sexta-feira, 10 de julho de 2015

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 10/07/2015

ANO B


Mt 10,16-23

Comentário do Evangelho

Na realização da missão é preciso prudência e simplicidade

Trata-se da continuação das orientações para a missão. Jesus previne os seus discípulos acerca da hostilidade que a missão pode sofrer. O próprio Jesus viveu a resistência por parte de seus contemporâneos, foi vítima de calúnias e mentiras, padeceu a rejeição e o abandono, até ser condenado e morto injustamente. O discípulo não é maior que o Mestre. É preciso estar atentos e preparados porque a resistência e a hostilidade não vêm somente de fora, mas também de dentro da comunidade, inclusive da própria família. É por causa de Jesus, em razão de seu seguimento, que os discípulos são perseguidos e tratados, muitas vezes, com hostilidade. Mas é o preço do testemunho autêntico. Na realização da missão é preciso prudência e simplicidade; é fundamental a confiança na presença permanente do Senhor (Mt 28,20). É necessário deixar Deus ser Deus, pois o Espírito que habita o coração dos fiéis inspirará, em cada momento, a atitude e as palavras que convêm. Nenhuma perplexidade deve dominar ou paralisar os enviados pelo Senhor em missão. A confiança em Deus é o sustento da vocação do discípulo de todos os tempos.
Pe. Carlos Alberto Contieri
Oração
Pai, reveste-me com a força do teu Espírito a fim de que eu tenha força suficiente para perseverar, até o fim, no cumprimento da missão recebida de Jesus.
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=10%2F07%2F2015

Vivendo a Palavra

O Mestre instrui seus discípulos sobre como proceder e lhes adverte sobre os perigos que encontrariam. Um texto de profunda atualidade: os profetas de hoje são mal compreendidos pelo mundo e, não raras vezes, até pelos que se dizem igreja e seguidores do Cristo...
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Todo aquele que quer ser discípulo de Jesus deve estar pronto para enfrentar os problemas decorrentes do discipulado. Ser discípulo de Jesus significa não aceitar os contravalores que estão presentes no mundo e que não permitem que haja vida e vida em abundância, mas denunciar esses contravalores como causa de sofrimento e, ao mesmo tempo, anunciar os valores do Evangelho. Ser discípulos de Jesus significa ser profeta da Nova Aliança e arcar com todas as conseqüências do agir profético, ou seja, a perseguição, o sofrimento e até mesmo a morte. A história da Igreja está repleta de mártires, profetas da Nova Aliança que, por acreditarem nos valores do Evangelho, foram perseguidos e derramaram seu sangue como o Cristo.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2015&mes=7&dia=10

Comentário do Evangelho

PERSEVERAR ATÉ O FIM

O quadro da missão descrito por Jesus ao enviar seus apóstolos ajuda-nos a compreender por que ele insistiu no tema da perseverança até o fim, como penhor de salvação. De fato, as palavras do Mestre não deixavam margem para ilusões: o cumprimento do mandato missionário aconteceria em meio a dificuldades e reveses, exigindo muita fibra e muita garra para serem enfrentados. Personalidades dúbias, inseguras e medrosas estavam, de antemão, excluídas deste projeto missionário.
A realidade descrita por ele tem um quê de aterrador. Os missionários serão entregues aos tribunais, flagelados nas sinagogas, arrastados diante de reis e governadores, vitimados por seus próprios familiares, odiados por todos. Bastava que as primeiras comunidades cristãs considerassem a experiência de Jesus para se darem conta do significado da exortação do Mestre. Ele falava da própria experiência.
Evidentemente, nenhum apóstolo estaria em condições de suportar tudo isto, e perseverar até o fim, sem contar com o auxílio divino. Daí o alerta de Jesus a respeito da ação do Espírito do Pai, em favor dos apóstolos, de modo especial nos momentos difíceis da missão. Nos tribunais, o Espírito colocaria em suas bocas as palavras adequadas. Ao serem flagelados, dar-lhes-ia forças para suportar. Ao serem objeto do ódio dos familiares, dar-lhes-ia a capacidade de não fraquejar.
O Espírito é quem torna possível a perseverança.
Oração
Pai, reveste-me com a força do teu Espírito a fim de que eu tenha força suficiente para perseverar, até o fim, no cumprimento da missão recebida de Jesus.
http://domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2015-7-10

OUÇA AGORA A HOMÍLIA DIÁRIA

O Espírito nos conduz a testemunhar o amor de Deus


Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

http://homilia.cancaonova.com/homilia/o-espirito-nos-conduz-a-testemunhar-o-amor-de-deus/

Oração Final
Pai Santo, ajuda-nos a cultivar a humildade, a desprezar os afagos e elogios do mundo. Faze-nos profetas sábios e corajosos, capazes de anunciar, com o testemunho de nossa vida, que o teu Reino de Amor já está bem próximo, trazido que foi pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário