quinta-feira, 3 de setembro de 2015

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 03/09/2015

ANO B


Lc 5,1-11

Comentário do Evangelho

Vocação dos primeiros discípulos de Jesus

O evangelho de hoje é o relato de vocação dos primeiros discípulos de Jesus, à beira do lago de Genesaré. Inspira-se em Mc 1,16-20 e é muito próximo do relato joanino (Jo 21). A pesca, no mar da Galileia, da qual sobreviviam Pedro, André, Tiago e João, foi a ocasião, para eles, do encontro com o Senhor que transformou radicalmente suas vidas. À diferença de Marcos, em Lucas os episódios anteriores ao narrado hoje criam um marco psicológico que faz com que o chamado e a resposta não sejam tão surpreendentes. O chamado é precedido do ensinamento de Jesus às multidões e de uma palavra eficaz de Jesus a Simão, que transformou a fadiga da noite em que nada pescaram na alegria de uma manhã abundante de peixes. No relato lucano, todos são chamados juntos, no lago, mediante um apelo dirigido exclusivamente a Simão Pedro. Simão Pedro e, através dele, os outros discípulos são chamados a ser “pescadores de homens”. Tendo presente a pesca abundante, essa expressão aponta para o êxito futuro da missão da Igreja na conquista de pessoas para o Reino de Deus.
Pe. Carlos Alberto Contieri
Oração
Pai, confirma minha vocação de pescador de pessoas humanas, e conduze-me para águas mais profundas onde se encontram os que mais carecem de meu amor.
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=03%2F09%2F2015

Vivendo a Palavra

A pesca não acontece quando o pescador trabalha seguindo sua competência profissional, mas o milagre se realiza quando ele segue o mandato do Mestre. Coisa parecida pode acontecer conosco: o fruto do nosso trabalho missionário não amadurece, porque nos esquecemos que a obra não é nossa, mas do Espírito que nos habita.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg05.php

Meditando o Evangelho

OBEDIÊNCIA EXEMPLAR

A cena evangélica apresenta os discípulos exemplarmente obedientes a Jesus. Cumprindo a ordem recebida, Simão afasta sua barca da terra, pois dela o Mestre quer pregar às multidões que estão na margem do lago de Genesaré. Em seguida, Jesus ordena que ele conduza a barca mais para dentro do lago e lance a rede. Pedro obedece, embora, sabendo não ser aquele o melhor tempo para pescaria. "Pela tua palavra, vou lançar as redes", é como adere à ordem recebida. Resultado: uma pesca espetacular! Por fim, o discípulo é convidado a se tornar "pescador de homens". Ele e seus companheiros, deixando tudo, põem-se a seguir Jesus.
A atitude dos primeiros discípulos é o paradigma daqueles que haveriam de ser discípulos, através dos tempos. Deles se exige uma grande proximidade do Mestre e muita atenção às suas palavras. Além disso, o discípulo estará sempre pronto a obedecer. A ordem pode ser fácil de ser cumprida, como por exemplo, afastar um pouco a barca da terra. Mas também pode não ser evidente, como por exemplo, lançar a rede, depois de uma noite de pesca infrutífera. Enfim, pode ser até muito exigente, como por exemplo, a ruptura com a família para seguir Jesus.
O discípulo deixa-se guiar pelo Mestre, colocando a própria vida nas mãos dele. E esta entrega é feita sem temor, pois sabe a quem se confia. Cabe-lhe, somente, ser dócil em cumprir o que lhe é ordenado.
Oração
Espírito de obediência reverente, que eu saiba abrir mão de meus projetos, para me deixar guiar, sem temor, pelo Senhor.
http://domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2015-9-03

OUÇA AGORA A HOMÍLIA DIÁRIA

Lancemos nossas redes no coração de Deus

Lancemos nossas redes no coração de Deus. O mar de Deus é imenso e cheio de graças e bênçãos, sabemos que existem riquezas maravilhosas para serem buscadas no coração d’Ele.

“Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca” (Lucas 5, 4).


Padre Roger Araújo
Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

http://homilia.cancaonova.com/homilia/lancemos-nossas-redes-no-coracao-de-deus/

Oração Final
Pai Santo, faze-nos trabalhadores zelosos e conscientes, cuidadosos no emprego da experiência adquirida, mas entregues confiantes em tuas mãos paternais, a quem tudo sabemos dever e por isto damos graças. Pelo Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário