sábado, 27 de dezembro de 2014

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 27/12/2014

ANO B


Jo 20,2-8

Comentário do Evangelho

O itinerário espiritual dos discípulos

Os relatos da aparição do Ressuscitado não têm por finalidade informar como Jesus Cristo ressuscitou, mas simplesmente comunicar o itinerário espiritual pelo qual os discípulos experimentaram que Jesus, ressuscitado dos mortos, estava presente no meio deles. No primeiro dia da semana, ainda de madrugada, quando é difícil ver com clareza, Maria Madalena, uma das discípulas de Jesus (cf. Lc 8, 1-3), foi ao lugar onde Jesus havia sido sepultado (Jo 19, 38-42). Vendo a pedra da entrada do sepulcro retirada, concluiu com desespero que, talvez, tivessem roubado o corpo de Jesus. É o que ela, cheia de assombro, vai dizer a Simão Pedro e ao discípulo que Jesus amava. Os dois correm na direção do túmulo. O discípulo que Jesus amava corre mais depressa, chegando primeiro, mas não entra, pois a precedência é de Simão Pedro. De fato, o corpo de Jesus não estava lá, somente os panos que envolveram o seu corpo sem vida. Mas o túmulo vazio não é a prova da ressurreição. O evangelista não observa que Simão creu. Ele o dirá do outro discípulo que entrou depois: "ele viu e creu". Os sinais da ressurreição de Cristo não são evidentes; eles precisam ser sempre discernidos.
Pe. Contieri
Oração
Espírito de fé no Ressuscitado, a exemplo do discípulo amado, faze-me professar a fé no Senhor que está vivo e presente em nosso meio, sempre pronto a nos ajudar.

Vivendo a Palavra

João relembra feliz o momento em que viu e acreditou. Mas o Senhor declara mais felizes os que crerem sem ver. Peçamos ao Espírito o dom da fé, que tanto desejamos e, na certeza de que o Pai já no-la concedeu, ainda que pequenina como a semente da mostarda, desde já cuidemos de cultivá-la com carinho.

Comentário do Evangelho

VER E CRER

A experiência do discípulo amado, na manhã da ressurreição, é modelar para quem quer seguir Jesus. Logo que tomou conhecimento do sepulcro vazio, ele correu para lá, seguido pelo apóstolo Pedro. Quando entrou no lugar onde o corpo do Mestre tinha sido colocado e não o encontrando, “viu e creu” que tinha ressuscitado.
A visão que o levou à fé não podia ser puramente sensorial. Neste caso, ela supera a visão humana e atinge uma profundidade só acessível ao coração. Assim, toca-se o mais profundo da realidade. Trata-se de um ver teológico, dinamizado pelo Espírito, que permite penetrar no mistério de Deus, na medida que a limitação humana for capaz.
Partindo deste requisito, compreende-se por que os adversários nunca superaram a simples visão física de Jesus e de seus feitos e palavras. Incapazes de ir além, jamais puderam reconhecer nele o Filho de Deus e chegar ao ato de fé.
O discípulo amado estabelecera com Jesus uma relação de tamanha intensidade que, ao ver o sepulcro vazio, pode dar o salto da fé. Não que o sepulcro vazio fosse uma prova da ressurreição, e sim porque ao contemplá-lo pode compreender todo mistério que envolvia o evento Jesus, chegando a atingir-lhe o âmago: o Filho era objeto do amor do Pai, o qual não permitiria que ele experimentasse a corrupção. A visão física, portanto, serviu de pretexto para algo muito mais profundo.
Oração
Pai, reforça minha fé na ressurreição de teu Filho Jesus, pois com ela deste prova de amá-lo e destiná-lo para a comunhão eterna contigo.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado neste Portal a cada mês)
Oração
Ó Deus, que pelo apóstolo são João nos revelastes os mistérios do vosso Filho, tornai-nos capazes de conhecer e amar o que ele nos ensinou de modo incomparável. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

REFLEXÕES DE HOJE


DIA 27 DE DEZEMBRO – SÁBADO


O outro discípulo correu mais depressa que Pedro, e chegou primeiro ao túmulo.

Espírito de fé no Ressuscitado,
a exemplo do discípulo amado,
faze-me professar a fé no Senhor
que está vivo e presente em nosso meio,
sempre pronto a nos ajudar.

HOMILIA
Tempo do Natal - 3º dia da Oitava do Natal > Festa de S. João
S. João é uma figura de fundamental importância na Igreja primitiva. De fato, é o discípulo amado que ensina a contemplar em Jesus, o Filho de Deus feito homem, para nos revelar o rosto do Pai e o caminho que leva à comunhão com Ele. Por esta razão, João é chamado teólogo. Os seus escritos levam a acreditar em Jesus Messias e Filho de Deus (cf. Jo 20, 31). O seu símbolo é a águia porque, como refere uma sentença rabínica, a águia é a única ave que consegue fixar o sol sem cegar. Para João, o sol é Cristo. A sua presença na comunidade descobre-se pela contemplação e pela inteligência da Palavra de vida. A vida, na sua realidade mais profunda, é «a Vida eterna que estava junto do Pai e que se manifestou a nós». Jamais contemplaremos suficientemente este mistério de vida que se tornou perceptível para nós em Jesus, Filho de Deus, a vida eterna que estava junto do Pai.
S. João faz-nos compreender quanta profundidade se encontra na pessoa do Filho, na sua união com o Pai, na sua comunhão com Eleffi Incarnação tem por objetivo tornar-nos participantes nessa comunhão divina: estamos «em comunhão com o Pai e com o seu Filho, Jesus Cristo». A Incarnação aconteceu em vista da comunhão. Isto é espantoso. A carne é causa de divisão! Por causa dela, estamos num lugar e não noutro. Podemos chegar até às pessoas queridas pelo pensamento. Mas a carne impede-nos estar em comunhão com elas. E quantas discussões, litígios e divisões por causa dos bens materiais! O Filho de Deus, ao assumir a nossa carne, tornou-a meio de comunhão. Tudo o que assumiu se tornou instrumento de comunhão com Deus e entre nós. Na Eucaristia, onde a carne de Cristo se põe ao serviço da comunhão, fazemos a comunhão, isto é, recebemos a comunhão com o Pai e a comunhão entre nós. Para isso, Cristo teve de sacrificar a sua carne, teve de entregá-Ia aos inimigos, para fazer dela um sacrifício agradável, um sacrifício perfeito. Então, a vida mostrou toda a sua força.
O evangelho de hoje leva-nos até à Páscoa, mostra-nos a meta alcançada: a vida venceu a morte e manifestou-se. O que João viu foi esta vitória da vida, manifestada no sepulcro pelas ligaduras, pelo sudário. O corpo de Cristo já não está no sepulcro, porque a vida triunfou. Mas Jesus incarnado está sempre conosco, porque a vitória sobre a morte foi alcançada para nós.
Uma outra lição que podemos tirar do evangelho de hoje é o respeito pelos carismas, que são muitos na Igreja, para bem da mesma Igreja. João, que tem o carisma da profecia, é respeitado Pedro, que tem o carisma da instituição. O respeito pelos carismas, e a partilha na busca comum dos dons do Espírito, permite-nos penetrar no mistério, reconhecer os sinais do Ressuscitado.
Com S. João, também nós somos chamados a "conhecer", isto é, fazer experiência de vida e a "crer", isto é, a aderir com todo o coração e com toda a nossa pessoa, "ao amor que Deus nos tem"? (1 Jo 4, 16), amor manifestado no Verbo Incarnado. Esse inefável "amor que Deus nos tem ... !", de que João é «doutor», no dizer do Pe. Dehon, é o grande mistério para todo o cristão e, em particular, para todo o oblato-SCJ.
É este mistério que queremos proclamar diante da Eucaristia, diante do Crucificado de Lado aberto, diante da nossa vocação de Oblatos-Sacerdotes do Coração de Jesus.
HOMILIA
O amor divino cura todas as feridas do nosso coração
O amor de Deus cura todas as feridas do nosso coração, porque nem sempre provamos um amor puro, verdadeiro e sincero.
A Vida manifestou-se e nós a vimos, e somos testemunhas, e a vós anunciamos a Vida eterna, que estava junto do Pai e que se tornou visível para nós” (1 João 1,2 ).


Ainda na alegria do Natal de Jesus nós celebramos São João Evangelista, apóstolo e seguidor de Nosso Senhor Jesus Cristo. São João nos deu o quarto Evangelho, nos deu as Cartas nas quais ele testemunha o amor de Deus para conosco e nos deu o Livro do Apocalipse também. Mas, acima de tudo, ele nos deu o testemunho da grandeza do amor de Deus.
Primeiramente, ele provou de perto, como ele mesmo diz, a graça de ser o discípulo amado, de experimentar o amor e a ternura de Deus na pessoa de Jesus. Ele mesmo testemunha que o amor de Deus é manifestado aos homens e quando São João diz isso não é porque ele escreve um Evangelho poético, bonito. Não, é muito mais do que isso! É porque ele provou na sua carne e no seu coração este amor divino do Senhor. E por isso, por onde João foi e em tudo aquilo que escreveu, ele testemunha, ele ratifica, ele mostra a grandeza do amor desse Deus para conosco.
Sabem, meus irmãos, assim como São João foi totalmente envolvido por este amor divino e este foi moldando, tocando, transformando, renovando e refazendo o seu coração, nós somos chamados, neste tempo da graça, que é o tempo do Natal, a ser refeitos pelo amor de Deus.
O amor de Deus, quando entra em nós, faz toda a diferença! Nós somos carentes de amor, porque, muitas vezes, não provamos um amor puro, um amor sincero. Muitas vezes, nós nos machucamos quando queremos amar alguém, quando queremos expressar o amor verdadeiro.
Por quantas experiências dolorosas nós já passamos, nesta vida, nas diversas esferas do amor; seja o amor do homem para com a mulher, seja o amor entre filhos, seja o amor de amigos! O verdadeiro amor deixa em nós a marca sublime daquele sentimento mais gostoso que há; mas o amor não vivido na sua intensidade também nos machuca muito e nos deixa marcas difíceis de ser superadas.
Só um amor é capaz de curar os amores da nossa vida, só um amor é capaz de restaurar os amores que nos machucaram nessa vida! É deste amor que João, o evangelista, nos fala, o amor que iluminou e deu sentido à sua vida, é o amor que quer iluminar e dar sentido à nossa vida! Que hoje, na celebração do dia do apóstolo São João, nas Oitavas do Natal de Jesus, o amor divino cubra todo o nosso coração e cure todas as feridas.
Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. https://www.facebook.com/rogeraraujo.cn
http://homilia.cancaonova.com/homilia/o-amor-divino-cura-todas-as-feridas-do-nosso-coracao
LEITURA ORANTE

Jo 20,2-8 - O discípulo amado


Viu e creu!

Preparo-me para a Leitura Orante, rezando:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.
Trindade Santíssima
- Pai, Filho, Espírito Santo -
presente e agindo na Igreja e na profundidade do meu ser.
Eu vos adoro, amo e agradeço.

1. Leitura (Verdade)
- O que a Palavra diz?
Leio atentamente o texto do Evangelho, na Bíblia: Jo 20,2-8
Então (Maria Madalena) foi correndo até o lugar onde estavam Simão Pedro e outro discípulo, aquele que Jesus amava, e disse:
- Tiraram o Senhor Jesus do túmulo, e não sabemos onde o puseram!
Então Pedro e o outro discípulo foram até o túmulo. Os dois saíram correndo juntos, mas o outro correu mais depressa do que Pedro e chegou primeiro. Ele se abaixou para olhar lá dentro e viu os lençóis de linho; porém não entrou no túmulo. Mas Pedro, que chegou logo depois, entrou. Ele também viu os lençóis colocados ali e a faixa que tinham posto em volta da cabeça de Jesus. A faixa não estava junto com os lençóis, mas estava enrolada ali ao lado. Aí o outro discípulo, que havia chegado primeiro, também entrou no túmulo. Ele viu e creu.
Maria Madalena vai bem cedo, quando ainda era escuro, ao túmulo. Isto simboliza a crença de que as trevas apagaram a luz.  Sua caminhada em direção ao túmulo significa  as buscas das comunidades que anseiam a vida, mas que a procuram  em lugar errado.
Já  o "outro discípulo", João, o discípulo amado, viu o túmulo vazio e creu. Quem ama acredita, o amor dá créditos, gera a fé.

2. Meditação(Caminho)
- O que a Palavra diz para mim?
Pergunto-me: para onde caminho?
Para o túmulo vazio, no escuro?
Ou sob o impulso do amor que me leva a descobrir a vida nova, Jesus Cristo vivo na minha comunidade?
Creio como o discípulo amado, João?
Leio em voz alta para mim e para mais alguém que estiver comigo, a mensagem dos bispos, inspirada, no convite dos discípulos de Emaús:
"“Fica conosco, pois cai a tarde e o dia já se declina” (Lc 24,29).
Fica conosco, Senhor, acompanha-nos ainda que nem sempre tenhamos sabido reconhecer-te.
Fica conosco, porque ao redor de nós as mais densas sombras vão se fazendo, e Tu és a Luz; em nossos corações se insinua  a falta de esperança, e tu os faz arder com a certeza da Páscoa. Estamos cansados do caminho, mas tu nos confortas na fração do pão para anunciar a nossos irmãos que na verdade tu tens ressuscitado e que nos tem dado a missão de ser testemunhas de tua ressurreição.
Fica conosco, Senhor, quando ao redor de nossa fé católica surgem as névoas da dúvida, do cansaço ou da dificuldade: tu, que és a própria Verdade como revelador do Pai, ilumina nossas mentes com tua Palavra; ajuda-nos a sentir a beleza de crer em ti.
Fica em nossas famílias, ilumina-as em suas dúvidas, sustenta-as em suas dificuldades, consola-as em seus sofrimentos e no cansaço de cada dia, quando ao redor delas se acumulam sombras que ameaçam sua unidade e sua natureza. Tu que és a Vida, fica em nossos lares, para que continuem sendo ninhos onde nasça a vida humana abundante e generosamente, onde se acolha, se ame, se respeite a vida desde a sua concepção até seu término natural.
Fica, Senhor, com aqueles que em nossas sociedade são os mais vulneráveis; fica com os pobres e humildes, com os indígenas e afro-americanos, que nem sempre encontram espaços e apoio para expressar a riqueza de sua cultura e a sabedoria de sua identidade. Fica, Senhor, com nossas crianças e com nossos jovens, que são a esperança e a riqueza de nosso Continente, protege-os de tantas armadilhas que atentam contra sua inocência e contra suas legítimas esperanças. Oh bom Pastor, fica com nossos anciãos e com nossos enfermos! Fortalece a todos em sua fé para que sejam teus discípulos e missionários!" (DAp 554).

3. Oração (Vida)
- O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Jesus Mestre Verdade, Caminho e Vida
Jesus Mestre, santificai minha mente e aumentai minha fé.
Jesus, Mestre vivo na Igreja, atraí todos à vossa escola.
Jesus Mestre, libertai-me do erro, dos pensamentos inúteis
e das trevas eternas.
Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de vós tudo espero.
Jesus, caminho da santidade,
tornai-me vosso fiel seguidor.
Jesus caminho, tornai-me perfeito
como o Pai que está nos céus.
Jesus vida, vivei em mim, para que eu viva em vós.
Jesus vida, não permitais que eu me separe de vós.
Jesus vida, fazei-me viver eternamente na alegria do vosso amor.
Jesus verdade, que eu seja luz para o mundo.
Jesus caminho, que eu seja vossa testemunha autêntica diante dos homens.
Jesus vida, fazei que minha presença contagie a todos com o vosso amor e a vossa alegria.

4. Contemplação(Vida/ Missão)
- Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou cultivar um olhar que descobre  na comunidade a Vida, os sinais de Vida, a presença do Ressuscitado.

nção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Irmã Patrícia Silva, fsp patricia.silva@paulinas.com.br
http://leituraorantedapalavra.blogspot.com.br/
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=27%2F12%2F2014
Oração Final
Pai Santo, aceita como singela oferta, não nossa fé, que é tão frágil, mas a nossa grande vontade de crer. Dá-nos força e sabedoria para seguir nesta vida o Caminho, a Verdade e a Vida que nos foram trazidos pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário