sexta-feira, 5 de outubro de 2012

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 06/10/2012

6 de Outubro de 2012 


Lucas 10,17-24

Comentário do Evangelho

Alegre recompensa

Os discípulos voltam com grande alegria pela missão bem-sucedida na Samaria. Porém, maior do que esta alegria é alegria de ter seu nome gravado nos céus, o que significa a comunhão de amor e vida com Deus. 
O Reino é o espaço de convívio dos pequeninos, que, conhecedores de seus limites e de sua fragilidade, se solidarizam com os irmãos no serviço recíproco e empenham-se em resgatar e promover a vida neste mundo. 
Presenciar e estar envolvido no projeto do Reino de Deus é uma bem-aventurança. A partir da encarnação, o mundo é renovado. A humanidade, assumida em Jesus, é resgatada em sua dignidade e é revestida de eternidade. 

José Raimundo Oliva


Vivendo a Palavra

As coisas do Reino, escondidas aos sábios, foram reveladas aos pequeninos. Este é o convite-advertência de Jesus para nós. Não nos façamos entendidos, mas tornemo-nos crianças dóceis e nos lancemos nos braços do Pai Misericordioso. E veremos o que muitos profetas quiseram ver, mas não viram.

Reflexão

Muitas vezes, podemos perguntar: por que as pessoas mais simples e humildes recebem com maior facilidade a mensagem do evangelho do que as sábias e inteligentes? A resposta, à luz do evangelho de hoje, parece fácil: é porque Deus revela as coisas a elas e as esconde aos sábios e inteligentes. Será que foi exatamente isso que Jesus quis dizer? Parece que não, pois nos mostraria um Deus injusto, que faz distinção de pessoas. Para os inteligentes e sábios, que confiam nos próprios conhecimentos, a abertura aos mistérios da fé é algo de primitivo e irracional e, com isso, o mistério fica oculto a eles, não porque Deus escondeu, mas porque eles se recusam a ver. Os simples e humildes submetem a inteligência à fé e Deus pode, assim, lhes revelar seus mistérios.


COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

FAÇA UMA DOAÇÃO AO NPDBRASIL...

1. Os discípulos entram em campo
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Quando militei no jornalismo da minha cidade, acompanhava o campeonato varzeano e gostava de estar no vestiário das equipes, antes e depois de uma partida importante. Havia um técnico que tinha um discurso assim, quando a equipe vencia um jogo importante "Ganhamos só uma partida, ainda não somos campeões de nada!". Claro que ele vibrava muito com o desempenho da sua equipe, a frase não queria acabar com a festa, mas apenas lembrar que haveriam outras partidas a serem vencidas à frente.

Jesus colocou os seus discípulos em "campo" isso é, enviou-os em missão e deu-lhes poder sobre o mal, não podemos aqui pensar em um Poder sobrenatural de realizar prodígios, senão uma pessoa comum que vive a sua Fé nos dias de hoje, jamais iria entender o discipulado como missão, ou acharia que se trata de pessoas especiais, ungidas, fora do comum.

Geralmente, a maioria dos técnicos de times de várzea, já foram jogadores das equipes da cidade, conhecem bem as estratégias e artimanhas do adversário, conhece o campo e sabe onde seus pupilos irão pisar e é comum que em jogos importantes e decisivos, transmitam essa bagagem e experiência aos jogadores, que tem disposição, energia, mas às vezes falta-lhes experiência para o confronto.

Assim, é Jesus Cristo na relação com os discípulos, ele é homem, conhece o Bem que habita plenamente nele enquanto Deus, mas conhece também as Forças do Mal, sabe qual a estratégia do inimigo do Reino, sabe que a missão dos discípulos não será um mar de rosas e os envia, não sem antes instruí-los e municiá-los com dons, carismas e todo conhecimento. A missão foi bem sucedida, a se julgar pela euforia dos discípulos, eles ganharam o jogo, e agora Jesus, como aquele técnico prudente, quer prepará-los para novos combates contra o mal. "Não vos alegreis porque os espíritos se sujeitaram a vocês, mas sim porque estão fortalecidos para o resto do combate que terá um final de glória para o Reino de Deus.

Os discípulos não são super homens, são pessoas comuns, que seguem a Jesus e Nele acreditam, na sociedade daquele tempo, de nada valiam, não eram poderosos, nem ricos ou importantes, mas perceberam que o Reino Messiânico está em Jesus e não nas Instituições Humanas. Por isso Jesus louva o Pai extravasando toda sua alegria, os poderosos não sabem, mas ali naquele grupo de homens humildes algo grandioso está surgindo e se tornando realidade, marcando o início de um reino que prevalecerá sobre todos os reinos e impérios do mundo, em todos os tempos.

Hoje os discípulos somos nós, e, portanto, a cada dia devemos também nos recolher em Jesus Cristo louvando e agradecendo, porque em sua Graça vivemos mais um dia comprometidos com o Bem, e usando a liberdade que a sua Salvação nos conferiu, em nossas ações e palavras, botamos o Mal prá correr, reafirmando assim a nossa esperança na plenitude do Reino que já está entre nós...

2. Alegre recompensa
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)
VIDE ACIMA

Oração
Pai, por ter meu nome inscrito no céu e por estar unido a ti, única fonte de vida e de libertação, ajuda-me a lutar contra o mal que mantém a humanidade cativa do egoísmo.


3. A ALEGRIA DO APÓSTOLO
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).

A missão dos discípulos de Jesus teve seu lado bonito de eficácia e acolhida. Eles foram testemunhas da ação da palavra de Deus na vida das pessoas e como elas se transformavam. Perceberam, igualmente, como as forças demoníacas que mantinham as pessoas cativas, seja do pecado seja da doença, eram vencidas. Viram o Reino expandir-se e se implantar na vida de muita gente. Por isso, voltavam cheios de alegria para junto de Jesus.

Jesus, porém, temperou o entusiasmo desses missionários, chamando-lhes a atenção para algo que lhes passava despercebido: sua alegria deveria consistir em saber que seus nomes estavam inscritos no céu, ou seja, que eram cidadãos do Reino, cujo Senhor era o Pai. O que faziam, portanto, só tinha sentido enquanto compreendido como serviço desinteressado e gratuito à causa do Reino. Os Apóstolos foram, também, alertados para não se deixarem enredar pela glória mundana provinda do sucesso da missão, e sim, descobrir a raiz verdadeira da alegria, que consistia em saber-se instrumento nas mãos do Pai para levar a salvação a toda humanidade.

A alegria e a felicidade despontaram, também, no coração de Jesus. Ele exultou, porque o Pai revelou a pessoas tão simples, como eram os Apóstolos, os mistérios do Reino, e contou com eles para serem seus servidores. Eis um grande motivo para louvar e agradecer!

Oração
Senhor Jesus, que meu coração exulte de alegria por saber que o Pai conta comigo para ser servidor de seu Reino.

Onde está a verdadeira felicidade?


Postado por: homilia

outubro 6th, 2012

“Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu” (cf. Lc 10,20). Onde reside a verdadeira alegria, a verdadeira felicidade?
Os discípulos de Jesus estavam felizes e exultando pelo resultado, pelo êxito do trabalho deles. E quando vier o fracasso, a perseguição? Onde estará a verdadeira alegria? Parece que o Mestre dá um “banho de água fria” nos discípulos desestimulando-os, mas não é nada disso! Jesus tem o “pé no chão” e o coração no Alto. Por isso, lembrei-me de outra passagem: “Pois onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (cf. Mt 6,21).
Hoje o nosso tempo perdeu este sentido de transcendência, da existência do Céu, onde nós realmente experimentaremos a verdadeira felicidade. Tudo é para agora! É imediato, é “pra já”. Queremos uma resposta imediata e eficiente, mas nos esquecemos que o tempo, as dificuldades e a eficácia vêm com a maturidade, há longo prazo e que durará por toda a eternidade, não será curto como o efêmero tempo daqui, do agora. Mas, ao mesmo tempo, as experiências que eu vivo hoje podem ser eternas!
Este êxito e esta eficácia dependem de onde estiver o meu coração, a alegria e a felicidade verdadeira. É isso que Jesus quer fazer os discípulos entenderem: Ele é a alegria e a felicidade verdadeira. Todo esse “poder” e eficácia vêm d’Ele. Se os discípulos souberem de onde vem a fonte desta alegria, na hora da perseguição e da tribulação eles continuarão alegres e com o mesmo entusiasmo.
A vida cristã muitas vezes é um labirinto, no qual o homem necessita se “perder” para encontrar a sua saída – ou suas saídas secretas: o mapa do coração e da mente do homem. O ser humano é um mistério e meio. Para tentar entender o mistério da pessoa é preciso se aventurar a mergulhar no mistério de Deus e ser “insaciável” pois, assim como Deus, o ser humano nunca será totalmente desvendado, senão deixaria de ser um mistério.
Mas o mistério não limita a sua revelação, que se dá como a gente menos imagina ou gostaria que fosse. Uma derrota, um fracasso ou um grande momento de crise é uma grande ocasião de descobrir-se e de descobrir o outro. A pessoa é uma “caixinha de surpresas” e nós precisamos querer abri-la sempre sem medo. Coragem! A vida é e sempre será um grande desafio a ser vencido.
Estamos criando pessoas com medo de entrar em si mesmas, a geração do “tudo pronto”, do imediato, do paliativo. A pessoa se constrói, se trabalha como um diamante bruto que precisa ser ferido para ser lapidado. E isso leva tempo, paciência e muita arte. Os desafios da vida nos ensinam a viver. Nós nos formamos na escola da vida, lutando e aprendendo. A cada dia uma vitória.
A vida nos reserva lutas, obstáculos e vitórias diariamente. É preciso amar a vida e querer vivê-la com toda a intensidade, a cada momento, vivendo o presente, construindo a vida. Estou escrevendo para quem perdeu por qualquer motivo a vontade de viver, de lutar, de continuar a acreditar em si e nos outros. A palavra que eu lhe apresento é esperança: “virtude, ação de esperar o que se deseja. Confiança, expectativa otimista”. O que tem motivado a sua vida e as suas expectativas?
Uma palavra hoje tem sido muito usada nas empresas para definir qualidades de pessoas que sabem sair de situações difíceis: resiliência. E o que é resiliência? É a capacidade de superar, de recuperar-se das adversidades, tanto físicas quanto emocionais.
Ouvindo o monsenhor Jonas pregar percebe-se que a resiliência é um dom do Espírito Santo que vem em socorro daqueles que clamam, daqueles que reconhecem seus limites, mas que não ficam parados pois sabem a quem recorrer. A força de Deus para de fracos nos fazer fortes: “E me comprazo nas fraquezas, nos insultos, nas dificuldades, nas perseguições e nas angústias por causa de Cristo. Pois, quando estou fraco, então é que sou forte” (II Coríntios 12,10).
Pai santo, fonte de toda vida, Tu tens o mapa do nosso coração. Revela aos poucos a nós, pelo Divino Espírito Santo, os passos que precisamos dar em direção do sentido da vida e do gosto de viver. De experimentar as coisas boas e de não fugir dos desafios que a vida nos apresenta. Concede-nos o dom da resiliência para superarmos os nossos limites e nunca esmorecer e desistir de viver. Quero te agradecer pelo dom supremo da vida. Quero viver, quero vencer a cada dia. E contigo, minha família e meus amigos, venceremos juntos os desafios. A cada instante quero agradecer pelo pulsar do meu coração. Bendito seja o Deus da Vida que nunca nos deixa sem o seu auxilio e socorro! Amém.
Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir” (Lc 10,24-25).
padre Luizinho
Padre Luizinho – Comunidade Canção Nova
Leitura Orante

Lc 10,17-24 - Dei-lhes o poder de vencer o inimigo



Preparo-me para a Leitura Orante, rezando, com todos os que se encontram com a Palavra neste espaço virtual:

Espírito de verdade,
a ti consagro a mente e meus pensamentos: ilumina-me.
Que eu conheça Jesus Mestre
e compreenda o seu Evangelho.


 
1. Leitura (Verdade)

O que diz o texto do dia?

Leio atentamente, na Bíblia, o texto: 
Lc 10,17-24, 
e observo pessoas, palavras, relações, lugares.

Os setenta e dois voltaram muito alegres e disseram a Jesus:

- Até os demônios nos obedeciam quando, pelo poder do nome do senhor, nós mandávamos que saíssem das pessoas! Jesus respondeu:
- De fato, eu vi Satanás cair do céu como um raio. Escutem! Eu dei a vocês poder para pisar cobras e escorpiões e para, sem sofrer nenhum mal, vencer a força do inimigo. Porém não fiquem alegres porque os espíritos maus lhes obedecem, mas sim porque o nome de cada um de vocês está escrito no céu. Naquele momento, pelo poder do Espírito Santo, Jesus ficou muito alegre e disse:
- Ó Pai, Senhor do céu e da terra, eu te agradeço porque tens mostrado às pessoas sem instrução aquilo que escondeste dos sábios e dos instruídos. Sim, ó Pai, tu tiveste prazer em fazer isso.
- O meu Pai me deu todas as coisas. Ninguém sabe quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém sabe quem é o Pai, a não ser o Filho e também aqueles a quem o Filho quiser mostrar quem o Pai é. Então Jesus virou-se para os discípulos e disse só para eles:
- Felizes são as pessoas que podem ver o que vocês estão vendo! Eu afirmo a vocês que muitos profetas e reis gostariam de ter visto o que vocês estão vendo, mas não puderam; e gostariam de ter ouvido o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram.

Os discípulos retornam da missão e o que mais os satisfez foi o fato de terem exorcizado o demônio, em nome de Jesus. Não contam nada do acolhimento das cidades à Boa Nova anunciada. Jesus lhes responde que mais importante que submeter o inimigo é pertencer ao Reino “porque o nome de cada um de vocês está escrito no céu “. Este é também um momento de alegria. Jesus também "ficou muito alegre" e agradeceu ao Pai , Senhor do Céu e da terra. Os sábios a quem se refere são os chefes dos judeus. Os "sem instrução" são os discípulos, os que têm necessidade de aprender. Diz ainda: “Felizes são as pessoas que podem ver o que vocês estão vendo”. Os discípulos são felizes, testemunhas privilegiadas dessa revelação do Mestre

2. Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim, hoje?

Este texto me convida a avaliar a minha fé. 

Quais são as maravilhas que Deus realiza na minha vida e na vida de minha família, de minha comunidade? 

Sou feliz por ter meu nome escrito no céu? 

O que faço para que isto aconteça?

 Os bispos da América, em Aparecida, disseram: 

"Diante de tudo damos graças a Deus e o louvamos por tudo o que nos tem sido dado. (...) Sobretudo, nos tem sido dado Jesus Cristo, a plenitude da revelação de Deus, um tesouro incalculável, a “pérola preciosa” (cf. Mt 13,45-46). Verbo de Deus feito carne, Caminho, Verdade e Vida dos homens e das mulheres aos quais abre um destino de plena justiça e felicidade. Ele é o único Libertador e Salvador que, com sua morte e ressurreição, rompeu as cadeias opressivas do pecado e da morte, revelando o amor misericordioso do Pai e a vocação, dignidade e destino da pessoa humana." (DAp 6).

3.Oração (Vida)

O que o texto me leva a dizer a Deus?

Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo com a oração de Jesus:

Ó Pai, Senhor do céu e da terra,
eu te agradeço porque tens mostrado às pessoas sem instrução
aquilo que escondeste dos sábios e dos instruídos.
Sim, ó Pai, tu tiveste prazer em fazer isso.

4.Contemplação (Vida e Missão)

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?

Meu novo olhar é de fé. Em casa, na rua, no trabalho, onde estiver, em qualquer situação, vou contemplar a ação de Deus e na sua presença agradecer por revelar-se aos pequenos.

Bênção Bíblica

O Senhor o abençoe e guarde!
 
O Senhor lhe mostre seu rosto brilhante e tenha piedade de você!
 

O Senhor lhe mostre seu rosto e lhe conceda a paz!'
(Nm 6,24-27).

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Sugestões

Outubro 2012 - Mês Missionário

- Tema:  "Brasil missionário partilha a tua fé".

Ir. Patrícia Silva, fsp



Oração Final
Pai Santo, nós te oferecemos o nosso carinho filial. Envia sobre nós o teu Espírito e faze-nos acolhedores à Boa Notícia da presença do teu Reino de Amor em nós e entre nós e prontos a partilhá-la com os peregrinos desta vida. Por Jesus Cristo, teu Filho e nosso Irmão, na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário