terça-feira, 3 de setembro de 2013

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 04/09/2013

4 de Setembro de 2013

Ano C


Lc 4,38-44

Comentário do Evangelho

O Senhor da vida faz viver os que vivem prostrados sob o mal

De um lugar público, a sinagoga de Cafarnaum, Jesus vai à casa de Simão. Todo âmbito da vida humana é lugar da presença do Senhor. Todo e qualquer lugar é espaço à manifestação da ação de Deus.
“A sogra de Simão estava... com muita febre” (v. 38b). A febre era considerada a antessala da morte, um mal que definha os ossos. Jesus cura a sogra de Simão, advertindo a febre como se expulsasse um demônio. O mal impede a sogra de Simão de celebrar o descanso sabático. À palavra de Jesus, ela se levantou, como “se levanta” da morte. É o Senhor da vida que faz viver os que vivem prostrados sob o mal e realizar a oração própria do discípulo, o serviço.
O sumário dos vv. 40-44 apresenta Jesus como um Messias itinerante que arranca do coração do ser humano o mal que o impede de empreender, com Jesus, o seu caminho para Deus. O Senhor não é prisioneiro de um grupo nem de um lugar. A salvação da qual ele é portador destina-se a toda a humanidade: “Eu devo anunciar a Boa-Nova do Reino de Deus também a outras cidades, pois é para isso que fui enviado” (v. 43).
Carlos Alberto Contieri, sj
ORAÇÃO
Pai, que a presença de Jesus em minha vida seja motivo de libertação, de modo que eu possa servir com alegria o meu próximo, especialmente, os mais necessitados.

Vivendo a Palavra

A nossa missão de discípulos evangelizadores deveria nos encorajar a lutar e vencer o comodismo, para repetir com Jesus aquilo que ele afirmou ao sair de Cafarnaum: Vamos anunciar a Boa Notícia do Reino de Deus também para as outras cidades, porque para isso é que fomos enviados.

Reflexão

Por que as pessoas procuram a religião? A maioria das pessoas que procuram a religião o faz por motivos egoístas, procuram a Deus para fazer dele seu servidor, querem proteção, saúde, sucesso econômico, profissional, social ou afetivo, ou fogem do medo do desconhecido, do sobrenatural ou da própria morte. Devemos procurar na religião um relacionamento pessoal e amoroso com o próprio Deus, para que possamos servi-lo amando os nossos irmãos e irmãs. Para isso, precisamos conhecer o Evangelho, no qual Jesus anuncia a boa nova do Reino de Deus. A partir do conhecimento do Evangelho, vamos nos sentir apelados por Deus para a vivência concreta do amor e, a partir de uma resposta positiva a esse apelo, teremos um relacionamento maduro e amoroso com Deus.

Meditação

Jesus de vez em quando se retirava para descansar e rezar. Você o faz também? - Muitas vezes Jesus demonstra que o ambiente familiar é ambiente de paz e saúde. Você colabora com isso em sua família? - A família é a base de tudo. Tem consciência desta realidade fazendo a sua parte? - Há doença que se resume simplesmente na falta de carinho, atenção e respeito. Dê algum testemunho sobre isso.
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R

REFLEXÕES DE HOJE


04 de SETEMBRO – QUARTA

 

1 - O Espírito do Senhor está sobre mim- -Alexandre Soledade

2 - Eu devo anunciar a Boa-nova do Reino de Deus ...-Claretianos

3 - Jesus tinha uma oratória eloquente -Diac. José da Cruz

4 - O toque de Jesus - Helena Serpa

5 - Por que Jesus fazia milagres? - José Salviano

6 - Jesus continua curando libertando - Helena Serpa

7 - Eu devo anunciar a Boa Nova do Reino de Deus também a outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado. Padre Queiroz



Liturgia comentada

Como uma oliveira verdejante... (Sl 5
1 [52])
Que belo símbolo é a oliveira, sinalizando a ventura daqueles que acolhem a vida de Deus! Árvore generosa, atravessa os séculos e as tempestades sem deixar de entregar seus frutos à moenda de azeite. Sua sombra acolhe os peregrinos. Foi no Horto das Oliveiras que Jesus se refugiou em sua agonia...
Foi também a oliveira a primeira árvore que sobreviveu ao Dilúvio: um de seus ramos verdes de esperança estava no bico da pomba que anunciava a vida nova (cf. Gn 8,11). Quando o Senhor Deus descreve a Terra Prometida (cf. Dt 8,8-9), ali aparece a oliveira, ao lado da vinha e da figueira. Sua madeira bendita foi utilizada na porta mais santa do Templo de Salomão (1Rs 6,31-32) e seu óleo alimentava o candelabro que devia arder perenemente na Tenda do Encontro (Lv 24,2-3).
Juntamente com a vinha – um ícone de Israel -, a oliveira traduz a fecundidade e a ventura da família do homem justo. Quando o Senhor quer elogiar Israel como a esposa da Aliança, falando através do profeta, chama seu povo de “oliveira verdejante carregada de soberbos frutos” (Jr 11,16).
Anunciando a regeneração de Israel com a vinda do Messias, Deus fala por Oseias: “Eu serei para Israel como o orvalho, ele vai florir como o lírio, afundará suas raízes como o carvalho do Líbano; seus brotos se estenderão e ele terá o esplendor da oliveira”. (Os 14,6-7)
O azeite que ela nos fornece é um dos símbolos do Espírito Santo, ao lado do fogo e da água, da pomba e do vento. Esse azeite pronto a arder nas trevas da noite separou as virgens sábias das virgens loucas, excluídas do banquete nupcial (Mt 25).
Na Carta aos Romanos, o apóstolo Paulo também recorre à imagem da oliveira, tronco no qual nós, cristãos, fomos enxertados. Nós, comunidade cristã, ramos da oliveira selvagem (os que não eram povo de Deus), somos um enxerto que Deus-Agricultor realizou no tronco do Primeiro Israel para que tivéssemos acesso à seiva da vida.
Nosso Deus é um Agricultor que trabalha a terra de nosso coração. Lança incansavelmente suas sementes (Mt 13), à espera de frutos. Ele sabe que certas árvores – como a oliveira – levam muito tempo até a colheita. Mas sabe também que “mesmo na velhice darão frutos” (Sl 92,15) e muitos desfrutarão de sua colheita.
Os reis serão ungidos com seu azeite; os atletas, massageados; as feridas, suavizadas; a noite do lar, iluminada. Deus espera por nossos frutos, para que a humanidade tenha saúde e salvação...
Orai sem cessar: “Com óleo puríssimo me ungistes...” (Sl 92,11)
Texto de  Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
santini@novaalianca.com.br
Que Jesus nos ensine o caminho da saúde
Como nós devemos olhar para Jesus para que Ele nos cure? Não esperemos ficar doentes ou que a enfermidade bata à nossa porta, mas peçamos para Jesus nos ensinar o caminho da saúde.
“Ao pôr do sol, todos os que tinham doentes atingidos por diversos males, os levaram a Jesus. Jesus punha as mãos em cada um deles e os curava. De muitas pessoas também saíam demônios, gritando: ‘Tu és o Filho de Deus’” (Lc 4,40-41).
Hoje, nós contemplamos Jesus, o Senhor e Mestre agindo no meio do Seu povo. Ele passava no meio do povo para tocar nas pessoas. O Senhor tocava nas doenças, nas enfermidades, tocava nos males do corpo, do espírito, da alma. Jesus expulsava todas as doenças que incomodavam o ser humano.
Olhamos para Cristo como Mestre e Senhor, mas também como Aquele que é o nosso médico. Como nós devemos olhar para Jesus para que Ele nos cure? Não esperemos ficar doentes ou que a enfermidade bata à nossa porta, mas peçamos para Jesus nos ensinar o caminho da saúde. Peçamos para Ele nos afastar das doenças e das enfermidades, mas se ela bater à nossa porta ou chegar na nossa casa por falta de prevenção ou por diversos motivos, podemos pedir sabedoria ao Senhor, a mão, o toque, para que a cura de Jesus aconteça até nós.
Eu sou testemunha de tantas pessoas que experimentaram o poder curador de Deus, sou também testemunha, principalmente, daquilo que Jesus faz na alma delas durante a enfermidade. Pode ser que, fisicamente, nem todas as pessoas fiquem curadas, mas todas elas, doentes ou sadias, encontram a cura e a libertação da sua alma e a salvam para sempre quando se entregam ao poder libertador de Jesus.
É por isso que não podemos deixar de levar Jesus a nenhum doente, a nenhum enfermo; até os sadios que correm para lá e para cá precisam se encontrar com o Senhor, que é o sentido da vida.
Jesus expulsou muitos demônios. Às vezes, não estamos vendo os demônios e achamos que eles estão somente nas pessoas possessas; no meio de nós, estão os resquícios da ação do maligno. Quanta mentira, quanta impaciência, disputa, muita coisa que não vem de Deus agindo no meio de nós!
Que o poder de Jesus expulse todas as obras do maligno do nosso meio. Que o Senhor permita que em nossa casa Jesus também faça essa operação, expulse tudo aquilo que o maligno já fez de mau.
Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.Facebook Twitter

LEITURA ORANTE


Lc 4,38-44 - Boa Notícia para todos



Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

- A nós todos, a paz de Deus, nosso Pai, 
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo, 
no amor e na comunhão do Espírito Santo. 
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

Preparo-me para a Leitura, rezando:
Jesus Mestre, que dissestes: 
"Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, 
eu aí estarei no meio deles", 
ficai conosco,aqui reunidos (pela grande rede da internet), 
para melhor meditar e comungar com a vossa Palavra. 
Sois o Mestre e a Verdade: iluminai-nos, 
para que melhor compreendamos as Sagradas Escrituras. 
Sois o Guia e o Caminho: fazei-nos dóceis ao vosso seguimento. 
Sois a Vida: transformai nosso coração em terra boa,
onde a Palavra de Deus produza frutos abundantes 
de santidade e missão.
(Bv. Alberione)

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente o texto: Lc 4,38-44, e observo pessoas, palavras, relações, lugares.
Jesus saiu da sinagoga e foi até a casa de Simão. A sogra de Simão estava doente, com febre alta; e contaram isso a Jesus. Aí ele foi, parou ao lado da cama dela e deu uma ordem à febre. A febre saiu da mulher, e, no mesmo instante, ela se levantou e começou a cuidar deles. Depois de anoitecer, todos os que tinham amigos enfermos, com várias doenças, os levaram a Jesus. Ele pôs as suas mãos sobre cada um deles e os curou. Os demônios saíram de muitas pessoas, gritando: - Você é o Filho de Deus! Eles sabiam que Jesus era o Messias, e por isso ele os repreendia e não deixava que falassem. Quando amanheceu, Jesus saiu da cidade e foi para um lugar deserto. Mas a multidão começou a procurá-lo, e, quando o encontraram, eles não queriam deixá-lo ir embora. Mas Jesus disse: - Eu preciso anunciar também em outras cidades a boa notícia do Reino de Deus, pois foi para fazer isso que Deus me enviou. E ele anunciava a mensagem nas sinagogas de todo o país.
Bonito o encontro de Jesus com a sogra de Pedro que estava
com febre alta. Observe a atitude: "ele parou ao lado da cama dela e deu uma ordem à febre. A febre saiu da mulher no mesmo instante." Interessante é que Jesus não fala com a sogra, mas fala com autoridade à febre. A mulher imediatamente fica curada, e tão bem, que se põe a servir os hóspedes. Doentes e a multidão procuravam encontrar Jesus e Ele anunciava a boa notícia do Reino a todos e por toda parte. O próprio Jesus diz noutra passagem: "Peçam e vocês acharão. Procurem e vocês acharão. Batam, e a porta será aberta para vocês" (Mt 7,7). Falando da Igreja neste momento histórico de grandes desafios, os bispos em Aparecida, disseram: "Os esforços pastorais orientados para o encontro com Jesus Cristo vivo deram e continuam dando frutos" (DAp 99).

2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
Qual palavra mais me toca o coração?
Entro em diálogo com o texto.
Reflito e atualizo.
O que o texto me diz no momento?
Minha vida reflete o que o texto diz ou há contradições?
Meus esforços para viver bem, estar bem são orientados pelo encontro com Cristo vivo?
Ou, considero-me capaz e suficiente para enfrentar os desafios, dispensando a ação de Deus na minha vida? Considero o que dizem os bispos para a Igreja na América Latina:" A Igreja é chamada a repensar profundamente e a relançar com fidelidade e audácia sua missão nas novas circunstâncias latino-americanas e mundiais. Ela não pode fechar-se àqueles que trazem confusão, perigos e ameaças ou àqueles que pretendem cobrir a variedade e complexidade das situações com uma capa de ideologias gastas ou de agressões irresponsáveis. Trata-se de confirmar, renovar e revitalizar a novidade do Evangelho arraigada em nossa história, a partir de um encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo, que desperte discípulos e missionários. Isso não depende de grandes programas e estruturas, mas de homens e mulheres novos que encarnem essa tradição e novidade, como discípulos de Jesus Cristo e missionários de seu reino, protagonistas de uma vida nova para uma América Latina que deseja se reconhecer com a luz e a força do Espírito." (DAp 11).

3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo com o bem-aventurado Alberione:
Jesus Mestre, 
disseste que a vida eterna consiste em conhecer a ti e ao Pai. 
Derrama sobre nós, a abundância do Espírito Santo! 
Que ele nos ilumine, guie e fortaleça no teu seguimento, 
porque és o único caminho para o Pai. 
Faze-nos crescer no teu amor,
para que sejamos, como o apóstolo Paulo 
testemunhas vivas do teu Evangelho. 
Com Maria, Mãe Mestra e Rainha dos Apóstolos, 
guardaremos tua Palavra, meditando-a no coração. 
Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tem piedade de nós.

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vou eliminar do meu modo de pensar e agir aquilo que não vem de Deus, que não é conforme o Projeto de Jesus Mestre. Farei atos de fé, na certeza de que o Senhor pode me libertar de meus males, mesmo aqueles que tenho dificuldade para vencer.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

I.Patricia Silva,fsp
Oração Final
Pai Santo, que a Boa Notícia da presença de teu Reino de Amor em nós e entre nós seja anunciada ao mundo pelo testemunho da nossa fé e da fraternidade construída entre nós, discípulos evangelizadores do Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário