quinta-feira, 21 de maio de 2015

HOMÍLIA DIÁRIA, COMENTÁRIO E REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 22/05/2015

ANO B


Jo 21,15-19

Comentário do Evangelho

Sem amor não há seguimento, nem missão

O encontro com Jesus ressuscitado, às margens do mar da Galileia, põe a Pedro, e também a cada um de nós, uma pergunta fundamental: “Tu me amas?”. Sem amor não há escuta, obediência, seguimento, nem missão. Na última ceia, Pedro resiste em deixar Jesus lavar os seus pés; na casa do sumo sacerdote, ele nega conhecer e fazer parte do grupo de discípulos de Jesus, ele que tinha dito que daria a sua vida por Jesus; ele depende sempre do “discípulo que Jesus amava” para reconhecê-lo presente e atuante na vida deles. A missão de Pedro, como a missão de toda a Igreja, está fundada num amor que antecede tudo e todos.
Somente o amor incondicional à pessoa de Jesus, provado pela paixão e morte do Senhor, experimentado como força de vida, pode permitir que o seguimento e a missão confiada pelo Senhor a Simão, de apascentar as ovelhas, sejam vividos na gratuidade e na entrega generosa. Somente a experiência desse amor que purifica e perdoa é que pode conceder como graça a Pedro a disponibilidade de ir aonde o Senhor deseja que ele vá. O sinal da maturidade da fé é deixar-se conduzir pelo Senhor.
Pe. Carlos Alberto Contieri
Oração
Pai, torna cada vez mais consistente meu amor a teu Filho Jesus, e confirma minha condição de discípulo que deseja dar testemunho autêntico de sua fé.
http://www.paulinas.org.br/diafeliz/?system=evangelho&action=busca_result&data=22%2F05%2F2015

Vivendo a Palavra

O Senhor perguntou a Pedro e continua a nos questionar: Você me ama? Antes de dizer o nosso ‘Sim!’, lembremo-nos de que o Amor não é apenas um sentimento, mas um comportamento. Não nos preocupemos muito com as palavras entusiasmadas, mas com as nossas relações misericordiosas com todos os irmãos. Esta será a nossa resposta.

Reflexão

O amor a Jesus é a condição fundamental para que possamos participar da missão evangelizadora da Igreja. Qualquer outra motivação é insuficiente para tal e está fadada ao fracasso. Não é a toa que Jesus pergunta três vezes a Pedro se ele o ama. Isso quer dizer que todos os que querem de fato participar da missão evangelizadora da Igreja devem se questionar constantemente sobre o seu amor a Jesus, renovar este amor a cada dia e buscar formas de aprofundar ainda mais este amor, principalmente através da participação na Eucaristia, leitura e meditação da Palavra, cultivo da vida interior e vivência cada vez maior do amor para com os pobres e necessitados.

Meditando o Evangelho

TU ME AMAS?

Todo cristão deveria se defrontar com a tríplice pergunta que o Ressuscitado dirigiu a Pedro. Ela é bem precisa: "Tu me amas?", e não pode ser respondida com evasivas ou sem convicção. É sim ou não, com as respectivas conseqüências, tanto em termos pessoais - conversão interna -, quanto em termos sociais - testemunho público e seus riscos.
A melhor maneira de expressar nosso amor a Jesus é amar o próximo. E o ápice deste amor está em não poupar nada de si, quando se trata de servir, como fez Jesus.
Portanto, a pergunta do Ressuscitado poderia ser respondida assim: "Tu sabes que eu nutro profundo amor pelo meu próximo; podes ver como minha vida é toda vivida como doação; podes, igualmente, verificar como minha existência é tecida de gestos concretos de oblação. Esta é a prova de que, realmente, eu teu amo".
O Mestre não pode confiar no discípulo, cujo amor não é entranhado. Por isso, antes de confiar a Pedro a missão de presidir a comunidade dos cristãos, quis se assegurar do seu amor. Este procedimento de Jesus é plenamente acertado. O exercício do ministério, na Igreja, pressupõe o amor que ele exigiu de Pedro, quando lhe confiou a missão de conduzir o seu rebanho. Arrisca-se a descambar para a tirania a liderança de quem se põe à frente da Igreja sem amar, autenticamente, a Jesus.
Oração
Espírito de oblação faze-me demonstrar meu amor ao Ressuscitado, por meio da entrega total de minha vida ao serviço dos meus irmãos.
http://domtotal.com/religiao/meudiacomdeus.php?data=2015-5-22

Oração Final
Pai Santo, envia sobre nós o teu Espírito para compreendermos a mensagem do Evangelho: a vida deve ser toda mergulhada no Amor. As nossas relações existenciais com o próximo, com a natureza e contigo, Pai amado, devem ser vividas no seguimento do Cristo Jesus, teu Filho que se fez nosso Irmão e contigo reina na unidade do Espírito Santo.
http://www.arquidiocesebh.org.br/mdo/pg06.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário