sexta-feira, 13 de abril de 2012

HOMÍLIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 14/04/2012

14 de Abril de 2012 


Marcos 16,9-15

Comentário do Evangelho

O envio missionário

Após a crucifixão de Jesus, surgiram duas tradições. Uma narrava que após sua sepultura, o túmulo de Jesus foi encontrado vazio por Maria Madalena e outras mulheres. O evangelho de Marcos terminava com esta narrativa, com o destaque de que a missão deveria ser retomada na Galileia. Outra tradição narrava aparições de Jesus ressuscitado à Maria Madalena e aos discípulos. Esta narrativa foi, tardiamente, acrescentada ao evangelho original de Marcos, a partir do capítulo 16, versículo 9. É um resumo das aparições narradas nos outros evangelhos. 

A conclusão é a advertência sobre "falta de fé e dureza de coração" dos discípulos, por não entenderem a ressurreição de Jesus, seguindo-se . A advertência é feita aos discípulos e aos leitores de todos os tempos. Reconhecemos a presença de Jesus de Nazaré, vivo em nossas comunidades e no mundo? Este reconhecimento é a essência do anúncio missionário. 


José Raimundo Oliva


Vivendo a Palavra

Navegamos pelas linhas finais do Evangelho de Marcos. A verdade da ressurreição era grande demais para ser aceita pelos discípulos. Também para nós, é mistério que somente pela fé podemos alcançar. Mas aos que crerem, o Mestre deixa a missão: ir pelo mundo inteiro e anunciar a Boa Notícia a toda a humanidade.


Reflexão
Para que possamos conhecer verdadeiramente Jesus, duas coisas são necessárias. A primeira é a atuação da graça divina que nos revela quem é Jesus na sua divindade e na sua atuação messiânica e a segunda é a nossa abertura a essa graça para que possamos acolher a atuação divina em nós. A partir desses dois elementos, podemos compreender melhor qual é o papel do evangelizador e qual a essência da nossa missão. Movidos pelo grande protagonista da missão que é o Espírito Santo, somos chamados a ser canais de graça na vida das pessoas e ao mesmo tempo a preparar os corações das pessoas para que sejam terreno fértil para o evangelho e acolham a Cristo em suas vidas.


COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

FAÇA UMA DOAÇÃO AO NPDBRASIL...

1. "Anúncio e Testemunho pessoal..."
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)

Claro que a propaganda é a alma do negócio, o pessoal da área de marketing defende essa ideia de com unhas e dentes e não estão errados. Mas há também uma propaganda eficiente e que dizem ser tiro e queda, é aquela passada de boca em boca "Não comprei tal produto porque vi na TV, mas porque meu vizinho comprou e disse que é bom"

Jesus poderia fazer um grande estardalhaço em sua volta, aparecer no Palácio dos poderosos, aparecer no meio do Conselho do Sinédrio, para desafiá-los e convocar uma mega concentração em Jerusalém para comunicar oficialmente que ele estava Vivo e que agora iria dar as cartas, humilhando os que conspiraram contra ele e tramaram sua morte. Os marqueteiros de plantão até lamentam “Ah se eu estivesse lá para preparar a volta de Jesus em grande estilo!”.

Não que Jesus e seu evangelho não precisem de divulgação, precisa sim, mas o cristianismo não pode ser feito de "oba-oba". Por isso Jesus descarta sua volta em uma Glória Messiânica, como os Judeus esperavam, e prefere a comunicação boca a boca, apareceu primeiro a Maria Madalena, diz o evangelho, que já tinha experimentado á sua Força Libertadora, esta mulher vai correndo anunciar aos irmãos da comunidade, que ainda estavam guardando o luto e chorando de tristeza, marcados pela aflição, mas eles não acreditaram no anúncio e no testemunho da mulher, talvez porque não podiam admitir a ideia de que Jesus não viesse direto a eles, mas primeiro aparecesse a uma mulher..., era inconcebível.

Mais tarde Jesus apareceu a dois discípulos que iam para Emaús e estes foram anunciá-lo aos demais, mas quem diz que os discípulos acreditaram... Talvez estivessem excessivamente preocupados sobre que rumo iriam tomar, o que deveriam fazer, Jesus lhes havia dito apenas para propagarem o evangelho e batizar as pessoas, nada mais. Madalena e os dois discípulos, que haviam feito essa experiência estavam fazendo exatamente o que o Mestre havia mandado. Talvez estivessem fazendo alguma reunião de planejamento pastoral, às vezes fazemos uma reunião, para preparar outra reunião...

Os discípulos, tanto como os agentes pastorais de nossos tempos, queriam FAZER. Então durante uma refeição quando estavam é mesa Jesus apareceu aos onze e deu uma "dura" por não terem acreditado no anúncio e no Testemunho que haviam presenciado. E para que não houvessem mais dúvidas sobre a missão primária da Igreja, repetiu-lhes o que já lhes havia falado "Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura"

Que a Igreja precisa ter uma organização em sua estrutura e nos trabalhos pastorais, isso não resta a menor dúvida, mas não podemos nos acomodar e deixar que tantos trabalhos e compromissos, acabem sendo mais importantes do que o anúncio e o testemunho pessoal, senão estaremos priorizando o que não é essencial, e o pior, os nossos trabalhos pastorais, tantos encontros e reuniões não passarão de um grande "oba-oba", que não terá nenhuma serventia... Muita propaganda sobre o que fazemos, quem somos na comunidade, a importância daquilo que fazemos.

Quanto a Jesus e seu evangelho, quando dá tempo a gente se lembra e até fala um pouco dele. "E com licença que agora tenho uma reunião importante..."

2. O envio missionário
(O comentário do Evangelho abaixo é feito por José Raimundo Oliva - e disponibilizado no Portal Paulinas)

VIDE ACIMA

Oração


Pai, livra-me da incredulidade que me impede de ser proclamador da ressurreição de teu Filho Jesus, por quem nos é oferecida a tua salvação.


3. IDE EVANGELIZAR
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total a cada mês).

Há um consenso de que no Evangelho de Marcos, a partir de 16,9, temos um acréscimo. O Evangelho terminava com as mulheres junto ao túmulo vazio e o anúncio da ressurreição pelos anjos com o envio dos discípulos à Galiléia, para a retomada da missão com o ressuscitado. Um redator teve a intenção provável de completar o Evangelho com as narrativas de aparições do ressuscitado. Aí, fez uma síntese dos demais Evangelhos quanto a estas aparições: à Maria Madalena, no horto (Jo), aos discípulos de Emaús (Lc) e aos onze reunidos (Lc, Jo). O acento destas narrativas é a incredulidade dos discípulos. Porém, a experiência pascal deve levar à passagem da dúvida à certeza, da incredulidade à fé. Isto só pode acontecer graças a um encontro com o fundamento da fé que é Jesus, presente nas comunidades. A Boa-Nova do amor de Deus e do dom da vida eterna, revelada por seu Filho, é para ser anunciada ao mundo inteiro.


Sejamos corajosos ao anunciar a Boa Nova da Ressurreição de Jesus


Postado por: homilia

abril 14th, 2012


A Boa Nova do amor de Deus e o dom da vida eterna, revelados por Jesus são para ser anunciadas ao mundo inteiro.
No Evangelho de hoje, Jesus aparece aos onze discípulos e os envia em missão, a fim de que anunciem o Seu Reino de amor e paz, fazendo de todos os homens e mulheres Seus discípulos.
Quero, de modo muito especial, destacar o dia em que acontece a missão: domingo bem cedo. É o primeiro dia da semana, portanto, dia do trabalho. Mas que tipo de trabalho? É o dia que, para nós, Deus fez tudo de novo. Nova terra e novos céus se iniciaram com a vitória do Mestre sobre a morte. Dia do poder salvador do Pai.
“Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura”. Esta é a missão a qual todo cristão é chamado depois de experimentar, na sua vida, a força da Ressurreição de Jesus. Quem não tem consciência disso ainda está nas trevas da incredulidade e presta culto, antes, a um “ilustre defunto” do que a Cristo, Senhor da vida.
Que o tempo pascal fortaleça a nossa fé não só na Ressurreição de Cristo, mas também na presença d’Ele na Igreja, no meio de nós. Peçamos a coragem de anunciar o Seu Evangelho, o que consiste, fundamentalmente, em anunciar o Seu mistério pascal.
O Mestre fez com que Maria Madalena, a quem Jesus ressuscitado apareceu por primeiro, se tornasse a primeira anunciadora da Sua Ressurreição. Aos discípulos de Emaús, o Salvador aparece e os liberta da dor. Aos onze discípulos Ele também aparece e lhes censura a dureza de coração e a falta de fé no que Moisés e os profetas anunciaram e, depois, os envia em missão para pregar ao mundo inteiro. Consequentemente, quem acreditasse nas Suas Palavras e fosse batizado seria salvo.
Hoje, esta missão é minha e sua. Precisamos assumi-la “com unhas e dentes” para que a notícia da Ressurreição chegue até os confins da terra.
Padre Bantu Mendonça


Leitura Orante 

Preparo-me para a Leitura Orante, rezando: 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 

Vem Santo Espírito, amor do Pai e do Filho. 
Vem à minha mente, à minha vontade, ao meu coração. 
Abre-me à coragem da verdade. 
Dá-me a força para deixar-me tocar 
e renovar profundamente por Jesus, Palavra do Pai.
 Amém. 

1. Leitura (Verdade) 

- O que a Palavra diz? 

Leio atentamente, na Bíblia, o Evangelho do Dia: 
Mc 16,9-15. 

Como foi difícil para os discípulos o amadurecimento na fé! Maria Madalena deu testemunho da Ressurreição aos discípulos. Mas, o preconceito ao testemunho de uma mulher não os convenceu. Permaneceram na incredulidade. Preferiram permanecer na decepção, na tristeza, na dor da ausência do Mestre. Depois, Jesus apareceu aos dois discípulos que caminhavam para Emaús. Eles voltaram a Jerusalém, com o coração "aquecido" e testemunharam a ressurreição do Mestre. Nem assim o grupo dos discípulos acreditou. Parecia que a comunidade estava fechada, impermeável à verdade. Finalmente, Jesus apareceu aos onze, durante uma refeição. Ali também Tomé duvidou. Primeiro, Jesus os repreendeu por não terem fé. Após esta chamada de atenção, seguiu-se o mandato para levar adiante a missão de proclamar ao mundo inteiro que Jesus está vivo e caminha ao nosso lado. 

2. Meditação (Caminho) 

- O que a Palavra diz para mim? 
Sou também resistente às verdades da fé?
 Como vivo o mandato de testemunhar minha fé? 
Neste testemunho, os bispos lembram o papel do discípulo: 
"Ao chamar aos seus para que o sigam, Jesus lhes dá uma missão muito precisa: anunciar o evangelho do Reino a todas as nações (cf. Mt 28,19; Lc 24,46-48). Por isto, todo discípulo é missionário, pois Jesus o faz partícipe de sua missão ao mesmo tempo que o vincula a Ele como amigo e irmão. Desta maneira, como Ele é testemunha do mistério do Pai, assim os discípulos são testemunhas da morte e ressurreição do Senhor até que Ele retorne. Cumprir esta missão não é uma tarefa opcional, mas parte integrante da identidade cristã, porque é a difusão testemunhal da própria vocação." 
(DAp 144). 

3. Oração (Vida) 

- O que a Palavra me leva a dizer a Deus? 
Rezo com Maria, a Mãe de Jesus, as alegrias da Ressurreição. 

- Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia! 
- Porque quem merecestes trazer em vosso puríssimo seio, aleluia! 
- Ressuscitou como disse, aleluia! 
- Rogai a Deus por nós, aleluia! 
- Exultai e alegrai-vos, ó Virgem Maria, aleluia! 
- Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia! 

Ave, Maria... 

- Rogai por nós, Santa Mãe de Deus. 
- Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. 

Oremos 

Ó Deus, que alegrastes o mundo com a ressurreição de vosso Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso, concedei-nos, vo-lo suplicamos, que por sua Mãe, a Virgem Maria, alcancemos as alegrias da vida eterna. Pelo mesmo Cristo, nosso Senhor. Amém. 

4. Contemplação(Vida/ Missão) 

- Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? 

Hoje quero testemunhar a fé e vivê-la com a convicção de que Jesus está vivo e convive comigo, conosco, em meu quotidiano. 

Bênção 

- Deus nos abençoe e nos guarde. 
Amém. 
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós.
 Amém. 
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz.
Amém. 
- Abençoe-nos Deus misericordioso,
 Pai e Filho e Espírito Santo. 
Amém.

Ir. Patrícia Silva, fsp 

Oração Final

Pai Santo, nós cremos! Aumenta a nossa fé! Dá-nos espírito humilde para nos entregarmos inteiros à missão de testemunhar aos companheiros de jornada nesta terra o teu Amor de Pai que também é Mãe e a presença entre nós do Cristo Jesus, teu Filho, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário