quarta-feira, 22 de maio de 2024

LITURGIA DIÁRIA - 22/05/2024


Tema do dia

QUEM NÃO ESTÁ CONTRA NÓS, ESTÁ A NOSSO FAVOR

O Apóstolo Tiago, presbítero da Igreja que nascia em Jerusalém, ensina aos seguidores do Caminho quais são as atitudes condizentes com o discípulo de Jesus. Ele condena a arrogância e o orgulho. Modéstia e humildade são características dos cristãos de todos os tempos.

PALAVRAS DO SANTO PADRE

As palavras de Jesus revelam [...] uma tentação e oferecem uma exortação. A tentação é o fechamento. Os discípulos desejavam impedir uma obra de bem só porque a pessoa que a realizava não pertencia ao seu grupo. Eles pensam que têm “direitos exclusivos sobre Jesus” e que são os únicos autorizados a trabalhar pelo Reino de Deus. Mas deste modo acabam por se sentir prediletos e consideram os outros como estranhos, a ponto de se tornarem hostis para com eles. [...] Cada fechamento afasta quantos não pensam como nós.   E isto – como sabemos   – é a raiz de tantos males da história: a partir do absolutismo que muitas vezes gerou ditaduras e de tantas violências para com aqueles que são diferentes.
Mas também devemos vigiar sobre o fechamento na Igreja. Porque o diabo, que é o divisor – é isso que a palavra “diabo” significa, ele faz divisão – insinua sempre suspeitas para dividir e excluir pessoas. Ele tenta com astúcia, e pode acontecer como com aqueles discípulos, que chegam ao ponto de excluir até quantos tinham expulsado o próprio diabo! Por vezes também nós, em vez de sermos comunidades humildes e abertas, podemos dar a impressão de sermos “os melhores da classe” e manter os outros à distância; em vez de procurarmos caminhar com todos, podemos exibir a nossa “carteira de crentes”: “sou crente”, “sou católico”, “sou católica”, “pertenço a esta associação, àquela outra...”; e os outros, pobrezinhos, não. Isto é um pecado. Exibir a “carteira de crentes” para julgar e excluir. Peçamos a graça de superar a tentação de julgar e de catalogar, e que Deus nos preserve da mentalidade do “ninho”, a de nos preservarmos ciosamente no pequeno grupo daqueles que se consideram bons: o sacerdote com os seus fidelíssimos, os agentes pastorais fechados entre si para que ninguém se infiltre, os movimentos e as associações no próprio carisma particular, e assim por diante. Fechados. Tudo isto corre o risco de tornar as comunidades cristãs lugares de separação e não de comunhão. O Espírito Santo não quer fechamentos; quer abertura, comunidades acolhedoras onde haja lugar para todos. E depois, no Evangelho, há a exortação de Jesus: em vez de julgarmos tudo e todos, prestemos atenção a nós mesmos! (Angelus de 26 de setembro de 2021)

Oração para antes de ler a Bíblia


Meu Senhor e meu Pai! Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra! Que eu te conheça e te faça conhecer, te ame e te faça amar, te sirva e te faça servir, te louve e te faça louvar por todas as criaturas. Fazei, ó Pai, que pela leitura da Palavra os pecadores se convertam, os justos perseverem na graça e todos consigamos a vida eterna. Amém.

Quarta-feira, 7ª Semana do Tempo Comum, Ano Par (II)
Cor: Verde


Primeira Leitura (Tg 4,13-17)
7ª Semana do Tempo Comum | Quarta-feira - 22/05/2024

Leitura da Carta de São Tiago.

Caríssimos, 13e agora, vós que dizeis: “Hoje ou amanhã iremos a tal cidade, passaremos ali um ano, negociando e ganhando dinheiro”. 14No entanto, não sabeis nem mesmo o que será da vossa vida amanhã! Com efeito, não passais de uma neblina que se vê por um instante e logo desaparece.
15Em vez de dizer: “Se o Senhor quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo”, 16vós vos gloriais de vossas fanfarronadas. Ora, toda a arrogância deste tipo é um mal. 17Assim, aquele que sabe fazer o bem e não o faz incorre em pecado.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório Sl 48(49),2-3.6-7.8-10.11 (R. Mt 5,3)
7ª Semana do Tempo Comum | Quarta-feira - 22/05/2024

— Felizes os humildes de espírito porque deles é o Reino dos Céus!
— Felizes os humildes de espírito porque deles é o Reino dos Céus!

— Ouvi isto, povos todos do universo, * muita atenção, ó habitantes deste mundo; poderosos e humildes, escutai-me, *ricos e pobres, todos juntos, sede atentos!
— Por que temer os dias maus e infelizes, * quando a malícia dos perversos me circunda? Por que temer os que confiam nas riquezas *e se gloriam na abundância de seus bens?
 — Ninguém se livra de sua morte por dinheiro * nem a Deus pode pagar o seu resgate. A isenção da própria morte não tem preço; * não há riqueza que a possa adquirir, nem dar ao homem uma vida sem limites *e garantir-lhe uma existência imortal.
— Morrem os sábios e os ricos igualmente; † morrem os loucos e também os insensatos, * e deixam tudo o que possuem aos estranhos.

Evangelho (Mc 9,38-40)
7ª Semana do Tempo Comum | Quarta-feira - 22/05/2024



Quem não está contra nós está a nosso favor

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
—Sou o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai, senão por mim. (Jo 14,6)

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 38João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue”. 39Jesus disse: “Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. 40Quem não é contra nós é a nosso favor”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


Oração pardepois dler a Bíblia


Dou-Te graças, meu Deus, pelos bons propósitos, afetos e inspirações que me comunicastes nesta meditação; peço-Te ajuda para colocá-los em prática. Minha Mãe Imaculada, meu protetor São José e Anjo da minha guarda, intercedem todos por mim. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário