quinta-feira, 14 de julho de 2016

PHN 2016 - Deus é rico em misericórdia (Ef 2,4) - Dunga


Deus é rico em misericórdia (Ef 2,4)
quinta-feira, 14 de julho de 2016.

Dunga.
Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Deus é rico em misericórdia e quer retirar o caos das nossas vidas.

Falaremos hoje com base num pequeno texto bíblico e dividiremos a pregação em três partes. A primeira vai doer, a segunda vai curar e a terceira fortalecer.
“E vós outros estáveis mortos por vossas faltas, pelos pecados que cometestes outrora seguindo o modo de viver deste mundo, do príncipe das potestades do ar, do espírito que agora atua nos rebeldes. Também todos nós éramos deste número quando outrora vivíamos nos desejos carnais, fazendo a vontade da carne e da concupiscência. Éramos como os outros, por natureza, verdadeiros objetos da ira (divina)” (Efésios 2,1-3).

O caos do pecado nos faz merecedores da ira de Deus

Muitos de nós estávamos nesta natureza do pecado, por isso eu disse que essa primeira parte iria doer. Eu mesmo me enquadrava nesse grupo de pessoas dignas da ira de Deus! E quantas pessoas estavam nessa condição há alguns anos! Estávamos distantes de Deus, entregues aos nossos desejos, rendidos ao pecado! Quantos estavam há dias, meses, e ainda nesta manhã, entregues à sujeira do pecado! Mas é nessa bagunça, nesse caos que está a sua vida, seja na esfera sentimental, financeira, profissional ou espiritual, é no caos que Deus vai alcançá-lo e dar uma reviravolta à sua vida. O caos é a causa, o motivo que vai causar a revolução na sua vida!
Interessante que ira, como citado no texto bíblico, não é o mesmo que raiva ou ódio; a ira é uma desaprovação, um desagrado não com você, mas com a sua condição, com seu estado. Perguntemos: Deus está bravo conosco? Façamos como quando éramos crianças e fazíamos uma arte: sabíamos que tínhamos feito algo que nos tornava dignos do castigo dos nossos pais. Nesse contexto, Deus quer nos proteger de algo muito maior, da maldade do “príncipe das potestades do ar”.

O Sangue de Jesus pagou a nossa dívida

“Jesus pagou pelos nossos pecados antecipadamente,
porque Ele tem riqueza em misericórdia!”
Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Interessante como Deus começa a falar sobre a Sua misericórdia com um “mas”. Vamos ler em Efésios 2,4-10:
“Mas Deus, que é rico em misericórdia, impulsionado pelo grande amor com que nos amou, quando estávamos mortos em consequência de nossos pecados, deu-nos a vida juntamente com Cristo – é por graça que fostes salvos! -, juntamente com ele nos ressuscitou e nos fez assentar nos céus, com Cristo Jesus. Ele demonstrou assim pelos séculos futuros a imensidão das riquezas de sua graça, pela bondade que tem para conosco, em Jesus Cristo. Porque é gratuitamente que fostes salvos mediante a fé. Isto não provém de vossos méritos, mas é puro dom de Deus. Não provém das obras, para que ninguém se glorie. Somos obra sua, criados em Jesus Cristo para as boas ações, que Deus de antemão preparou para que nós as praticássemos.”
Isso merece aplausos! O nosso Deus é rico em misericórdia, por isso não tem raiva de nós. Ele é rico em misericórdia! Todas as nossas misérias, todos os nossos pecados foram pagos pelo sofrimento de Jesus Cristo na cruz. Ele zerou os nossos pecados pelos séculos dos séculos. Antes de pecarmos, ele já havia pago a nossa dívida. Quando aquele Sangue escorreu por nós, na cruz, os nossos pecados estavam sendo pagos. Jesus pagou pelos nossos pecados antecipadamente, porque Ele tem riqueza em misericórdia! E tudo isso de graça para nós! O que ganhamos de graça hoje? Mas Ele, sem merecermos, pagou por nós antes mesmo de nascermos e errarmos.
Já se passaram 20 séculos, mas a misericórdia d’Ele não se esgotou! Interessante que tudo aquilo que precisamos fazer é crer, porque não podemos pagar aquilo que já foi pago por nós.
A fé é o alicerce dado por Deus

A fé é uma capacidade dada ao ser humano; podemos usá-la ou não. Fé é o fundamento das nossas esperanças, e Deus nos deu os alicerces, a planta e o terreno para construí-la! Estamos aqui para aprender que precisamos usar esse alicerce para construir as nossas vidas, ordenando essa bagunça, assim como Deus pegou o caos que era a criação no Gênesis e transformou na perfeição da criação. O Espírito Santo paira sobre nós, precisamos estar abertos ao agir dele, seja para nos dar o discernimento, para fazer escolhas na nossa vida profissional, afetiva ou familiar.
Somos obra de Deus, criados em Jesus Cristo para as boas ações, as quais Ele, de antemão, preparou para que nós as praticássemos. Somos obras-primas de Deus!
Você acha que quando o conceberam, seus pais estavam pensando em você? Não, provavelmente eles estavam envolvidos num momento de afeto, pensando um no outro. Ninguém gosta de pensar nos pais tendo relações sexuais, nem eu! Mas meus pais, pessoas muito simples, numa cidade pequena, que trabalhavam em horários distintos numa fábrica, tendo poucos momentos para namorar, um certo dia, sem nem imaginar o Dunga, tiveram um momento de amor. Neste momento, Deus iniciou o projeto da minha vida, sabendo que eu iria ter um período de caos, dificuldades, drogas, prostituição e bebedeiras. Mas, nesse caos, quando bateu saudades d’Ele, a mesma que está batendo em você neste momento, o caos começou a dar lugar à misericórdia de Deus. Houve o momento em que eu cai em mim!
Quando eu tive a inspiração deste acampamento, procurei o responsável pelo setor de eventos e, nas reuniões com a equipe, dizíamos: alguém está usando drogas pela última vez, alguém está se prostituindo pela última vez, e nós estamos preparando uma festa para ele! Você não sabe, mas, naquele dia em que decidiu vir à Canção Nova, com saudades de Deus, nós estávamos aqui planejando tudo para comemorar o seu retorno para Ele! Então, desarme-se e diga para o Senhor: estava morrendo de saudades de Ti!
Quando você estava planejando vir a este acampamento, nós estávamos preparando esta festa para você. Então, seja bem-vindo!

Transcrição e adaptação por Jonatas Passos

Dunga
Missionário da Comunidade Canção Nova
http://eventos.cancaonova.com/pregacoes/deus-e-rico-em-misericordia-ef-2-4/

Nenhum comentário:

Postar um comentário