sexta-feira, 31 de maio de 2024

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 31/05/2024

ANO B


Lc 1,39-56

Comentário do Evangelho

Bendita és tu entre as mulheres


Carregando Cristo Deus em seu ventre, Maria vai visitar Isabel, que, por sua vez, carrega em seu ventre João, o Precursor, enviado à frente do Senhor. Verdadeira serva do Senhor, Maria mostra a importância e a alegria de uma visita feita para prestar serviço.
Cônego Celso Pedro da Silva,
Fontes: https://catequisar.com.br/liturgia/bendita-es-tu-entre-as-mulheres-4/ e https://www.comeceodiafeliz.com.br/evangelho/proclama-minha-alma-a-grandeza-do-senhor-31052024

Reflexão

A festa da Visitação retrata o episódio em que Maria, já grávida, visita Isabel, gestante há seis meses. No plano humano, trata-se do simples encontro entre a jovem Maria e a idosa Isabel, que espera pelo nascimento de João Batista. No plano teológico, enquanto traz no seio o seu filhinho, o Messias, Maria torna-se verdadeira habitação de Deus e, como tal, é reverenciada pela prima: “Você é bendita entre as mulheres, e bendito é o fruto do seu ventre!” Então, Maria proclama um dos mais belos hinos do Novo Testamento. Doravante, não será mais com pedras que se edificará a morada de Deus, mas com a fé, o amor e a esperança. A festa da Visitação de Nossa Senhora, celebrada pelos franciscanos no final do século XIII, foi introduzida no calendário universal pelo papa Urbano VI, em 1389.
(Dia a dia com o Evangelho 2024)
Fonte: https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/31-sexta-feira-4/

Reflexão

«O menino pulou de alegria no meu ventre»

Mons. F. Xavier CIURANETA i Aymí Bispo Emérito de Lleida
(Lleida, Espanha)

Hoje contemplamos o fato da Visitação da Virgem Maria a sua prima Isabel. Tão rapidamente como lhe foi comunicado que tinha sido escolhida por Deus Pai para ser Mãe do Filho de Deus e que sua prima Isabel tinha recebido também o dom da maternidade, caminha decididamente até a montanha para cumprimentar sua prima, para compartilhar com ela o gozo de terem sido agraciadas com o dom da maternidade e para servi-la.
A saudação da Mãe de Deus provoca que o menino, que Isabel leva no seu ventre, pule de entusiasmo dentro das entranhas de sua mãe. A Mãe de Deus, que leva Jesus no seu ventre é causa de alegria. A maternidade é um dom que gera alegria. As famílias alegram-se quando há um anúncio de uma nova vida. O nascimento de Cristo produz certamente «uma grande alegria» (Lc 2,10).
Apesar de tudo, hoje em dia, a maternidade não é devidamente valorizada. Frequentemente colocam-se em primeiro lugar outros interesses superficiais, que são manifestação de comodidade e de egoísmo. As possíveis renúncias que comporta o amor paternal e maternal, assustam a muitos matrimônios que, talvez pelos meios que receberam de Deus, devessem ser mais generosos e dizer “sim” mais responsavelmente a novas vidas. Muitas famílias deixam de ser “santuários da vida”. O Papa São João Paulo II constata que a contracepção e o aborto “têm as suas raízes numa mentalidade hedonista e irresponsável a respeito da sexualidade e pressupõem uma concepção egoísta da liberdade, que vê na procriação um obstáculo ao desenvolvimento da própria personalidade».
Isabel, durante cinco meses, não saía de casa, e pensava: «Isto é o que o Senhor fez por mim» (Lc 1,25). E Maria dizia: «A minha alma glorifica o Senhor (…) porque pôs os olhos na humildade da sua serva» (Lc 1,46.48). A Virgem Maria e Isabel valorizam e agradecem a obra de Deus nelas: a maternidade! É necessário que os católicos reencontrem o significado da vida como um dom sagrado de Deus aos seres humanos.

Pensamentos para o Evangelho de hoje

- «Dulce coração de Maria, fortalece e assegura o nosso caminho na terra: seja você mesma nosso caminho, porque tu conheces a senda e o atalho certo que levam, por teu amor, ao amor de Jesus Cristo» (São Josemaria)

- «Nesta festa contemplamos a Maria. Ela nos abre à esperança, a um futuro cheio de alegria e nos ensina o caminho para o alcançar: acolher na fé a seu Filho; não perder nunca a amizade com Ele, se não nos deixar iluminar e guiar por sua Palavra» (Bento XVI)

- «Só a fé pode aderir aos caminhos misteriosos da omnipotência de Deus. Esta fé gloria-se nas suas franquezas, para atrair a si o poder de Cristo. Desta fé é modelo supremo a Virgem Maria, pois acreditou que “a Deus nada é impossível” (Lc 1,37) e pôde proclamar a grandeza do Senhor: “O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas; Sato- é o seu nome” (Lc 1,49)» (Catecismo da Igreja Católica, n° 273)
Fonte: https://evangeli.net/evangelho/feria/2024-05-31

Reflexão

A Visitação (2º Mistério do gozoso)

Rev. D. Antoni CAROL i Hostench
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)

Hoje assistimos a um dos “mistérios” da vida de Cristo: Maria visita a sua prima Isabel, a qual está à espera de João. Ambas as mães conceberam milagrosamente: Santa Maria, virginalmente; santa Isabel, sendo estéril e de idade avançada. Após a longa viagem da Virgem, encontram-se frente a frente —por primeira vez— o Messias e o seu precursor.
É um marco na história da salvação: o Baptista, que é o último dos profetas do Antigo Testamento, tem a honra —mediante um sobressalto dentro do ventre da sua mãe— de assinalar como já presente o Salvador. A azafama de serviço e de humildade de Maria proporcionaram-nos este momento tão importante: “começa” o Novo testamento. Trinta anos mais tarde, durante o batismo de Jesus no Jordão (1er Mistério de Luz), se reiterará solenemente aquele primeiro encontro.
—Santa Maria, permite que a fé me leve à humildade, ou seja, a entender a necessidade que tenho de que Deus me salve.
Fonte: https://evangeli.net/evangelho-master/feria/2024-05-31

Comentário sobre o Evangelho

Um encontro cheio de graça e alegria no plano de Deus


Hoje, recebemos Nossa Senhora em casa de Zacarias e Isabel. Havia pouco tempo (talvez 3 ou 5 dias) que a Virgem Maria tinha recebido e aceitado o anúncio do Arcanjo Gabriel. Naquele momento concebeu Jesus. E a primeira coisa que faz é pôr-se a caminho para ajudar Isabel, prescindindo do seu próprio conforto. - Em casa de Isabel, S. João e Jesus entram em diálogo através de suas mães. Que bonito diálogo! Que mistério tão grande! O que teríamos perdido se Maria tivesse ficado a descansar na sua casa!
Fonte: https://family.evangeli.net/pt/feria/2024-05-31

Meditação

“De agora em diante, todas as gerações dirão que sou feliz porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor.” Ao responder à saudação de Isabel, Maria manifestou sua alegria, sua gratidão a Deus e toda a sua felicidade. Alegrou-se Isabel, alegrou-se Maria! É bom encontrar, logo no início do Evangelho de Lucas, essa explosão de alegria, essa celebração da felicidade. Bom para que nos lembremos de que Deus nos ama, quer nossa felicidade, tudo faz por nós. Não podemos deixar de viver alegres. Viver a alegria da fé, alegrar-se sempre no Senhor!
Oração
Deus eterno e todo-poderoso, que inspirastes à Virgem Maria sua visita a Isabel, levando no seio o vosso Filho, concedei, nós vos pedimos, que, dóceis ao sopro do Espírito, possamos sempre com ela cantar as vossas maravilhas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Fonte: https://www.a12.com/reze-no-santuario/deus-conosco?data=31%2F05%2F2024&leitura=meditacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário