sábado, 5 de outubro de 2013

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 05/10/2013

5 de Outubro de 2013

Ano C


Lc 10,17-24

Comentário do Evangelho

A verdadeira alegria do discípulo.

Os setenta e dois voltam alegres da missão para onde foram enviados, pois fizeram a experiência de que o poder de Jesus atuava por meio deles e prolongava o “hoje” da salvação (cf. Lc 4,21), através da vitória sobre o poder demoníaco que tira do coração do ser humano o brilho original da criação (vv. 18-19; Ap 12,7-12; Dn 12,1-3). Jesus alerta os discípulos entusiasmados pelo sucesso da missão a não se deixarem levar pelo prestígio pessoal ou pela fama, pois o importante é pertencer a Deus e viver os valores do Reino: “... não vos alegreis porque os espíritos se submetem a vós. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos nos céus” (v. 20). A verdadeira alegria do discípulo é a comunhão com Deus (v. 20; Ex 32,32; Is 4,3).
Carlos Alberto Contieri,sj

Vivendo a Palavra

Jesus convida a nos conservarmos simples e diz a razão: foi aos pequeninos que o Pai quis revelar os seus Mistérios e eles são felizes porque seus nomes estão escritos no Reino do Céu. É o caminho da santidade que devemos procurar viver e que não deve ser confundido com a busca da perfeição.

Reflexão

Muitas vezes, podemos perguntar: por que as pessoas mais simples e humildes recebem com maior facilidade a mensagem do evangelho do que as sábias e inteligentes? A resposta, à luz do evangelho de hoje, parece fácil: é porque Deus revela as coisas a elas e as esconde aos sábios e inteligentes. Será que foi exatamente isso que Jesus quis dizer? Parece que não, pois nos mostraria um Deus injusto, que faz distinção de pessoas. Para os inteligentes e sábios, que confiam nos próprios conhecimentos, a abertura aos mistérios da fé é algo de primitivo e irracional e, com isso, o mistério fica oculto a eles, não porque Deus escondeu, mas porque eles se recusam a ver. Os simples e humildes submetem a inteligência à fé e Deus pode, assim, lhes revelar seus mistérios.

Meditação


Quando faz algo de bom para alguém fica esperando agradecimento? - Sabe ser grato a Deus pelas maravilhas que realiza em sua vida? - Conhece gente que só sabe se lamentar da vida? - Procure ver o que há de positivo em seu coração. - Veja também seus defeitos.
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R

REFLEXÕES DE HOJE


05 DE OUTUBRO – SÁBADO
E as revelaste aos pequeninos... (Lc 10,17-24)
Certa vez, vi uma camiseta que me chamou a atenção. Trazia o desenho de um monte onde, em primeiro plano, magos e cientistas examinavam as estrelas com lunetas e telescópios. Em segundo plano, atrás de uma moita de capim, escondia-se Jesus com um bando de criancinhas. E Jesus tinha o indicador sobre os lábios, como a dizer: “Não digam a eles que eu estou aqui!”
Aquela camiseta denunciava, de forma brincalhona, nossa antiga ilusão de buscar a Deus nas alturas, quando ele já “desceu” e se pôs no nosso nível, tornando-se acessível a todos. Desde a Encarnação do Verbo, toda elucubração teológica se revela como insano esforço de homens que pretendem transformar sua relação com Deus em uma espécie de conquista, quando, ao contrário, o próprio Deus se dá de graça aos pequeninos.
Hoje, memória litúrgica de Santa Teresa de Lisieux – que nosso povo prefere chamar de Teresinha, na intimidade – o Evangelho não podia ser mais adequado à pequena carmelita. Convém recordar suas próprias palavras: “Minha desculpa é ser uma criança, e as crianças não medem o alcance de suas palavras. Quando colocados no trono e donos de imensos tesouros, seus pais não hesitam em contentar os desejos dos pequenos seres a quem amam tanto quanto a si mesmos; para agradar a eles, fazem loucuras, chegam até à fraqueza... Bem! Eu sou a CRIANÇA da Igreja e a Igreja é a Rainha, pois é tua esposa, ó divino Rei dos Reis...” (Manuscrito B, 257.)
Teresa não sonha com grandezas nem dons extraordinários, apenas quer ser a criancinha do Pai. “As obras de grande repercussão lhe são interditadas, não pode anunciar o Evangelho, derramar o próprio sangue... mas não importa, seus irmãos trabalham em seu lugar e ela, criancinha, fica junto do trono do Rei e da Rainha. Ama pelos irmãos que combatem... Como irá testemunhar seu amor se o Amor se prova pelas obras? A criancinha lançará flores, perfumará o trono real; com sua voz argentina, cantará o cântico do Amor...” (Ibidem.)
A “pequena via”, o caminito de Teresa é o caminho da infância espiritual: abandonar-se ao amor, entregar-se como os bebês, confiar no Pai como as crianças confiam. Desistir de galgar a escadaria íngreme e deixar-se erguer pelo elevador.
A santidade não é uma conquista. É uma rendição...
Orai sem cessar: “Se quiserdes, enchei minha mãozinha!” (S. Teresinha)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
santini@novaalianca.com.br
O que estamos vendo e contemplando?
O que estamos vendo e contemplando? As maravilhas do Reino de Deus acontecendo no meio de nós!
“Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir” (Lc 10,24).
Jesus em uma grande exaltação no espírito, na alma, eleva os braços ao Céu e glorifica ao Pai, o Senhor do Céu e da Terra. Porque não foi aos sábios e nem aos inteligentes deste mundo que Deus revelou os segredos do Seu Reino – mas foi aos pequeninos.
São os pequeninos, aqueles que são humildes, aqueles que têm uma alma grande para Deus, são esses que podem contemplar as belezas do Senhor.
Às vezes, inteligência demais atrapalha, não nos ajuda a entrar no essencial – que é a graça de Deus – porque podemos chegar a Deus pela razão. Mas a “razão pela razão” não contempla as maravilhas mais sublimes do Reino do Céus. É por isso que a razão precisa muito da fé.
A fé que os pequeninos têm, a fé que inclusive nossas crianças são as primeiras a ter; elas são as primeiras a nos mostrar o que é confiança. Cada criança confia cegamente no seu pai ou em sua mãe, rapidamente corre para o seu colo e se protege, se agasalha e se consola. Assim, devemos ser nós – pequeninos – com um coração cheio de fé e de confiança. Que possamos nos alegrar e nos rejubilar com a graça do Reino dos Céus!
O Reino de Deus é concebido para cada um de nós, na medida em que abrimos o nosso coração, na medida em que valorizamos as coisas d’Ele que se manifestam em nossa vida. Os discípulos voltaram alegres da pregação, porque tinham expulsado os demônios e feito prodígios em nome de Jesus. Mas o próprio Senhor diz que “a vossa alegria não é porque os demônios vos obedecem, a vossa alegria deve ser porque o vosso nome está escrito no Reino dos Céus” (cf. Lc 10,20).
Essa deve ser também a nossa alegria, porque nós contemplamos o Reino de Deus, porque o Seu Reino está no meio de nós e podemos apreciá-lo, vivê-lo, apregoá-lo; levar para que outros o conheçam. Pois muitos antes de nós, profetas, sacerdotes, desejaram ver o que nós estamos vendo e não puderam ver.
O que estamos vendo e contemplando? As maravilhas do Reino de Deus acontecendo no meio de nós; no pobre que se converte, no pecador que abandona o seu caminho errado e encontra em Deus a Salvação para sua vida.
Se você abrir os seus olhos, mas sobretudo o seu coração e contemplar com uma alma de criança o Reino dos Céus, você vai ver as maravilhas do Reino de Deus acontecer em sua vida.
Que Deus abençoe você!
LEITURA ORANTE

Lc 10,17-24 - Os discípulos voltaram muito alegres



Preparo-me para a Leitura Orante, rezando, com todos os que se encontram com a Palavra neste espaço virtual:
Espírito de verdade,
a ti consagro a mente e meus pensamentos: ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre
e compreenda o seu Evangelho.


 
1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Lc 10,17-24, e observo pessoas, palavras, relações, lugares.
Os setenta e dois voltaram muito alegres e disseram a Jesus:
- Até os demônios nos obedeciam quando, pelo poder do nome do senhor, nós mandávamos que saíssem das pessoas! Jesus respondeu:
- De fato, eu vi Satanás cair do céu como um raio. Escutem! Eu dei a vocês poder para pisar cobras e escorpiões e para, sem sofrer nenhum mal, vencer a força do inimigo. Porém não fiquem alegres porque os espíritos maus lhes obedecem, mas sim porque o nome de cada um de vocês está escrito no céu. Naquele momento, pelo poder do Espírito Santo, Jesus ficou muito alegre e disse:
- Ó Pai, Senhor do céu e da terra, eu te agradeço porque tens mostrado às pessoas sem instrução aquilo que escondeste dos sábios e dos instruídos. Sim, ó Pai, tu tiveste prazer em fazer isso.
- O meu Pai me deu todas as coisas. Ninguém sabe quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém sabe quem é o Pai, a não ser o Filho e também aqueles a quem o Filho quiser mostrar quem o Pai é. Então Jesus virou-se para os discípulos e disse só para eles:
- Felizes são as pessoas que podem ver o que vocês estão vendo! Eu afirmo a vocês que muitos profetas e reis gostariam de ter visto o que vocês estão vendo, mas não puderam; e gostariam de ter ouvido o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram.

Os discípulos retornam da missão e o que mais os satisfez foi o fato de terem exorcizado o demônio, em nome de Jesus. Não contam nada do acolhimento das cidades à Boa Nova anunciada. Jesus lhes responde que mais importante que submeter o inimigo é pertencer ao Reino “porque o nome de cada um de vocês está escrito no céu “. Este é também um momento de alegria. Jesus também "ficou muito alegre" e agradeceu ao Pai , Senhor do Céu e da terra. Os sábios a quem se refere são os chefes dos judeus. Os "sem instrução" são os discípulos, os que têm necessidade de aprender. Diz ainda: “Felizes são as pessoas que podem ver o que vocês estão vendo”. Os discípulos são felizes, testemunhas privilegiadas dessa revelação do Mestre

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
Este texto me convida a avaliar a minha fé.
Quais são as maravilhas que Deus realiza na minha vida e na vida de minha família, de minha comunidade?
Sou feliz por ter meu nome escrito no céu?
O que faço para que isto aconteça?
Os bispos da América, em Aparecida, disseram: " Diante de tudo damos graças a Deus e o louvamos por tudo o que nos tem sido dado. (...) Sobretudo, nos tem sido dado Jesus Cristo, a plenitude da revelação de Deus, um tesouro incalculável, a “pérola preciosa” (cf. Mt 13,45-46). Verbo de Deus feito carne, Caminho, Verdade e Vida dos homens e das mulheres aos quais abre um destino de plena justiça e felicidade. Ele é o único Libertador e Salvador que, com sua morte e ressurreição, rompeu as cadeias opressivas do pecado e da morte, revelando o amor misericordioso do Pai e a vocação, dignidade e destino da pessoa humana." (DAp 6).

3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo com a oração de Jesus:
Ó Pai, Senhor do céu e da terra,
eu te agradeço porque tens mostrado às pessoas sem instrução
aquilo que escondeste dos sábios e dos instruídos.
Sim, ó Pai, tu tiveste prazer em fazer isso.

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é de fé. Em casa, na rua, no trabalho, onde estiver, em qualquer situação, vou contemplar a ação de Deus e na sua presença agradecer por revelar-se aos pequenos.

Bênção Bíblica
O Senhor o abençoe e guarde!
 
O Senhor lhe mostre seu rosto brilhante e tenha piedade de você!
 
O Senhor lhe mostre seu rosto e lhe conceda a paz!' (Nm 6,24-27).
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Ir. Patrícia Silva, fsp
Oração Final
Pai Santo, dá-nos a alegria natural de quem está procurando cumprir sua missão, ainda que reconhecendo nossos limites e impotência, mas confiantes na tua Presença Paternal em nós e nos nossos companheiros de caminhada. Pelo Cristo Jesus, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário