dos discípulos, não o esqueçamos, é tornar pública e prolongar na história a memória de Jesus.
Pe. Carlos Alberto Contieri
Oração
Pai, que a perseguição malvada dos que pretendem levar-me a ser infiel à missão recebida de Jesus jamais me impeça de seguir adiante, com coragem.
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=11%2F07%2F2015

Vivendo a Palavra

Três vezes Jesus repete neste pequeno texto a mesma expressão: «Não tenham medo!» Ele bem sabia que onde existe medo, não pode haver amor. Nós somos chamados à confiança absoluta no Pai – único ambiente em que pode prosperar o Amor de verdade: Amor a Deus, que se manifesta no amor aos irmãos.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Aos homens, é impossível entrar no Reino de Deus, mas para Deus, tudo é possível. A salvação não é obra nossa, é ação divina sobre todos nós e é gratuidade do amor misericordioso do nosso Deus que vem ao nosso encontro. Mas, se é obra divina, por que devemos desenvolver o trabalho evangelizador? É porque o próprio Deus, que é amor infinito e poderia ter feito tudo sozinho, quis que todos nós participássemos da divina missão da salvação da humanidade, fazendo de todos nós colaboradores seus. Para nós, cabe corresponder a esse amor através do nosso sim e do anúncio desse Deus amoroso a todas as pessoas.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2015&mes=7&dia=11

Comentário do Evangelho

O MODELO DO DISCÍPULO

Basta olhar para a vida e o destino de Jesus para saber qual será a sorte de seus apóstolos. Não haverá engano! As reações provocadas pela pregação de Jesus seriam também provocadas pela pregação dos apóstolos. As perseguições desencadeadas por causa de seus milagres seriam também desencadeadas por causa do ministério dos apóstolos a serviço da vida. De certo modo, isto pode servir de referencial para a veracidade do seu ministério. Caso os apóstolos sejam cobertos de honrarias e recebam o reconhecimento dos grandes e poderosos, é sinal de que algo não está correto na sua pregação. É normal que as pessoas denunciadas por sua pregação se ergam furiosas contra eles.
A certeza de gozarem a proteção do Pai do céu devia tornar destemidos os apóstolos. Se o Pai cuida dos mais simples elementos da natureza, não haveria de se importar com os apóstolos de seu Filho? Nada haverá de suceder aos apóstolos fora de seu consentimento. Isto reforça-lhes a coragem e dá-lhes forças para resistir.
Afinal, os apóstolos devem temer somente o Pai. Apenas ele tem o poder não só de tirar-lhes a vida física, como fariam seus perseguidores, mas também lançá-los na condenação eterna. Como Jesus foi temente ao Pai, o mesmo deveriam fazer seus apóstolos.
Oração
Senhor Jesus, faz-me seguir teus passos, especialmente, nos momentos difíceis da missão, sem renegar-te jamais.
http://domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2015-7-11

OUÇA AGORA A HOMÍLIA DIÁRIA

Nosso único referencial é Jesus Cristo


Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

http://homilia.cancaonova.com/homilia/nosso-unico-referencial-e-jesus-cristo/

Oração Final
Pai Santo, não permitas que, muitas vezes mascarado como prudência ou maturidade, nós nos escondamos no profundo medo – medo da vida, medo da fé ou medo do convívio franco e confiante com os companheiros de peregrinação por esta terra. Faze-nos ousados seguidores do Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário