terça-feira, 30 de junho de 2015

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 01/07/2015

ANO B


Mt 8,28-34

Comentário do Evangelho

Onde Jesus passa, o mal é destruído

Toda a cena se desenvolve num ambiente de impureza: região pagã, os túmulos, os porcos, o mar. Os dois possessos saem dos túmulos, o que significa que, por esse contato com os mortos, eles se tornam os mais impuros aos olhos da Lei judaica. Os demônios falam pela boca dos possessos. O mal está sempre diante do homem, e cabe a ele consentir ou não com o mal que lhe é oferecido. Mas onde Jesus passa, o mal é destruído. Para um judeu, o porco simboliza a impureza e o paganismo, e, por isso, a manada de porcos só existe em território pagão. Na lógica própria ao símbolo, é normal que os demônios se encontrem nos animais e que eles se precipitem no mar, símbolo da morte e do mal. O pedido para que Jesus deixasse a região significa a rejeição também dos pagãos à sua pessoa e à sua mensagem. A vitória sobre a tempestade havia suscitado a admiração dos homens, mas, aqui, em nosso episódio, o final é um fracasso, pois o combate de convencer os pagãos não foi, ainda, ganho. No entanto, os discípulos testemunharam o poder de Jesus sobre o mal.
Pe. Carlos Alberto Contieri
Oração
Pai, coloca-me bem junto de teu Filho Jesus, para que as forças do mal não prevaleçam contra mim nem me mantenham prisioneiro de seu poder opressor.
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=01%2F07%2F2015

Vivendo a Palavra

Na meditação do Evangelho, nós, que desejamos ser discípulos de Jesus, não podemos parar no encantamento com as curas surpreendentes que Ele fez, mas devemos nos lembrar que seu comportamento é modelo a ser seguido: libertar os irmãos dos muitos demônios que lhes impedem a Vida sonhada por Deus-Pai.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Apesar de toda evidência do amor de Jesus, existem pessoas que não o aceitam, e fazem isso porque consideram a aceitação de Cristo e de suas exigências como perda de algo a que estão apegados como uma verdadeira idolatria. Para os gadarenos, parece que é melhor ficar com os porcos, mesmo que seja com o diabo junto, do que aceitar um irmão resgatado e reconhecer a manifestação do amor salvífico de Deus. De fato, rejeitar Jesus em vista de algum bem material constitui-se em uma atitude diabólica, uma verdadeira idolatria.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2015&mes=7&dia=1

Comentário do Evangelho

A VITÓRIA SOBRE O MAL

O incidente com a vara de porcos, em território pagão, esconde uma temática teológica, retrabalhada pelo evangelista a partir de um motivo folclorístico, com traços de comicidade: o Filho de Deus venceu o mal, libertando a humanidade do poder demoníaco.
Os espíritos malignos, tendo-se apoderado dos dois gadarenos, tornaram-nos refratários a Jesus, levando-os a rejeitar sua presença. Insociáveis e violentos, esses homens viviam no mundo da morte, pois moravam nos sepulcros, seu lugar de habitação, tendo sido reduzidos a um estado de total desumanização.
A presença de Jesus reverteu este quadro. Era impossível que ele ficasse impassível diante de uma situação tão deplorável! Sua atitude imediata foi libertar os gadarenos, ordenando aos demônios que voltassem para o mundo da impureza, simbolizada pelos porcos presentes nas imediações. Foi deles a iniciativa de pedir para serem mandados para lá. Afinal, os homens tinham sido recuperados para a vida, libertados do mal.
Os habitantes de Gadara não foram capazes de reconhecer o poder de Jesus. Um misto de medo, confusão e ressentimento pela perda dos porcos apoderou-se deles. Por isso, pediram que ele se retirasse de seu território.
Em todo caso, doravante os dois homens miraculados seriam um símbolo vivo do poder libertador do Messias Jesus.
Oração
Espírito que liberta do mal, purifica meu coração de tudo quanto me desumaniza e me impede de viver em comunhão com meus semelhantes.
http://domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2015-7-01

OUÇA AGORA A HOMÍLIA DIÁRIA

Só Jesus pode nos purificar da sujeira deste mundo


Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

http://homilia.cancaonova.com/homilia/so-jesus-pode-nos-purificar-da-sujeira-deste-mundo/

Oração Final
Pai Santo, dá-nos Fé e generosidade para nos fazermos solidários na vida dos peregrinos que colocaste perto de nós nesta terra abençoada, anunciando-lhes o teu Amor de Pai que tem coração materno, sempre nos acompanhando, desde agora e para a eternidade. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário