Celebração
Nossa Senhora de Loreto, aberta ao mundoOrigens
É uma celebração que recorda um acontecimento sobrenatural: O transporte da Casa de Nazaré (onde Jesus viveu). Trata-se de uma Casa com apenas três paredes, aberta ao mundo e a todas as pessoas. Assim se apresenta a Santa Casa de Nazaré, sob um precioso revestimento de mármore renascentista. Segundo a tradição, foi transportada, “por ministério angélico”, em uma rua pública em Loreto. Esta casa terrena, onde a Virgem Maria recebeu o anúncio do Anjo Gabriel e viveu, com Jesus e José, é testemunho do evento mais importante da história: a Encarnação.
Pesquisas
As pesquisas históricas, arqueológicas e científicas parecem confirmar a sua autenticidade, sancionada, pela primeira vez, em 1310, com a Bula do Papa Clemente V. Estudos recentes demonstram que as pedras do edifício foram elaboradas segundo o uso dos Natabeus, conhecido na Galileia no tempo de Jesus. Especialistas confirmam que os incisos em grafites nestas pedras são claramente de origem judaico-cristã. Além disso, que a argamassa utilizada é desconhecida na construção de edifícios na região italiana das Marcas.
Relação aos cruzados
Além do mais, cinco cruzes em tecido, pertencente provavelmente aos Cruzados, e alguns restos de um ovo de avestruz, símbolo do mistério da Encarnação, foram encontrados entre os tijolos da construção da Santa Casa, cujo perímetro corresponde perfeitamente com a dimensão dos alicerces que permaneceram em Nazaré.
Nossa Senhora de Loreto: as três paredes abertas ao mundo
Três paredes
Mas por que só três paredes? Com toda a probabilidade, elas faziam parte da Casa da Virgem. A antecâmara em alvenaria, que dava acesso à parte posterior da gruta, escavada na rocha, ainda hoje venerada na Basílica da Anunciação em Nazaré. Muitos continuam a se questionar como tenha acontecido o transporte desta relíquia descoberta. A olho nu, não parece ser reconstruída, apesar do incêndio desastroso de 1921. Aquela catástrofe causou a destruição de parte da decoração pictórica do Santuário e do quadro de madeira original da Senhora Negra. Segundo a tradição, em 1291, após a expulsão dos Cruzados da Palestina, as paredes da Casa de Nazaré foram transportadas, pela primeira vez, à cidade de Ilíria, na atual Croácia. Em seguida, foram transportadas a Loreto, uma pequena cidade no centro da Itália.
Narrativa de Teramano
Uma crônica de 1465, narrada por Teramano, diz: “… depois que o povo da Galileia e de Nazaré trocou a religião de Cristo por aquela de Maomé, os Anjos tiraram a mencionada igreja daquele lugar e a transportaram para a Eslavônia. Lá, porém, não foi honrada como convinha à Virgem Maria… Por isso, os Anjos a tiraram daquele lugar e a levaram, por via marítima, até o território de Recanati”.
A Hipótese
Muitos, hoje, tendem a aceitar a hipótese, avaliada pelo antigo Código “Chartularium culisanense”, segundo a qual os Anjos da tradição, à qual é atribuído o transporte, se referiam à nobre família bizantina de Épiro, chamada Angeli, que, no século XIII, salvou a venerável igrejinha, via marítima, da fúria dos Sarracenos. No entanto, o perfeito estado de montagem e conservação das pedras manteve viva uma interpretação do transporte, aberta ao sobrenatural.
A impressão de Bento XVI sobre a Casa da Virgem Maria
Visita de Bento XVI em 2012
Causa perplexidade a colocação da Casa de Maria em uma “rua pública”. “Neste aspecto consiste a mensagem singular desta Casa: não é uma casa particular, mas aberta a todos, situada nos caminhos de todos. Com efeito, estamos a caminho de outra Casa: a Cidade Eterna”!
Minha oração
“Senhor, que o mistério de Loreto nos ensine a entender que temos sempre um lugar na de acolhida na casa de Nazaré, no seio da família de Jesus. Assim como nos eduque a estar sempre aberto àqueles que precisam ser acolhidos, que nossa casa também se torne refúgio para as pessoas. Amém.”
Nossa Senhora de Loreto, rogai por nós!
Outros santos e beatos celebrados em 10 de dezembro
- Em Mérida, na Lusitânia, atualmente na Espanha, Santa Eulália, virgem e mártir. († c. 304)- Em Roma, no cemitério de Trasão, junto à Via Salária Nova, Santo Amaro, mártir. († c. s. IV)- Em Ancira, na Galácia, hoje Ancara, na Turquia, São Gemelo, mártir. († c. s. IV)- Em Roma, junto de São Pedro, São Gregório III, papa. († 741)- No mosteiro de São Nicolau de Viotorito, na Calábria, região da Itália, São Lucas, bispo de Ísola di Cappo Rizzuto. († 1114)- Em Londres, na Inglaterra, os santos mártires Edmundo Gennings, presbítero, e Suituno Wels. († 1591)- Em Londres, os santos Polidoro Plasden e Eustácio White, presbíteros, e os beatos Brian Lacy, João Mason e Sídnei Hogdson, mártires. († 1591)- Em Londres, dezanove anos depois, São João Roberts, da Ordem de São Bento, e o Beato Tomás Somers, presbíteros e mártires. († 1610)- Em Turim, na Itália, o Beato Marcos António Durando, presbítero da Congregação das Missões, que fundou a Congregação das Irmãs de Jesus Nazareno. († 1880)- Em Vallés, localidade da província de Valência, na Espanha, o Beato Gonçalo Viñes Masip, presbítero e mártir. († 1936)- Em Picadero de Paterna, localidade da mesma província da Espanha, os beatos mártires António Martin Hernández, presbítero, e Agostinho Garcia Calvo, religioso, ambos da Sociedade Salesiana. († 1936)
Fonte:- Martirológio Romano- Vaticannews.va- Vatican.va
– Pesquisa e redação: Rafael Vitto – Comunidade Canção Nova
– Produção e edição: Melody de Paulohttps://santo.cancaonova.com/santo/nossa-senhora-de-loreto/?sDia=10&sMes=12&sAno=2022
Nossa Senhora de Loreto

São Francisco de Assis
profetizou que Loreto, na Itália, seria um lugar dos mais sagrados do mundo,
como a Galiléia. Por isso, alí devia ser construída uma igreja. Sete décadas
depois de sua morte, Loreto passou a abrigar o maior Santuário da Europa, meta
obrigatória de peregrinação e devoção de muitos Santos e Papas.
Atualmente, o Santuário de Loreto guarda parte da
Casa que morou a Mãe de Deus, em Nazaré, na Galiléia. A casa da Virgem
Santíssima era composta de duas partes: uma gruta escavada na rocha, hoje
venerada na Basílica da Anunciação em Nazaré, e a outra, uma construção de três
paredes de pedras na frente da gruta. Segundo a antiga tradição, em 10 de
dezembro de 1291, quando os cruzados foram expulsos da Palestina, pelos árabes
muçulmanos, os Anjos teriam transportado as três paredes de pedras. Primeiro
para a Ilíria, hoje Tersatto, na Croácia; e depois para a Itália, em 10 de
dezembro de 1294.
Um documento de 1294 registra que Nicéforo Ângelo,
soberano do Epiro, ao desposar sua filha Itamar como Filipe de Táranto, quarto
filho de Carlos II de Anjou, rei de Nápoles, incluiu o seguinte item aos bens
do seu dote: "as Santas Pedras da Casa de Nossa Senhora, a Virgem Mãe de
Deus, que foram trazidas para cá".
Outros achados arqueológicos, encontrados em
Nazaré e em Loreto, confirmaram o documento de 1294. Provavelmente, foi o nome
da família "dos Anjos" que originou a antiga tradição de que a Casa
da Sagrada Família fôra "transportada pelos Anjos". Em Tersatto, o
príncipe Nicolau construiu uma pequena igreja, réplica da Santa Casa, no lugar
onde outrora ela esteve.
Em Loreto, a Santa Casa está situada dentro da
Basílica, cuja construção iniciou em 1469, sendo ampliada ao longo dos séculos.
Nela se venera a pequena escultura da Virgem, em cedro negro, que deu origem à
devoção de Nossa Senhora de Loreto. Um princípio de incêndio destruiu a imagem
original, em 1921. Mas, no ano seguinte, o Papa Pio XII abençoou a réplica
dessa estátua, venerada no Santuário de Loreto, especialmente no dia de sua
festa oficial, em 10 de dezembro. Nossa Senhora de Loreto é a Padroeira
Universal da Aviação, assim declarada pelo Papa Bento XV, em 1920.
Fonte: Paulinas em 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário