quinta-feira, 25 de junho de 2015

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 26/06/2015

ANO B


Mt 8,1-4

Comentário do Evangelho

Jesus é Senhor da vida que purifica e faz viver

Depois do longo sermão, Jesus desce da montanha. O sucesso do seu ensinamento é expresso na notícia de que numerosas multidões o seguiam. Jesus é apresentado como o Senhor da vida que purifica e faz viver. É conhecida a condição do leproso e sua discriminação, inclusive religiosa. O Levítico o descreve com detalhes: “o leproso portador desta enfermidade trará suas vestes rasgadas e seus cabelos sem pentear; cobrirá o bigode e clamará: Impuro! Impuro! (...); morará à parte: sua habitação será fora do acampamento” (Lv 13,45-46). A lepra era tida como castigo de Deus e só Deus podia libertar a pessoa de tal enfermidade (cf. Nm 12,9-13). A súplica do leproso é uma verdadeira profissão de fé: “se queres, tens o poder de purificar-me”. A resposta positiva de Jesus à súplica do leproso revela o próprio desejo de Deus: arrancar do ser humano tudo o que o desfigura e lhe tira a vida, e tudo o que o impede de ter uma verdadeira relação fraterna. A ação de Jesus que reintegra a pessoa no seio da comunidade e na comunhão com Deus elimina o equívoco de que Deus esteja na origem de nossos males. Os condicionamentos histórico-culturais podem deformar a imagem de Deus e nos impedir de entrar no coração de Deus; acesso que se tornou possível para nós em Jesus Cristo, “imagem do Deus invisível” (Cl 1,15).
Pe. Carlos Alberto Contieri
Oração
Pai, purifica o meu coração, de modo que esteja a salvo do egoísmo desumanizador.
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=26%2F06%2F2015

Vivendo a Palavra

Jesus acabara de proclamar a chegada do Reino de Deus no seu ‘Sermão da Montanha’. Quando descia, logo surge a ocasião de mostrar que o Reino do Pai já apresentava seus sinais: cura o leproso. Nós somos hoje os mensageiros desse Reino, com a missão igual de libertar e curar os irmãos.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

O Evangelho de hoje nos mostra coisas muito interessantes. Inicialmente, Jesus desce do monte, o que nos mostra que devemos subir ao monte para conversar sobre coisas importantes, mas não podemos ficar lá para sempre, precisamos descer. As multidões o seguiam, porque o discurso do Evangelho convence, faz com que as pessoas dêem sua adesão a Jesus e à causa do Reino. Por fim, nos mostra que as verdades refletidas sobre o monte devem ser vividas, pois Jesus faz isso, vendo a necessidade de quem dele se aproxima e fazendo o que está ao seu alcance para que o mal seja vencido e todas as pessoas possam ter uma vida digna de filhos e filhas de Deus.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2015&mes=6&dia=26

Meditando o Evangelho

FICA PURIFICADO

A cura do leproso simboliza o anseio das multidões em busca de Jesus. O homem se prostrou aos pés do Senhor, suplicando ser purificado de sua lepra. E Jesus realizou seu desejo, libertando-o da terrível doença e suas terríveis conseqüências sociais e religiosas.
Toda ação de Jesus pode ser caracterizada como purificadora. A purificação mais radical se dava no nível do pecado, raiz de toda impureza. Entretanto, ele também purificava as pessoas dos preconceitos de que eram vítimas. Os leprosos eram considerados vítimas do castigo de Deus por causa de pecados eventualmente cometidos. Purificava da marginalização religiosa. Os leprosos estavam proibidos de entrar no Templo. Purificava da marginalização social. Os leprosos eram obrigados a viver longe das cidades e deveriam anunciar sua presença para que as pessoas não-leprosas evitassem o contato com eles. Purificava da perda da auto-estima. Os leprosos, sem dúvida, se consideravam o lixo da sociedade, pois assim eram tratados.
Não precisava ser leproso para carregar as estigmas que pesavam sobre os leprosos. Muitos não-leprosos eram vítimas dos preconceitos teológicos, da marginalização religiosa e social. Gente cuja auto-estima era nula. Eles, ao se aproximarem de Jesus, viam sua esperança renascer. Todos eram purificados pela presença benéfica do Senhor.
Oração
Senhor Jesus, estenda tua mão e me purifica de tudo que me impede de ser livre para deixar o Reino atuar em mim.
http://domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2015-6-26

HOMILIA DIÁRIA

Peçamos ao Senhor que nos purifique de todas as impurezas

Peçamos ao Senhor que nos liberte e nos purifique das impurezas e que a Sua graça tire de nós todo o peso que recai sobre nossa consciência, vida e dignidade.

“Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar.” (Mateus 8, 2)

A Palavra de Deus hoje nos coloca diante desse acontecimento maravilhoso: um leproso se ajoelha diante de Jesus e pede a graça de ser limpo, de ser purificado e renovado da lepra que ele traz em si. O significado histórico da lepra todos nós conhecemos: o desprezo e a marginalidade que sofria uma pessoa por padecer desse mal.
Por uma questão de ignorância, os antigos não sabiam como lidar da melhor maneira com o leproso. Primeiramente porque se acreditava que era uma doença altamente contagiosa e por isso o leproso não poderia viver em meio às pessoas, porque senão também seriam contaminadas e contagiadas por essa enfermidade.
Por outro lado, quando se olhava para aquela carne, praticamente podre pelas circunstâncias, tinha-se o receio e o temor de se tornar tão sujo e tão impuro como era aquele leproso, por isso mais afastado ainda este ficava de todos.
O sentimento da alma e do coração de uma pessoa vítima de qualquer rejeição ou discriminação é sentir-se a menor e a pior das pessoas. No entanto, nele não há culpa alguma, ainda que ele fosse olhado como um culpado e um amaldiçoado; ele carregava em si um trauma, por isso queria se livrar desse trauma, dessa culpa, queria ser regenerado e ser colocado em meio à sociedade e em meio às pessoas.
E por isso ele diz: “’Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar’. Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: ‘Eu quero, fica limpo’. No mesmo instante, o homem ficou curado da lepra” (Mateus 8, 2-3).
Permita-me dizer uma coisa a você: nós, muitas vezes, carregamos o peso, a mancha e a marca do mal, do pecado, do sentimento de culpa, da rejeição e das aflições imputadas a nós pela própria vida. Por essa razão, nós precisamos que Jesus nos liberte e nos purifique de toda e qualquer culpa que carregamos na consciência, na mente e no coração. Porque tudo isso traz um peso enorme a nós! Muitas vezes, carregamos até o peso de coisas que outros fizeram, se não em nosso nome, mas por fazermos parte da mesma família, por fazermos parte daquela geração.
O fato de ser homem, de ser mulher, o fato de ter esta ou aquela raça, cor, etnia, muitas vezes, é um peso para a pessoa. Não um peso que a pessoa tenha por culpa, mas porque outros a imputam a ela.
Hoje é o dia de pedirmos ao Senhor que nos liberte, que nos purifique e que nos torne limpos. E que a Sua graça tire de nós todo o peso que recai sobre nossas costas, sobre nossa consciência, sobre a nossa vida e sobre a nossa dignidade.
O Senhor pode [nos curar e nos libertar], basta que nós queiramos, porque Ele tem poder e tem palavra para nos libertar!
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

http://homilia.cancaonova.com/homilia/pecamos-ao-senhor-que-nos-purifique-de-todas-as-impurezas/



Oração Final
Pai Santo, faze-nos encantados pela Boa Notícia da chegada do teu Reino de Amor. Dá-nos força e coragem, Pai amado, para nos tornarmos discípulos evangelizadores de tua Igreja, anunciando, com nosso testemunho de vida, o teu Amor inefável que nos quer salvar. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário