quinta-feira, 16 de maio de 2013

Papa Francisco responderá perguntas na Vigília de Pentecostes com os Movimentos Eclesiais

Papa Francisco. Foto: News.va

VATICANO, 16 Mai. 13 / 10:29 am (ACI/EWTN Noticias).- O Presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, Arcebispo Rino Fisichella, anunciou que na Vigília de Pentecostes com os movimentos eclesiais, o Papa Francisco responderá espontaneamente as perguntas que farão alguns representantes dos 150 diferentes grupos, movimentos e associações leigas de todo o mundo reunidos na Praça São Pedro.
Na apresentação da Vigília que tem como slogan "Eu acredito, Aumenta em nós a fé", que se realizará no próximo sábado 18 de maio, o Arcebispo disse que 120 mil pessoas pertencentes às diferentes realidades eclesiais dos cinco continentes se registraram para este evento que "demonstra que a catolicidade da Igreja não conhece limites".
Assinalou que pelo Ano da Fé "se quis criar um encontro de oração, intercâmbio e escuta que permitisse viver e retomar com força e motivação o caminho da nova evangelização, com o objetivo de levar a alegria do Evangelho a todas as pessoas".
O Arcebispo compartilhou com o Grupo ACI que "este Ano da Fé está caminhando melhor que o que eu esperava, porque a resposta foi grande até agora", além disso, ressaltou que "esperávamos 70 mil pessoas e estamos chegando ao dobro do pensado".
A Vigília que começará às 07:00 a.m. com uma peregrinação pelos Túmulos da Basílica de São Pedro, guiada por teólogos especialistas organizados em grupos de 50 pessoas. Posteriormente às 03:00 p.m. na Praça de São Pedro haverá um momento de acolhida e reflexão com música e testemunhos.
Esse momento estará animado até as 06:00 p.m. pelo conhecido coro do Movimento dos Focolares, Gen Verde, que conta com mais de 150 integrantes pertencentes a vários movimentos. Ao término desta apresentação o Pontífice se unirá à prece inicial da Vigília, ante a imagem da Virgem Maria "Salus Populi Romani".
O Prelado mencionou que ao evento assistirão vários parlamentares italianos, assim como um significativo grupo de deficientes, e os pais de um jovem falecido sob os escombros da Casa do Estudante no terremoto da cidade italiana de L' Aquila em 2009.
O programa também contempla os testemunhos do escritor e editor irlandês, John Waters, conhecido por defender os direitos dos pais na Irlanda e do cirurgião paquistanês, Paul Batthi, cujo irmão foi assassinado pelos talibãs por protestar contra a lei de blasfêmia no país.
A Vigília terminará no domingo 19 de maio às 10:00 a.m. com a celebração da Santa Missa presidida pelo Papa Francisco.
O Arcebispo indicou que a Vigília de Pentecostes celebra de uma forma eficaz este Ano da Fé para a Igreja e, portanto, não podia faltar o encontro com as realidades eclesiais que são os frutos mais evidentes do Concílio Vaticano II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário