quinta-feira, 16 de março de 2023

Palavra se fez carne - 16 de março, 5ª feira da 3ª semana da QuaresmaPalavra se fez carne -


16 de março, 5ª feira da 3ª semana da Quaresma


Hoje é dia 16 de março, Quinta feira da terceira semana da Quaresma.

- Continuamos nossa travessia quaresmal rumo à Páscoa provocados e iluminados pela Palavra de Deus. Jesus em ação missionária a caminho de Jerusalém, expulsa um demônio que era mudo. A ação de Jesus, sinal do Reino o qual veio anunciar e testemunhar, foi interpretada por uns como advinda por Belzebu, o príncipe dos demônios, enquanto outros pediam um sinal vindo do céu. Peça ao Senhor a graça de acolher em seu coração a sua palavra e fazer-se servidor e testemunha dela.

- Com seu coração aberto, acolha o Evangelho de São Lucas, capítulo onze, versículos quatorze a vinte e três.

Naquele tempo, Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. Mas alguns disseram: "É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios". Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: "Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa".

- “Quem não está comigo, está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa" diz o evangelho. É pela mão de Deus que Jesus expulsa os males que atingem as pessoas, principalmente os males da alienação. Muitos são os males que impedem as pessoas de se manifestarem livremente. Neste tempo quaresmal somos convidados a refletir acerca das escravidões e males a que estamos submetidos em nível, pessoal, comunitário, eclesial e social, a fim de que nos libertarmos deles para vivermos a vida de Deus em nós e como ele a quer. Quem está com Cristo e em Cristo como seu discípulo, é chamado a lutar contra todo tipo de escravidão promovendo a vida. Peça ao Senhor a graça de fazer a vontade de Deus inspirando-nos nas palavras e ações de seu Filho amado.

- À luz do evangelho de hoje, deixe-se questionar: Quais são os “Demônios” a serem expulsos em nos nossos dias? O que significa para você a ação de Jesus em nome de Deus? Como posso com Jesus e como Jesus libertar as pessoas de suas escravidões, de seus aprisionamentos?

- Ao falar sobre a realidade do mal, do demônio e como ele age e a necessidade de mudarmos a rota, assim afirmou o Papa Bento XVI durante sua viagem ao Líbano em 2012:

“Devemos estar bem cientes de que o mal não é uma força anônima que atua no mundo de forma impessoal ou determinista. O mal, o demônio, passa através da liberdade humana, através do uso da nossa liberdade; procura um aliado, o homem: o mal precisa dele para se espalhar. E assim, depois de ter violado o primeiro mandamento, o amor a Deus, vem para perverter o segundo, o amor ao próximo. Com ele, o amor ao próximo desaparece, deixando o lugar à mentira e à inveja, ao ódio e à morte. Mas é possível não se deixar vencer pelo mal, e vencer o mal com o bem (…). Somos chamados a esta conversão do coração; sem ela, as 'libertações' humanas tão desejadas decepcionam, porque se movem no espaço reduzido que lhes concede a mesquinhez do espírito do homem, a sua dureza, as suas intolerâncias, os seus favoritismos, os seus desejos de vingança e os seus instintos de morte. É necessária a transformação nas profundezas do espírito e do coração para reencontrar uma certa clarividência e imparcialidade, o sentido profundo da justiça e do bem comum”.

- Termine sua oração agradecendo a Deus o dom de sua Palavra. Peça a graça de também ser sinal do seu amor e de sua libertação para com todas as pessoas fazendo a sua vontade segundo o seu coração.

- Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Amém!


Nenhum comentário:

Postar um comentário