segunda-feira, 24 de outubro de 2016

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 25/10/2016

Ano C


Lc 13,18-21

Comentário do Evangelho

No dinamismo do Reino é preciso empenho e confiança na ação de Deus.

A perícope do evangelho de hoje é constituída por duas pequenas parábolas do Reino, que visam ilustrar o dinamismo do seu crescimento: do pequeno/pouco se torna grande. Nas duas parábolas se diz da contribuição das pessoas no crescimento do Reino de Deus: na parábola do grão de mostarda, “alguém pegou e semeou no seu jardim” (v. 19); na parábola do fermento, uma mulher pegou o fermento “e pôs em três porções de farinha” (v. 21). Numa e noutra parábola, o Reino de Deus conta com a colaboração do ser humano, mas germinar, crescer e se tornar um arbusto, além do crescimento da massa, já não depende do homem. É Deus quem faz crescer. No dinamismo do Reino em crescimento é preciso empenho e, ao mesmo tempo, paciência e confiança na ação de Deus.
Carlos Alberto Contieri,sj
Oração
Senhor, faze de mim instrumento de teu Reino para que ele chegue a todas as pessoas, sem exceção, mormente os pobres e marginalizados.
Fonte: Paulinas em 29/10/2013

Vivendo a Palavra

A mostarda e o fermento faziam parte da rotina da vida daquele povo simples, feito de agricultores e donas-de-casa. Usando esses elementos em sua parábola, o Mestre quer mostrar que o Reino do Céu que anuncia não é estranho a este mundo, mas é parte dele. Assim, tenhamos o cuidado de anunciar o Reino com simplicidade.
Fonte: Arquidiocese BH em 29/10/2013

Vivendo a Palavra

«Com o que eu poderia comparar o Reino de Deus?» Jesus não esconde o seu desejo de mostrar a realidade do Reino do Pai – que lhe era tão familiar – de forma compreensível para nós. E compara com as nossas coisas: sementes, tesouro, fermento... Que nós anunciemos aos nossos irmãos o Reino trazido por Ele de forma simples e alegre!
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Reflexão

Muitas vezes falamos que o Reino de Deus é sobrenatural, mas queremos que ele se manifeste em coisas naturais grandiosas. Isto demonstra que na verdade vemos a sua grandiosidade, mas não percebemos a sua natureza, o que faz com que a grandiosidade seja vista a partir da materialidade, o que é um erro, e não a partir da grandiosidade que Deus faz a partir do pequeno, do grão de mostarda ou da levedura do fermento, ou seja, das pequenas coisas que surpreendem os que olham com o olhar da fé a realidade. Deus escolhe as coisas pequenas do mundo para revelar o Reino, e nos mostra a força do seu braço a partir das transformações que os pequenos realizam no dia a dia.
http://liturgiadiaria.cnbb.org.br/app/user/user/UserView.php?ano=2016&mes=10&dia=25

Recadinho

O que faz para a semente da graça de Deus crescer em seu coração? - Seu modo de viver incentiva outros a imitá-lo? - É construtor(a) de paz? - Sua vida é como um fermento de evangelização? - Sabe escolher os momentos propícios para evangelizar?
Padre Geraldo Rodrigues, C.Ss.R
Fonte: a12 - Santuário Nacional em 29/10/2013

Meditando o evangelho

PEQUENO GRÃO – GRANDE ÁRVORE

A parábola do grão de mostarda que cresce até se tornar uma grande árvore previne os discípulos contra certas tendências mesquinhas de querer abafar o dinamismo do Reino e torná-lo apanágio de um grupinho de privilegiados. É a tentação de reduzi-lo a uma seita fechada da qual os pobres e os pequeninos são os primeiros a serem deixados de lado.
O Reino irrompeu na história humana de forma misteriosa, oculta e aparentemente insignificante. Nada de estardalhaço nem de exuberância. Como tudo o que diz respeito às coisas de Deus, sua presença nem se fez notar. Implantado pelo ministério de Jesus, começou simples como foi simples a trajetória humana do Filho de Deus.
Entretanto, estava destinado a tornar-se grande e abarcar o mundo todo, de modo que todos os povos de todas as nações, especialmente os pagãos, pudessem ser acolhidos por ele. Como as aves do céu vêm pousar nos ramos da grande árvore nascida do grão de mostarda, assim os excluídos deste mundo encontrariam abrigo no Reino de Deus.
O crescimento rápido e irresistível desse Reino não dispensa seus elementos constitutivos iniciais: humildade, simplicidade, fraqueza. O Reino torna-se grande, sem se revestir da grandeza própria do mundo. Sendo de Deus, seus atributos são os mesmos dele. Sua característica principal será a misericórdia e o trato benévolo com todos, sem exceção, embora os pobres sejam os privilegiados.
(O comentário do Evangelho é feito pelo Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta, Doutor em Exegese Bíblica, Professor da FAJE – e disponibilizado no Portal Dom Total - http://www.domtotal.com/religiao/eucaristia/liturgia_diaria.php)
Oração
Senhor, faze de mim instrumento de teu Reino para que ele chegue a todas as pessoas, sem exceção, mormente os pobres e marginalizados.
http://www.domtotal.com/religiao-meu-dia-com-deus.php?data=2016-10-25

Oração Final
Pai Santo, que a gratidão pelo teu Amor inefável, capaz de nos oferecer teu Filho Unigênito, Palavra Criadora encarnada em Jesus de Nazaré, seja nosso testemunho perante os irmãos de caminhada neste Planeta-Jardim que nos emprestas para ser cuidado e partilhado. Pelo mesmo Cristo, que contigo reina na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário