quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

ANA determina redução de captação do Rio Paraíba do Sul no Rio de Janeiro

Diante do anúncio das obras de transposição do Rio Paraíba do Sul, na região da Represa do Jaguari, a polêmica volta a rondar a iniciativa do Governo Paulista. No Rio de Janeiro, especialistas temem que, para solucionar um problema, outro pode ser criado, ainda maior, afinal, o Rio Paraíba também começa a sofrer com a falta de chuvas e a consequente redução drástica de sua vazão.
Leia: Transposição do Rio Paraíba deve começar em menos de 90 dias
O sistema do Rio Paraíba do Sul abastece três estados: Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais

ANA reduz saída de água de reservatórios do Rio Paraíba do Sul

Fonte: Agência Brasil
A Agência Nacional de Águas (ANA) determinou a redução temporária, até o dia 28 deste mês, do limite mínimo de vazão à barragem de Santa Cecília, no Rio Paraíba do Sul, que abastece a região metropolitana do Rio de Janeiro, de 190 metros cúbicos por segundo (m³/s) em Santa Cecília para 140m³/s, devido à seca que atinge a Região Sudeste.
Segundo a agência, para a redução, considerou-se a importância de preservar os estoques de água disponíveis no reservatório equivalente da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, composto pelos reservatórios de Paraibuna, Santa Branca, Jaguari e Funil, em face da atual desfavorável situação hidrometeorológica pela qual passa a bacia.
Conforme a decisão da ANA, a redução de vazão à barragem de Santa Cecília será acompanhada de avaliações periódicas dos impactos que a medida poderá ocasionarnos diversos usos da água feitas pela própria agência, pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e pelo governo do Rio de Janeiro.
A agência decidiu ainda prorrogar até o próximo dia 28 a redução da saída de água dos reservatórios de Sobradinho e Xingó, no Rio São Francisco, de 1.300m³/s por segundo para 1.100m³/s, em virtude da seca que atinge a região.
De acordo com resolução publicada hoje (2) no Diário Oficial da União, a medida, que vem sendo adotada desde abril de 2013, considera a importância dos reservatórios de Sobradinho, Itaparica (Luiz Gonzaga), Apolônio Sales (Moxotó), Complexo de Paulo Afonso e Xingó, para a produção de energia do Sistema Nordeste e para o atendimento dos usos múltiplos da Bacia do São Francisco.
Ainda conforme a resolução, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) estará sujeita à fiscalização da ANA e deverá apresentar documentos relativos à operação dos reservatórios. A empresa também deverá dar publicidade das informações técnicas aos usuários da bacia e ao  Comitê de Bacia durante o período de vazões defluentes mínimas reduzidas.
Foto: Antonio Leudo / Prefeitura de Campos
Rio Paraíba do Sul, em trecho final do seu curso,
região de Campo dos Goytacazes

FONTE: http://www.semanario.com.br/2015/02/02/ana-determina-reducao-de-captacao-rio-paraiba-sul-no-rio-de-janeiro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário