quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Santo Elói ou Elígio - 01 de Dezembro








Santo Elígio, um homem de muitas profissões

Santo Elígio nasceu em Limoges no ano de 588, de nobre família galo-romana, exerceu várias profissões e chegou a Bispo.
Elígio (também conhecido pelo nome de Elói) que em Paris tinha trabalhado como aprendiz junto com o superintendente de confecções de moedas reais, empenhou-se tanto e com tamanha honestidade que, com o precioso metal (ouro) que lhe foi fornecido para fazer um trono para o rei Clotário II, ele fez dois tronos, isso valeu-lhe a promoção de diretor da casa da moeda e ourives do rei. Ainda existem muitas moedas assinadas por Elígio e sabe-se que, em determinada altura, também cunhou moedas em Marselha.
No tempo de Dagoberto II, filho e sucessor de Clotário II, Elígio foi um dos conselheiros mais influentes do rei. Diz-se que os enviados dos príncipes estrangeiros se avistavam previamente com ele, antes de serem recebidos oficialmente pelo soberano. Era diplomata hábil e por mais de uma vez conseguiu evitar a guerra. Gozava de tanta confiança junto do rei, que não só se permitia fazer-lhe reparos sobre a indumentária descuidada, mas também sobre a sua vida privada que, como se sabe, deixava ainda mais a desejar.
O tempo que sobrava a este homem da corte, dos seus negócios e orações, de acudir aos pobres, remir cativos ou libertar escravos, empregava-o em honrar com a sua arte as relíquias dos santos. Atribuem-se-lhe os relicários feitos para S. Germano de Paris, S. Piat, S. Severino, S. Martinho, Santa Comba e Santa Genoveva. Diz-se que decorou também com trabalhos de ourivesaria o túmulo de S. Dinis. Além disso, fundou mosteiros, entre os quais um perto de Solignac em Limousin, outro dedicado a S. Martinho de Noyon e ainda outro a seis milhas de Arrás, numa colina que depois se chamou Monte de Santo Elói (Santo Elígio).
Em 639, morto o rei, demitiu-se de todos os cargos, para entrar na vida eclesiástica, tendo sido ordenado sacerdote por Deodato, Bispo de Mans. Foi sagrado Bispo em Ruão, no dia 14 de maio de 641, e ocupou desde então a Sé Episcopal de Noyon. Foi grande organizador, apóstolo cheio de zelo, sabedoria e bondade. A sua atividade irradiou para Flandres, Holanda e até, segundo se conta, para a Suécia e Dinamarca.
Faleceu no ano de 659 com 71 anos de idade.
Santo Elígio, rogai por nós!
Bispo, escultor, modelista, marceneiro e ourives, Elói ou Elígio foi um artista e religioso completo. Nasceu na cidade de Chaptelat, perto de Limoges, em 588, na França. Seus pais, de origem franco-italiana, eram modestos camponeses cristãos com princípios rígidos de honestidade e lealdade, transmitidos com eficiência ao filho. Com sabedoria e muito sacrifício, fizeram questão que ele estudasse, pois sua única herança seria uma profissão.
Assim foi que, na juventude, Elói ingressou na escola de ourives de Limoges, a mais conceituada da Europa da época e respeitada ainda hoje. Ao se formar mestre da profissão, já era afamado pela competência, integridade e honestidade. Tinha alma de monge e de artista, fugia dos gastos com jogos e diversões. tudo dispendia com os pobres. Levava uma vida austera e de oração meditativa, ganhando o apelido de "o Monge". Conta-se que sua fama chegou à Corte e aos ouvidos do rei Clotário II, em Paris. Ele decidiu contratar Elói para fazer um trono de ouro e lhe deu a quantidade do metal que julgava ser suficiente. Mas, com aquela quantidade, Elói fez dois tronos e entregou ambos ao rei. Admirado com a honestidade do artista, ele o convidou para ser guardião e administrador do tesouro real. Assim, foi residir na Corte, em Paris.
Elói assumiu o cargo e também o de mestre dos ourives do rei. E assim se manteve mesmo depois da morte do soberano. Quando o herdeiro real assumiu o trono, como Dagoberto II, quis manter Elói na corte como seu colaborador, pois lhe tinha grande estima. Logo o nomeou um de seus conselheiros e embaixador, devido à confiança em suas virtudes.
Elói também realizou obras de arte importantes, como o túmulo de são Martinho de Tours, o mausoléu de são Dionísio em Paris, o cálice de Cheles e outros trabalhos artísticos de cunho religioso. Além disso, e acima de tudo, Elói era um homem religioso, não lhe faltou inspiração para grandes obras beneméritas e na arte de dedicar-se ao próximo, em especial aos pobres e abandonados. O dinheiro que recebia pelos trabalhos na Corte, usava-o todo para resgatar prisioneiros de guerra, fundar e reconstruir mosteiros masculinos e femininos, igrejas e para contribuir com outras tantas obras para o bem estar espiritual e material dos mais necessitados. Em 639, o rei Dagoberto II morreu. Elói, então, ingressou para a vida religiosa.
Dois anos depois, era consagrado bispo de Noyon, na região de Flandres. Foi uma existência totalmente empenhada na campanha da evangelização e reevangelização, no norte da França, Holanda e Alemanha, onde se tornou um dos principais protagonistas e se revelou um grande e zeloso pastor a serviço da Igreja de Cristo.
Durante os últimos dezenove anos de sua vida, Elói evitou o luxo e viveu na pobreza e na piedade. Foi um incansável exemplo de humildade, caridade e mortificação. A região de sua diocese estava entregue ao paganismo e à idolatria. Com as pregações de Elói e suas visitas a todas as paróquias, o povo foi se convertendo até que, um dia, todos estavam batizados.
Morreu no dia 1o de dezembro de 660, na Holanda, durante uma missão evangelizadora. A história da sua vida e santidade se espalhou rapidamente por toda a França, Itália, Holanda e Alemanha, graças ao seu amigo bispo Aldoeno que escreveu sua biografia.
A Igreja o canonizou e autorizou o seu culto, um dos mais antigos da cristandade. A festa de santo Elói ou Elígio, padroeiro dos joalheiros e ourives, ocorre na data de sua morte. Entretanto ele é celebrado também como padroeiro dos cuteleiros, ferreiros, ferramenteiros, celeiros, comerciantes de cavalos, carreteiros, cocheiros, garagistas e metalúrgicos.
São Elói foi o mais famoso ourives da França no século VII já que Deus lhe concedeu desde muito pequeno grandes qualidades para trabalhar com muita arte o ouro e a prata. Nasceu no ano 588 em Limoges (França); seu pai, que era também um artista em trabalhar metais, deu-se conta de que o menino tinha capacidades excepcionais para a arte e procurou formá-lo melhor sob a direção de Abon, que era o encarregado de fabricar as moedas em Limoges. Quando aprendeu bem a arte da ourivesaria foi a Paris. Aí, o rei Clotario II encomendou a fabricação de um trono adornado com ouro e pedras preciosas. O rei ficou admirado da inteligência e a habilidade de Elói, nomeando-o chefe da casa da moeda.
Nosso santo fabricou também os preciosos relicários nos quais se guardaram as relíquias de São Martinho, São Dionisio, São Quintín, Santa Genoveva e São Germán.
O novo rei Dagoberto deu de presente um terreno em Limousin, onde fundou um monastério de homens. Logo o rei deu de presente um terreno em Paris e lá fundou um monastério para mulheres. A seus religiosos ensinava a arte da ourivesaria e vários deles chegaram a ser muito bons artistas.
Por suas grandes virtudes foi eleito bispo de Rouen, e se dedicou com todas suas energias a obter que as pessoas de sua região se convertessem ao cristianismo, porque em sua maioria eram pagãs. Conservam-se 15 sermões deles, onde ataca fortemente à superstição 
Morreu em 1 de dezembro do ano 660.
Santo Elói


NascimentoNo ano de 588
Local nascimentoChaptelat, Limosine - Gália - Itália
OrdemDiocesana
Local vidaBélgica
EspiritualidadeDe nobre família galo-romana, exerceu a profissão de ourives e joalheria, um verdadeiro artista, muito famoso em seus trabalhos com ouro. Quando era ourives, o rei Clotário II encomendou-lhe um trono de ouro, fornecendo-lhe o material mas, pela sua genuína honestidade, fez-lhe dois tronos, o que lhe valeu a promoção de chefe da casa da moeda em Marselha. Também trabalhou como ourives no túmulo de São Martinho de Tours, no mausoléu de São Deniz (Paris), o Cálice de Cheles, etc. Porém não se enriqueceu, pois seus lucros eram sempre destinados aos pobres a à Igreja. No ano 632 construiu a abadia de Solignac e em 633, em Paris, um mosteiro feminino. No ano 639, morto o rei, demitiu-se do cargo e fez-se sacerdote. Dois anos após foi eleito bispo de Noyon-Tour-naí, a atual Bélgica e governou por 20 anos sendo também missionário entre os frisões. A morte o acolheu em uma dessas viagens de pregação.
Local morteHolanda
Morte1 de dezembro de 660, aos 72 anos de idade
Fonte informaçãoOs cinco minutos dos santos
OraçãoSenhor, por intercessão de Santo Elói, concedei-me ser atencioso e justo para com os mais humildes. Dai-me disponibilidade e empenho para que eu possa proporcionar, com os talentos que me destes, uma vida mais digna aos que me rodeiam. Santo Eloi, rogai por nós.
DevoçãoÀ pregação da palavra de Deus
PadroeiroDos artesãos, ourives, ferreiros e metalúrgicos
Outros Santos do diasanto Elias (protetor dos Metalúrgicos); Noum (prof.); Próculo, Evásio (bispo); Elói (padroeiro dos joalheiros); Diodoro (presb); Mariano (diác); Lúcio, Rogato, Cassiano, Cândida, Ansano, Olimpíades, Ananias (márts).
FONTE: ASJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário