domingo, 28 de junho de 2015

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 29/06/2015

ANO B


Mt 8,18-22

Comentário do Evangelho

A vocação de discípulo exige desapego e renúncias

O evangelho de hoje é a sequência do relato da cura do servo do centurião (Mt 8,5-17). Trata-se de um relato de vocação que encontra paralelo em Lucas 9,57-62. Em Lucas fala-se de três anônimos que se apresentam na subida para Jerusalém, enquanto em Mateus duas pessoas são citadas: um escriba e um dos discípulos. Pelo contexto imediato, a atitude de ambos é consequência da admiração e do entusiasmo pelo que Jesus acaba de realizar, curando o servo do centurião, sem, contudo, discernir as exigências e as consequências do seguimento de Jesus. Ao escriba desejoso de segui-lo, Jesus adverte que a vocação de discípulo é itinerante, exige desapego e renúncia do conforto dos bens terrenos. Ao outro discípulo Jesus observa que não pode haver nada que anteceda ou possa retardar o seguimento. Se é verdade que ninguém é excluído do seguimento de Jesus, é verdade também que ninguém pode impor ao Senhor condições para segui-lo. O que é dito em separado a um e a outro, que se dispõem a seguir Jesus, vale no seu conjunto para todos. O que é dito aos discípulos como exigência do seguimento, vemos realizado na vida mesma de Jesus, totalmente empenhado em realizar a vontade do Pai que, por amor, o enviou ao mundo.
Pe. Carlos Alberto Contieri
Oração
Pai, confronta-me, cada dia, com as exigências do discipulado, e reforça minha disposição para enfrentá-las com a tua graça.
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=29%2F06%2F2015

Vivendo a Palavra

Para seguir o Mestre é preciso entrar pela porta estreita e aceitar o caminho áspero. Ele não tem onde repousar a cabeça e quer que nos desliguemos das coisas mortas, para seguirmos o Caminho, a Verdade e a Vida. É a estrada da conversão, a opção pelo Reino de Deus – um compromisso radical que Jesus nos pede.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

O seguimento de Jesus traz consigo uma série de implicações e exige de todos nós muito mais do que o entusiasmo ou a boa vontade. Exige disposição de deixar muita coisa para trás, inclusive o conforto, os costumes, a cultura e até mesmo os grandes valores que norteiam a nossa vida. Seguir Jesus significa ter a disposição de sempre ir em frente, sempre ir além, sempre buscar o novo para que a boa nova aconteça, é uma vida marcada sempre por novos desafios, é sempre atravessar o lago e buscar a outra margem do lago onde novas pessoas esperam para serem evangelizadas. Seguir Jesus significa colocar a obra evangelizadora acima de tudo.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2015&mes=6&dia=29

Comentário do Evangelho

COMO SEGUIR JESUS

Quem quiser tornar-se discípulo deverá submeter-se às exigências do discipulado estabelecidas por Jesus. As conveniências e comodidades do discípulo não contam, quando Jesus o chama para segui-lo. Ao discípulo cabe apenas obedecer.
O discipulado acontece na pobreza. Quem pensa seguir Jesus para encontrar bem-estar econômico e garantir a própria segurança, está equivocado. O próprio Jesus não tinha onde reclinar a cabeça. Ele vivia neste mundo ser nem mesmo possuir uma casa, como se fosse um estrangeiro, peregrino nesta terra. Não seria diferente com o discípulo. Nada de instalar-se no bem-bom deste mundo. O discipulado se dá em forma de desapego e liberdade em relação aos bens materiais, isto é, na pobreza.
O discipulado acontece na ruptura dos laços que impedem o Reino de tornar-se absoluto na vida do discípulo. Os laços familiares são tão fortes que, às vezes, chegam a impedir o discípulo de dar os passos exigidos pelo Reino, fazendo-o adiá-los indefinidamente. O Reino não pode perder sua primazia na vida do discípulo de forma alguma. Por isso, Jesus deu ao discípulo a ordem peremptória de segui-lo, sem esperar pela morte e sepultamento do próprio pai. Haveria quem cuidasse disto. Quanto ao discípulo, o Reino exigia que ele assumisse imediatamente sua parte na missão.
Oração
Senhor Jesus, faz-me compreender e aceitar as exigências colocadas por ti para que eu me torne teu discípulo.
http://domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2015-6-29

OUÇA AGORA A HOMÍLIA DIÁRIA

O apego aos bens nos afasta do eterno de Deus



Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.
http://homilia.cancaonova.com/homilia/o-apego-aos-bens-nos-afasta-do-eterno-de-deus/

Oração Final
Pai Santo, encantados pelo anúncio de Teu Reino – que está dentro de nós! – pedimos-te coragem, força e perseverança para voltarmos para Tua Morada Celeste. Que levemos conosco os irmãos peregrinos que colocaste junto a nós nesta aventura maravilhosa – a Vida – seguindo o Cristo Jesus, teu Filho Unigênito que se fez humano como nós e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário